Não Temeremos


“Deus É o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a Terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares.” Salmos 46:1-2.

O temor, ou medo, é sinal de insegurança e incerteza. É até normal passarmos por momentos de medo e incerteza, mas o amor de Deus lança fora todo medo (1 Jo 4:18), e por isso não somos destruídos pelo medo. O que nutre a insegurança é a incredulidade, que nos leva a temer as circunstâncias pelas quais estamos passando. E quando esse medo cresce, pode nos dominar e nos levar a fazer coisas contrárias à Palavra de Deus. Pedro temeu as ondas bravias do mar e foi repreendido pelo Senhor que lhe disse: “homem de pequena fé, por que duvidaste?” (Mt 14:31). Assim também nós somos assediados pelo medo todas as vezes que as ondas bravias do mar da vida surgem em nosso derredor. O medo aprisiona, paralisa, desanima, enfraquece, e por fim, afasta da comunhão da Igreja, conduzindo ao pecado. O medo pode causar revolta contra a família, contra a Igreja, e até contra Deus. O medo é destruidor, mas o Senhor nos ensina que devemos enfrentar as crises não na nossa força, mas na força do Senhor. E é na força do Senhor que podemos vencer o medo. 

Se por um lado a incredulidade é fonte de insegurança e medo, por outro lado a fé tem o poder de nos aquietar, na segurança dos braços do Pai Celestial.

“Aquietai-vos” (Sl 46:10a). Aquietar-se é o oposto de estar ansioso. Aquietar-se não é nada fácil de ser praticado, principalmente se estivermos diante de problemas difíceis de serem enfrentados e situações que fujam do nosso controle, que pareçam não ter uma saída, como algumas enfermidades mais graves, ou a própria morte. Quando o nosso coração não quer se aquietar e nossa mente não pára de trabalhar, podemos ficar ansiosos e abatidos. Tudo isso é reflexo da nossa natureza humana. Só podemos nos aquietar através da fé que o Senhor nos concede. Quando não conseguirmos nos acalmar, podemos estar enfraquecidos, nos esquecendo de Quem é Deus. O Deus a Quem servimos é o Todo-Poderoso. Precisamos conhecê-Lo mais!

“Sabei que Eu Sou Deus” (Sl 46:10a). Saber Quem É Deus significa conhecê-Lo pessoalmente, saber Quem Ele É para você mesmo, ou seja, é muito mais que uma teoria, mas a prática de uma vida de fé e confiança. O próprio Salmo 46 revela Quem Deus É para os que nEle creem: 

- Refúgio (vs.1a) - nos escondemos nEle.
- Fortaleza (vs.1a) - nos fortalecemos nEle.
- Socorro (vs.1b) - Ele sempre vem nos socorrer.
- Soberano sobre as catástrofes (vs.2-3) - tudo está sob o Seu domínio.
- Construtor celestial (vs.4-5) - Ele É maior que a morte e fez o Céu!
- Soberano sobre toda a Terra (vs.6) - o mundo todo está em Suas mãos.
- Emanuel, Deus conosco (vs.7) - Ele jamais desampara Seus servos.
- Ele que se manifesta (vs.8) - Suas obras visíveis e comprovam o Seu poder.
- Pacificador, põe termo à guerra (vs.9) - Ele É o Príncipe da Paz.
- Glorioso, exaltado (10) exaltado entre as nações, exaltado em toda Terra.
- Sempre está ao nosso lado (vs.11) - Ele aquieta o nosso coração.

Então, Quem Deus É para você? Descubra quão maravilhoso é conhecer e viver com Deus, o Deus verdadeiro, revelado nas Sagradas Escrituras. Entregue-se a Ele, confie nEle, seja servo dEle, Ele será o seu Deus, e você não temerá jamais, mas descansará em Seus braços de amor.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus