CATECÚMENOS (4) A ORAÇÃO


TEXTO BÁSICO - FILIPENSES 4:6
 

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.”

TEXTOS PARALELOS
Atos 4:23-31; Mateus 6:9-13; Mateus 26:36-46; Romanos 8:26-28; Lucas 18:9-14; Daniel 6; Mateus 7:7-11.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
Como filho de Deus, você precisa conversar com seu Pai Celestial. Mesmo sentindo que não sabe falar com Ele, ou, não sentindo vontade de falar com Ele, ORE! Ele terá prazer em ouvir e responder. O Espírito Santo lhe ajudará a orar como convém (Rm 8:26).
- Ore sozinho, diretamente ao Pai. Faça seu culto pessoal diário (Mateus 6:6).
- Ore na Igreja e nas reuniões, com os irmãos (Mateus 18:20; Marcos 11:17).
- Ore em todo tempo, no trabalho, andando, viajando, etc. (1 Tessalonicenses 5:17).

ALGUNS EMPECILHOS À ORAÇÃO

1 – Egoísmo – pedir por vaidade (Mateus 20:21-22; Tiago 4:3).
2 – Pecado – escondido e agasalhado no coração (Isaías 59:1,2).
3 – Discórdia – falta de perdão (Mateus 5:23,24; 6:12-15).
4 – Incredulidade – falta de fé. Se não cremos, por que orar? (Tiago 1:6,7).

ALGUNS INGREDIENTES IMPORTANTES À ORAÇÃO

O mais comum é enchermos nossas orações de pedidos. Mas vejamos outros assuntos importantes para conversarmos como Pai.
1 – Confissão dos pecados – não vamos tentar esconder nada de Deus, pois Ele tudo vê. Peça perdão e diga para Ele se fracassou, e onde precisa ser ajudado, diante das tentações (Jó 34:21; Eclesiastes 11:9).
2 – Adoração – exaltação à grandeza de Deus. É quando dizemos para Deus que nós O amamos pelo que Ele é, e não simplesmente pelo que Ele faz (Isaías 6:3).
3 – Louvor – ação de graças. Este sim, é o reconhecimento por Suas obras, na natureza e em nossas vidas, etc. Devemos louvá-Lo até pelas dores, pedras e espinhos do caminho, pois eles têm um bom propósito na vida do cristão, que é a purificação de nossas vidas e fortalecimento de nossa fé (1 Tessalonicenses 5:18).
4 – Intercessão – orar por si mesmo, por sua família, pela Igreja, por sua cidade, pelo Brasil, etc. (1 Timóteo 2:1; Tiago 5:16).
5 – Pedidos pessoais – todos nós carecemos constantemente da ajuda de nosso Deus, por isso a Bíblia nos admoesta a estarmos sempre na presença do Senhor (Mateus 7:7; 1 Pedro 5:5).
6 – IMPORTANTE: orar somente EM NOME DE JESUS – não existe nenhum outro mediador entre o homem e Deus, senão Jesus Cristo. E para pedirmos em nome de Jesus não precisamos de nenhum outro “acessor” ou “secretários” no Céu. Não existe isso na Bíblia, ela nos manda só clamarmos EM NOME DE JESUS (João 14:14; 16:24; Hebreus 10:19;22). 


QUAL A POSIÇÃO CERTA PARA A ORAÇÃO?
Sendo sincero e humilde, isso é o mais importante. A Bíblia fala de pessoas que oraram em pé, de joelhos, deitados, etc. Cremos que quando nos ajoelhamos, sentimos o quão pequenos somos e a grandeza de nosso Deus, e isso pode nos trazer grande prazer espiritual. No entanto não podemos dizer que Deus só ouvirá a oração se for feita de joelhos, não se trata de uma regra imposta por Deus, mas algo que fazemos espontaneamente. Não adianta dobrar os joelhos se o coração não estiver prostrado diante do Senhor. Cremos que cada situação requererá de nós a posição correta, por exemplo, se estiver na igreja ou em uma reunião de oração é melhor ficar de pé do que sentado, em sinal de reverência. No seu culto doméstico, na intimidade com a família já é diferente, não haveria problema em orar assentado, de pé ou de joelhos. Muitas pessoas sentem vergonha de ajoelhar-se perante Deus na frente das outras pessoas. Em um culto público, por exemplo, temos o costume de nos colocarmos de pé ao orar. Como já foi dito, Deus olhará para o nosso coração, mas se você sentir vontade de ajoelhar-se perante Deus, esqueça-se de quem está te olhando e ajoelhe-se, é o seu culto, o seu louvor pessoal a Deus. Mas faça-o com humildade e jamais para parecer aos outros que você é espiritual, ajoelhar-se é atitude de um humilde súdito diante do Rei da Glória, mas a humildade também é demonstrada quando oramos de pé, por exemplo. A humildade é uma atitude de vida.


NATURALIDADE E MERAS REPETIÇÕES

Já pensou se uma criança crescesse apenas falando uma frase decorada para seu pai: “Papai, me dá mamadeira”, e toda hora que conversasse com o pai só falasse isso? Seria horrível (Mateus 6:7).
 

Ore com naturalidade. Orar é conversar com Deus. Use suas próprias palavras.
Cada um tem a sua própria maneira de se expressar. Não procure imitar a outros e nem fique repetindo palavras vazias ou decoradas.
 

A oração conhecida como do “Pai Nosso”, que Jesus ensinou a seus discípulos, é um bom modelo. Porém, a sua repetição sem reflexão, nenhum benefício traz à vida humana.

ORE ENTREGANDO TUDO

Já entregou suas ansiedades, seus problemas, suas dúvidas, com fé, diante de Deus? Deixe o assunto com Ele (Mt 6:10). Creia sempre que a vontade de Deus será melhor para você (Mt 7:9-11; Rm 8:28).

ORAÇÃO E JEJUM 

Algumas vezes fará bem orar em jejum (Marcos 9:29), isto é, abster-se de alimento por um período de tempo. Na Bíblia, vários textos apresentam esta prática, algumas vezes com pequena duração. Inicialmente é aconselhável que seja por breve tempo, e que seja sempre acompanhada pela oração e leitura da Bíblia.

CONCLUSÃO 

Os pensamentos abaixo são fortes desafios para a nossa vida de oração:
“Ninguém ora certo vivendo errado”;
“Muita oração, muito poder. Pouca oração, pouco poder. Nenhuma oração, nenhum poder”;
“O diabo pode rir de nossos projetos e zombar de nossos esforços, mas treme quando oramos”. 


Extraído e ampliado de "Nova Vida" de Simonton Araújo.

IPB de Vila Gerti, S.C.Sul / SP, Classe de Catecúmenos - Curso Preparatório para o Batismo e Profissão de Fé - E.B.D. 09/03/14. 
Estudo ministrado anteriormente na 3ª IPB de Barretos / SP, Classe de Catecúmenos, nos dias 04.11.10 a 16.12.10, e 28.08.11, e nos Estudos Bíblicos das quintas-feiras. IPB de Vila Gerti, S.C.Sul / SP, Classe de Catecúmenos - Curso Preparatório para o Batismo e Profissão de Fé - E.B.D. 07/10/12.
Leia o estudo anterior: A Bíblia.
Leia o próximo estudo: A Igreja.



Comentários

  1. Graça e Paz
    Rev.Paulo Sergio
    É sempre recompensador visitar esse espaço.Posso afirmar que fui abençoada/edificada ao ler esse texto.Que Deus continue lhe abençoando juntamente com sua família.
    "A oração é a essência,que chega ao céu,toca o altar,exala fé,e alcança o coração de Deus".
    Cláudia Mariz
    http://saronperfume.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi minha irmã, graça e paz. Muito obrigado, continue nos visitando, seus comentários são sempre bem-vindos. Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!

Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.

Best regards in Christ, God bless you!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Coragem de camundongo

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus