QUATRO ASPECTOS DA NOSSA RESTAURAÇÃO

Quatro Aspectos da Nossa Restauração
Por: Paulo Sergio da Silva

IPB Filadélfia - Dourados / MS
Culto vespertino 17.08.08
Congr.Presbiterial Maanaim - Apucarana / PR
Culto vespertino 31.08.08
IPB Praia Grande / SP
Culto vespertino 07.09.08

Texto: Ezequiel 37:1-14
O vale dos ossos secos

Exórdio / Introdução
A Bíblia nos asssegura que somos alvo de um plano divino. Deus iniciou uma obra em nossas vidas, uma obra de restauração nos livrando do pecado e nos fazendo novas criaturas. Ao nos depararmos com nossos defeitos e fraquezas muitas vezes nos entristecemos, mas essa verdade nos fortalece, a certeza de que Ele é soberano, poderoso para terminar a Sua obra em nós apesar de sermos tão imperfeitos, apesar do pecado nos tornar tão corruptos. Deus não desiste de nós e já proveu os meios pelos quais estamos sendo restaurados à imagem de Jesus Cristo (Rm 8:29).

Explicação
No texto lido Deus deu uma visão ao profeta Ezequiel, e essa visão refere-se ao povo de Israel que estava longe de sua terra, cativos, prisioneiros. Deus prometeu restaurá-los trazendo-os de volta à sua terra (12). Eles eram escravos, prisioneiros, e desterrados, mas o Deus é misericordioso e bom, e por isso mudou a história deles. É impressionante o paralelo que notamos entre Israel e a Igreja pois todos nós estávamos mortos em delitos e pecados, desgarrados e perdidos, mas Deus é misericordioso e bom e por isso Ele mudou a nossa história. Certamente que o que vemos aqui refere-se também à Igreja, o ISRAEL de Deus, que somos nós. Nós também temos promessas de salvação e restauração da parte dEle e somos alvo do Seu cuidado e amor (Rm 2:28,29).

Divisões / argumentação

1 - Nossa restauração começa no coração de Deus (vs 1 - 6).

O Senhor levou o profeta Ezequiel numa visão de um vale de ossos secos e lhe perguntou: "Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos?" (vs 3). Certamente que naquele lugar de morte somente um milagre de Deus poderia fazer com que aqueles ossos voltassem a viver. Esses ossos representam a nação de Israel pois como nação eles estavam mortos e somente Deus poderia trazê-los de volta. E Deus diz ao profeta que profetizasse sobre aqueles ossos pois eles iriam reviver e saberiam que Ele é o Senhor (vs 4-6). Aqueles ossos secos podiam fazer alguma coisa? Será que aqueles ossos podiam escolher ou reclamar alguma coisa? Poderiam eles mudar o seu destino? Semelhantemente nós também não tínhamos como decidir nada acerca de nossa vida espiritual e nosso futuro, estávamos mortos em nossos delitos e pecados e o Senhor simplesmente nos salvou, nos deu vida (Ef 2:1). Jesus disse que não fomos nós que O escolhemos, mas Ele que nos escolheu (Jo 15:16). Isso por si só explica o fato de que foi o próprio Deus quem planejou nossa restauração em Seu coração santo e justo. Deus quis nos resgatar, não fizemos nada para merecer esse amor tão precioso. Ele simplesmente assim quis fazer e fez. E glórias a Deus por isso. Não podemos saber, explicar e até mesmo entender perfeitamente este amor visto que Deus é eterno, santo e perfeito, e nós somos simples mortais. Mas sabemos, pois está revelado na Palavra de Deus, que na eternidade o Senhor já nos amava e preparava tudo para a nossa restauração. Nos tempos eternos Ele já havia preparado o Seu Cordeiro Pascal, o Senhor Jesus, o Cordeiro eterno de Deus (Rm 16:25; 2 Tm 1:9; Tt 1:2). Ele nos amou com amor eterno (Jr 31:3) podemos compreender este amor? Não temos condições, e por isso Ele nos capacita a crer, aceitar e nos submeter a Ele. Foi assim que um dia cada um dos Seus eleitos foi chamado por Ele e se achegou a Ele e foi lavado de seus pecados e recebeu gratuitamente a salvação. Mas tudo teve início no coração amoroso de nosso Pai Eterno que nos amou com amor eterno e planejou detalhadamente nossa salvação e restauração. Essa é a primeira fase de nossa restauração, antes mesmo que o mundo existisse. Milhares e milhares de anos antes de nascermos Ele enviou o Seu filho, nascido de mulher, nascido sob a lei (Gl 4:4). Jesus veio, se encarnou, morreu e ressuscitou para pagar o preço de nossos pecados, e Isaías nos diz que Ele viu o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficou satisfeito (Is 53:11). Ele viu a você e a mim, e todos aqueles que crêem nEle. Como é maravilhoso saber que nossa salvação não depende de nós mas dEle, e que o preço do nosso pecado já foi pago naquela rude cruz. Como é prazeroso crer que um dia O veremos como Ele é, pois Ele preparou tudo para a nossa restauração eterna, e então viveremos para sempre, ETERNAMENTE com Ele. Por isso que todos aqueles que têm essa promessa vivem nesse mundo de um modo diferente do mundo. Vivemos por Deus e para Deus.

2 - Nossa restauração é ordeira e progressiva (vs 7, 8, 13).
Ezequiel profetiza conforme Deus lhe havia ordenado e então ele passa a ter uma visão: aqueles ossos começam a se juntar cada osso em seu devido lugar, tendões e músculos começam a nascer interligando aqueles ossos, carne e pele surgem e cobrem aqueles esqueletos dando-lhes forma física. Um espetáculo ao mesmo tempo belo e assustador de se imaginar, pois ao mesmo tempo que era uma visão representativa do povo de Deus que seria restaurado, não deixa de ser algo estranho às nossas mentes, e imagino que o foi muito mais surpreedente e assustador aos olhos do profeta. Porém, lembremos que se trata de uma visão na qual Deus está mostrando à Ezequiel o que Ele faria com o Seu povo Israel. E nessa parte da visão destaco algo que é elementar tanto na restauração de uma nação como de uma pessoa: a ação ordeira, gradativa e progressiva de Deus.
Primeiro os ossos foram se encontrando, cada osso com seu osso. Depois tendões, músculos, carne e pele. Imagino aquelas centenas de ossos de vários soldados mortos, tantos ossos e todos eles misturados, um verdadeiro quebra cabeças. Era necessário antes de mais nada concertar algumas coisas, colocar ordem na desordem. E é assim que Deus deseja fazer em nossas vidas, Ele quer concertar mas precisa haver ordem pois imagine se não fosse assim, aqueles esqueletos com pés trocados, pernas no lugar dos braços, a cabeça de um no corpo de outro, seria uma bagunça. Depois vieram os tendões e músculos interligando aqueles ossos uns aos outros, e finalmente a carne cobriu tudo com seus milhões de vasos sanguíneos e a pele deu a cada um uma fisionomia diferenciada. O que percebe-se aqui é a ordem necessária com que Deus nos criou. Deus é detalhista e organizado, o corpo humano e a criação em geral provam isso. E por isso cada coisa tem o seu devido tempo e lugar. Primeiro ossos, depois tendões e músculos e finalmente carne e pele, não o inverso... Aqui há pelo menos duas grandes lições:
2.1 - Deus não quer que vivamos uma bagunça, Ele quer que vivamos uma vida ordeira, correta. Assim como aquela restauração foi feita ordeiramente, também na nossa vida é preciso ter ordem. Colocar ordem na vida, faz parte de nossa restauração.
2.2 - Muitas vezes temos pressa de que as pessoas sejam transformadas rapidamente, temos pressa em ver resultados também em nós mesmos. Mas aprendemos que Deus age gradativa e progressivamente. Isso significa que os resultados virão mas é preciso ter paciência e fé naquEle que está fazendo a obra - Deus.
2.3 - "Sabereis que Eu Sou o Senhor" vs 13b. Não precisamos provar nada a ninguém, não precisamos dar grandes explicações acerca da nossa restauração, esteja ela em que estágio for. O que necessitamos saber sem sombra de dúvidas é que Ele é o Senhor de nossas vidas. A obra que ele tem feito em nosso interior se expressa no nosso exterior, e é incontestável.

3 - Nossa restauração é selada com o Espírito Santo (vs 9 - 10).
O Senhor mandou que o profeta clamasse ao Espírito que viesse sobre aqueles corpos para que vivessem. Esse ato de profetizar se mostra como um clamor, uma súplica, e não uma adivinhação como muitos pensam quando se usa esse termo hoje. O profeta obedece e então acontecem 3 coisas maravilhosas demais para nós: o Espírito entrou neles, eles viveram e se colocaram de pé. Comparativamente podemos afirmar que a Bíblia é clara ao dizer que antes do dia da nossa salvação nós estávamos mortos (Ef 2:1). Andávamos, conversávamos, íamos ao super-mercado, etc, porém estávamos mortos. A morte espiritual se sobrepõe à vida física, e a vida física simplesmente não é nada em se tratando de valores eternos. Estar vivo físicamente apenas não é em si vida permanente, mas uma constante espera pela morte eterna, um caminhar aparentemente normal no entanto seguido do espectro da morte e dos terrores que ela impõe. Mas quando fomos encontrados pelo amor divino, quando fomos tocados por Sua graça, quando fomos salvos e convertidos por Ele, fomos também SELADOS com o Espírito Santo (Ef 1:13; 4:30). Isso significa que Ele mesmo, Deus, veio habitar em nós, semelhantemente às palavras de Ezequiel,
3.1 - o Espírito Santo entrou em nós, ALELUIA!!! É maravilhoso saber que o Espírito de Deus habita dentro de nós! Não é por algum tipo de dignidade nossa, não é por algo que fizemos por merecer, não é porque desejamos, mas é por Sua graça que nos tornamos habitação Sua (Jo 14:23). Mas o texto bíblico nos diz que ao entrar neles eles viveram, e à semelhança do texto de Ezequiel, ao habitar em nós,
3.2 - o Espírito Santo nos fez viver, como vimos em Ef 2:1 que "Ele nos deu vida estando nós mortos em delitos e pecados". Quando o Espírito Santo veio habitar em nós Ele nos fez viver, nos deu vida e vida em abundância. Ele fez tudo novo em nós, Ele colocou ordem em nossa alma e em nosso coração, transformando o nosso deserto interior de pecados em um jardim regado cujas águas nunca faltam. E também à semelhança do texto de Ezequiel, ao entrar em nós e nos dar vida,
3.3 - o Espírito Santo nos colocou de pé, já não estamos mais caídos, prostrados no pecado. Essa figura refere-se ao ato de permanecer fiel à Deus. O homem que desobedece, aquele que vive no pecado é tratado na Bíblia como alguém que está caído, prostrado. Opostamente aquele que obedece é está de pé - Sl 37:24; 40:2; 116:6; 145:14. O Espírito Santo não somente nos colocou de pé uma vez, mas é Ele quem nos ajuda a permanecer de pé diante de Deus todos os dias até aquele dia em que deixaremos este mundo para trás e iremos habitar as mansões celestiais.
Hoje mais que nunca precisamos ter o conhecimento bíblico correto de nosso relacionamento com o Espírito Santo e diante da Teologia Reformada do Espírito Santo devemos sempre nos conscientizar de que não somos de nós mesmos mas somos propriedade de Deus e santuário de Seu Espírito (1 Co 3:16). Em vista dessas verdades seremos sábios se nos santificarmos e nos abstermos de todo pecado.
Três realidades acerca de nossa relação com o Espírito Santo:
- Ele é o "selo da promessa" conforme Ef 1:13 e 4:30;
- nós somos o santuário do Espírito conforme 1 Co 3:16,17 e 6:19;
- a ordem de Deus é "enchei-vos do Espírito" conforme Ef 5:18.

4 - Nossa restauração é real porque é promessa de Deus (vs 11-14).
Nestes versículos finais vemos Deus dando a explicação da visão e reiterando Suas promessas de restauração do povo. As expressões "Sabereis que Eu sou o Senhor" e "Eu o Senhor disse isso e o fiz" reforçam a Sua soberania e Seu governo sobre toda a Terra. Ele diz tais palavras porque é poderoso para as cumprir e nada pode fugir de seu poder. Sabemos que estas promessas reveladas ao povo de Israel se cumpriram fielmente, o povo foi restaurado como nação, o culto a Jaweh foi restaurado, Deus mudou a sorte do povo, Deus é o autor, é Ele quem escreve a história de Seu povo. E quanto a nós, povo do Senhor? Também temos preciosas e ricas promessas da parte de Deus, promessas de paz, salvação e restauração. Promessas que nos garantem a segurança da vitória e da vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Vejamos algumas delas:

Salmos 116:8 "Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés".
João 10:28 "Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão".
João 14:26 "mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito".
Atos dos Apóstolos 1:8 "mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra".
2 Coríntios 3:18 "E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito".

Muitas pessoas vivem hoje proferindo verdadeiras heresias quando falam das promessas de Deus. Pensam que tem direitos a exigir, e esquecem-se que Deus não deve nada a ninguém e que tudo que Ele prometeu provém de Seu amor e Sua graça. Outros pensam que Deus prometeu bens materias e riquezas e não percebem que a maior riqueza que alguém pode receber de Deus é a vida eterna e a restauração dos malefícios do pecado já aqui nessa vida.

CONCLUSÃO
Que maravilhoso é saber que o nosso Deus é o mesmo Deus de Israel, e Ele não muda (Hb 13:8). E ao nos salvar Ele prometeu nos transformar e restaurar para a Sua glória. Ele fez tudo isso livre e espontaneamente, simplesmente porque Ele quis, assim como fez com aqueles ossos secos assim Ele faz conosco. Tais revelações nos impõem certas atitudes práticas, se cremos nessa Palavra. Diante de tais verdades seremos sábios se:
- Amarmos a Deus de todo nosso coração, uma vez que sabermos que somos alvo de seu perfeito amor, e que por nos amar Ele fez tudo que foi necessário para nos salvar, chegando ao ponto de entregar o Seu próprio Filho para ser humilhado, sacrificado e morto em nosso lugar, por nossos pecados.
- Nos dispormos a ser restaurados fazendo a nossa parte em obediência. Se o modo de Deus agir é ordeiro, gradativo e progressivo, nós devemos nos dispor obedientemente identificando o que Ele está fazendo em nossas vidas hoje (e todos os dias) e fazer nossa parte para que a vontade de Deus se manifeste em nossa vida - modo de ser, agir, falar, pensar, na família, na rua, no trabalho, na igreja, etc.
- Nos santificarmos cientes que somos santuário do Espírito Santo. Uma vez que entendemos que Ele nos comprou e selou com o Seu próprio Espírito Santo, devemos temer e tremer diante de Sua presença, pois somos Seu santuário. E uma forma prática de fazermos isso é nos abstermos de todo tipo de doutrina estranha, principalmente aquelas que falam do Espírito Santo como uma força, uma energia, um êxtase, uma emoção, que não transforma a vida de ninguém. Ter um relacionamento com o Espírito Santo é muito mais que dizer frases feitas, mas agir, viver com dignidade, respeito e santificação, levando em consideração a Palavra de Deus como regra de fé e prática.
- Vivermos confiados em Suas promessas e tendo fé nEle que é fiel para cumpri-las. A graça de Deus é a fonte de Sua promessas para nós, povo Seu. Tudo que Ele prometeu é exclusivamente por causa de sua santa e bendita vontade, por Sua graça. Portanto não podemos viver a vida cristã olhando para nós mesmos e nem para o mar revolto ao nosso derredor, mas "olhando firmemente para Jesus, o autor e consumador da fé", aquEle através do qual as promessas de Deus chegam a nós e se cumprem em nós.

SDG!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus