UM MUNDO DE MISTÉRIOS


Igreja Presbiteriana de Vila Gerti, S.C.Sul / SP
Pastoral Boletim 30.06.13 

“Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas àqueles não lhes é isso concedido.” Mateus 13:11.

Quando tentamos perscrutar as profundezas de Deus, somos facilmente confundidos. Nenhum mortal pode compreender a Deus exaustivamente. A Bíblia revela coisas sobre Deus que sabemos serem verdadeiras, a despeito da nossa incapacidade de entendê-las completamente. Não temos um ponto de referência humano para entender, por exemplo, um Ser que é três em termos de Pessoa, mas Um só em essência (a Trindade), ou um Ser que é uma Pessoa com duas naturezas distintas, humana e divina (a pessoa de Cristo). Essas verdades, tão certas, como são, são “elevadas” demais para podermos compreendê-las apenas racionalmente. Deus supre essa nossa dificuldade concedendo-nos um elemento espiritual, sobrenatural, e misterioso – a FÉ. A fé é um dom de Deus (Ef 2:8), e como tal, é misteriosa, no entanto perfeitamente lúcida e real na vida daquele que a recebeu do alto.

Encontramos problemas similares no mundo natural, científico, e também no curso da nossa existência e os eventos que nos cercam. Sabemos que a força da gravidade existe, mas não a entendemos e nem tentamos defini-la como irracional ou contraditória. Existem diversas explicações científicas para explicar a gravidade, no entanto permanece o mistério. A maioria das pessoas concorda que o movimento é uma parte integrante da realidade, embora a essência do movimento em si tenha deixado filósofos e cientistas perplexos por milênios. Há muito mistério sobre a realidade e muitas coisas que não entendemos. Isso, porém, não justifica um salto no absurdo. E o que se dizer do Universo, o vácuo, os planetas, a Terra, a atmosfera, os movimentos de rotação e translação, o campo magnético que protege o planeta, a luz e o som e suas velocidades fixas, a eletricidade, o fogo, a água, o ar, o pulsar do coração, a mente humana, nosso sistema nervoso, a eletricidade dentro de nós, os átomos, as moléculas, as células, o DNA, a vida, a morte, etc., etc.

Lidar com os mistérios da vida é uma necessidade comum a todos nós, pois do contrário caímos nos labirintos da alma e das incógnitas da existência humana. A porta que se abre para essas dificuldades chama-se “questionamento humano”. Há uma placa nessa porta: “POR QUÊ?”. De fato, o não entendimento e a não aceitação dos “por quês” da vida, tem levado muitos ao fracasso existencial e até à morte. Quantos há que se perderam no álcool, nas drogas, ou até desistiram de viver por não entenderem e não aceitarem eventos pelos quais passaram, e que constituem mistérios: a enfermidade, a morte de um ente querido, um acidente, um aborto, as necessidades especiais de um filho, um casamento desfeito… “Por que estou passando por tudo isso?”, é a pergunta que frequentemente lateja na alma humana. Não entendemos muitas coisas em nossa existência, mas se quisermos superar tais crises existenciais, precisamos ter certeza de uma coisa: Deus é amor, Ele tem todo poder, e Ele está ao meu lado, jamais me desampara, É misericordioso, e tudo pode fazer. E mesmo que eu não entenda Seus desígnios, preciso manter viva a chama da fé em meu coração, que assim afirma: “Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em Quem tenho crido, e estou bem certo de que Ele É poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.” 2 Timóteo 1:12.

Estamos cercados por um mundo invisível de mistérios não só espirituais, ou concernentes a Deus e à Sua Palavra; mas também mistérios científicos, naturais e existenciais. Porém, nos habituamos a eles e pensamos serem “normais”. A verdade é que sem Deus não há explicação coerente para admiti-los racionalmente, e a irracionalidade é fatal tanto para a religião como para a ciência e a própria vida. De fato, ela é mortal para qualquer verdade.

Extraído e ampliado de “Mistério, Paradoxo e Contradição” de R.C.Sproul. Tema dos Estudos Bíblicos nas quartas-feiras 20hs. Texto completo no site da IPVG.

SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ASSUMIR UMA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS

PASTORES VOADORES

INTRODUÇÃO GERAL AO NT (5) - A ORDEM DOS LIVROS DO NT