FILHOS FELIZES

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
3ª IPB de Barretos / SP
Pastoral boletim 22.05.11


“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe...” Efésios 6:1-2a.

Maio é o Mês do Lar, e isso é muito bonito de se dizer, mas em se tratando de família, a sociedade brasileira vive uma crise sem precedentes. A desvalorização dos princípios e valores que Deus estabeleceu tem causado uma grande ruptura nesta que é a célula base da sociedade. Não podemos nos alienar dessa realidade, como se estivéssemos vivendo dentro de uma esfera, uma redoma, uma bolha, que nos tornasse imunes a esses fatores. Muito pelo contrário a Igreja também passa por crise semelhante, ela é afetada pelo que acontece em seu derredor, afinal nós não somos do mundo, mas vivemos nele.

Portanto precisamos nos preparar para solucionar os problemas que virão, e nos precaver para evitarmos tais situações. Pais e filhos devem observar o que Deus diz a cada um sobre seus deveres no lar; se estes princípios forem observados a família estará protegida, a unidade será preservada e haverá felicidade e paz.

No texto acima Deus dá dois recados aos filhos; primeiramente eles são aqui exortados a obedecerem seus pais (vs.1). Essa é a grande prova de que eles são filhos tementes a Deus acima de tudo, e não somente filhos de pais carnais. Ao obedecer aos pais, estão obedecendo a Deus. Mas por que os filhos devem obedecer a seus pais? Porque “isso é justo” diante de Deus (vs.1a). Lembremos do Salmo 1 que ressalta a felicidade encontrada pelo justo em contraste com a tristeza e destruição dos ímpios. Você é um (a) filho (a) justo (a) diante de Deus, ou um (a) ímpio (a) que não ama e teme ao Senhor?

O segundo recado de Deus as filhos, é que honrem aos seus pais (vs.2). Mas o que é honrar? Honrar é respeitar, ajudar, sustentar (se necessário), assumir, comunicar-se bem, dar atenção, estar ao lado, etc. Acima de tudo, honrar é AMAR!

Quem são os filhos felizes? São os que temem ao Senhor e O servem de coração e obedecem Suas Leis e  mandamentos, inclusive no que tange à vida no lar.

Uma ótima semana, e que Deus te abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coragem de camundongo

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus