UM MUNDO DE MISTÉRIOS


Igreja Presbiteriana de Vila Gerti, S.C.Sul / SP
Pastoral Boletim 30.06.13 

“Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas àqueles não lhes é isso concedido.” Mateus 13:11.

Quando tentamos perscrutar as profundezas de Deus, somos facilmente confundidos. Nenhum mortal pode compreender a Deus exaustivamente. A Bíblia revela coisas sobre Deus que sabemos serem verdadeiras, a despeito da nossa incapacidade de entendê-las completamente. Não temos um ponto de referência humano para entender, por exemplo, um Ser que é três em termos de Pessoa, mas Um só em essência (a Trindade), ou um Ser que é uma Pessoa com duas naturezas distintas, humana e divina (a pessoa de Cristo). Essas verdades, tão certas, como são, são “elevadas” demais para podermos compreendê-las apenas racionalmente. Deus supre essa nossa dificuldade concedendo-nos um elemento espiritual, sobrenatural, e misterioso – a FÉ. A fé é um dom de Deus (Ef 2:8), e como tal, é misteriosa, no entanto perfeitamente lúcida e real na vida daquele que a recebeu do alto.

Encontramos problemas similares no mundo natural, científico, e também no curso da nossa existência e os eventos que nos cercam. Sabemos que a força da gravidade existe, mas não a entendemos e nem tentamos defini-la como irracional ou contraditória. Existem diversas explicações científicas para explicar a gravidade, no entanto permanece o mistério. A maioria das pessoas concorda que o movimento é uma parte integrante da realidade, embora a essência do movimento em si tenha deixado filósofos e cientistas perplexos por milênios. Há muito mistério sobre a realidade e muitas coisas que não entendemos. Isso, porém, não justifica um salto no absurdo. E o que se dizer do Universo, o vácuo, os planetas, a Terra, a atmosfera, os movimentos de rotação e translação, o campo magnético que protege o planeta, a luz e o som e suas velocidades fixas, a eletricidade, o fogo, a água, o ar, o pulsar do coração, a mente humana, nosso sistema nervoso, a eletricidade dentro de nós, os átomos, as moléculas, as células, o DNA, a vida, a morte, etc., etc.

Lidar com os mistérios da vida é uma necessidade comum a todos nós, pois do contrário caímos nos labirintos da alma e das incógnitas da existência humana. A porta que se abre para essas dificuldades chama-se “questionamento humano”. Há uma placa nessa porta: “POR QUÊ?”. De fato, o não entendimento e a não aceitação dos “por quês” da vida, tem levado muitos ao fracasso existencial e até à morte. Quantos há que se perderam no álcool, nas drogas, ou até desistiram de viver por não entenderem e não aceitarem eventos pelos quais passaram, e que constituem mistérios: a enfermidade, a morte de um ente querido, um acidente, um aborto, as necessidades especiais de um filho, um casamento desfeito… “Por que estou passando por tudo isso?”, é a pergunta que frequentemente lateja na alma humana. Não entendemos muitas coisas em nossa existência, mas se quisermos superar tais crises existenciais, precisamos ter certeza de uma coisa: Deus é amor, Ele tem todo poder, e Ele está ao meu lado, jamais me desampara, É misericordioso, e tudo pode fazer. E mesmo que eu não entenda Seus desígnios, preciso manter viva a chama da fé em meu coração, que assim afirma: “Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em Quem tenho crido, e estou bem certo de que Ele É poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.” 2 Timóteo 1:12.

Estamos cercados por um mundo invisível de mistérios não só espirituais, ou concernentes a Deus e à Sua Palavra; mas também mistérios científicos, naturais e existenciais. Porém, nos habituamos a eles e pensamos serem “normais”. A verdade é que sem Deus não há explicação coerente para admiti-los racionalmente, e a irracionalidade é fatal tanto para a religião como para a ciência e a própria vida. De fato, ela é mortal para qualquer verdade.

Extraído e ampliado de “Mistério, Paradoxo e Contradição” de R.C.Sproul. Tema dos Estudos Bíblicos nas quartas-feiras 20hs. Texto completo no site da IPVG.

SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus