VIDA CRISTÃ ABUNDANTE (3) A BÍBLIA


“Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” Hebreus 4:12.

LEITURAS PRELIMINARES
Deuteronômio 6:1-9; Josué 1:1-9; Salmo 119:1-11; 97-105; João 15:7-17; Atos 8:26-40; 2 Timóteo 3:14-17

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
Durante um bom período da história, o uso da Bíblia foi proibido, sendo permitido apenas para os líderes, os quais, formulavam as leis para a igreja, como queriam.
Após a Reforma Protestante, promovida por Martinho Lutero, os protestantes passaram a usa-la, divulga-la e traduzi-la para todos os idiomas. Até bom pouco tempo, aqui mesmo em nosso país, Bíblias foram confiscadas e perseguidos todos os que as usavam. Hoje, muitos têm descoberto a importância de seu uso.A Bíblia foi o primeiro livro a ser impresso, e até hoje é o livro mais vendido no mundo.

SUA ORIGEM
A Bíblia foi escrita por homens santos, inspirados por Deus aproximadamente por 36 autores, em 16 séculos e em vários estilos literários (2 Pedro 1:21). Em 1546, no Concílio de Trento, mais 7 livros foram acrescentados aos 66 já existentes. Pelo fato de seu conteúdo não concordarem com os demais ensinamentos dos outros, e pelo fato de não constarem do original, não foram aceitos como canônicos, são os chamados “livros apócrifos”. Veja Apocalipse 22:18-19.

O MOTIVO
Deus nos deu a Palavra escrita, para nos ensinar, repreender, corrigir, educar na justiça, e nos tornar perfeitos e habilitados para toda boa obra – 2 Tm 3:16,17.
Através da Palavra de Deus temos esperança para vencer os desafios da vida – Rm 15:4. Devemos ler a Bíblia, para que através dela conheçamos e creiamos em Jesus Cristo, o filho de Deus, e crendo tenhamos vida em Seu nome – Jo 20:31.


SUA SUFICIÊNCIA
A Bíblia é completa, não precisamos de mais livros ou de tradições para completar o conteúdo de suas verdades – Dt 4:2; Gl 1:8; Ap22:18,19.

SUAS DIVISÕES
Ela é composta de 66 livros, sendo 39 no Velho Testamento e 27 no Novo Testamento. O VT (Velho Testamento) apresenta o período histórico antes do nascimento de Jesus e seu ministério. No NT (Novo Testamento) encontramos o período posterior. A organização em capítulos e versículos não consta nos originais sagrados, mas foi feita pelos tradutores e estudiosos da Bíblia, para facilitar o seu conhecimento e estudo.

ALGUNS MOTIVOS PELOS QUAIS DEVEMOS LER A BÍBLIA
1 – Torna o crente mais forte – 1 Jo 2:14; Sl 119:28. Centenas fracassam por negligenciarem a leitura da Bíblia.
2 – Fortalece em nós a certeza da nossa salvação – 1 Jo 5:13.A dúvida é diabólica, mas à medida que lemos a Palavra de Deus, nos apropriamos da certeza da posse da vida eterna com Deus.
3 – Faz-nos sentir a purificação dos pecados – Jo 15:3; Sl 119:9-11. Alguém escreveu na capa de uma Bíblia esta dedicatória: “Este livro o afastará do pecado, ou o pecado o afastará deste livro”.
4 – Dá-nos alegria, paz e esperança – Jo 15:11. Ao lermos um jornal vemos crimes e crises, na Bíblia, promessas e esperança.
5 – Enche o nosso coração de confiança e poder na oração – Jo 15:7. A confiança aumenta dentro do nosso coração quando lemos as promessas de Deus, e quando vemos exemplos de homens de oração como Elias, Josué, Daniel, etc.
6 – Orienta-nos nas decisões da vida – Sl 119:105.
7 – Garante o nosso sucesso se agirmos de acordo com a vontade de Deus – Js 1:8; Sl 1:1-3.
8 – Ela é o nosso alimento espiritual – 1 Pe 2:2. 
9 – Satisfaz os anseios existenciais da mente humana, em busca da verdade – Jo 14:6.
10 – Transmite-nos a sabedoria de Deus – Sl 119:98-100; Pv 2; Tg 1:5; 3:17.

COMO LER A BÍBLIA
1 – Encontre um lugar calmo e tranqüilo, talvez o seu quarto, escritório, etc., longe do ruído da televisão, onde você possa concentrar-se e prestar atenção na leitura que vai fazer.
2 – Ore antes de começar a ler, confesse seus pecados e peça a iluminação do Espírito Santo.
3 – Tenha sempre a expectativa de que Deus fale ao seu coração – Sl 119:18. Ore pedindo isso a Deus. Lembre sempre que a Bíblia é um livro sobrenatural diferente de todos os demais livros.
4 – Leia fazendo as seguintes perguntas: o que Deus quer da minha vida nesse trecho lido? Há aqui alguma ordem, recomendação ou promessa específica para a minha vida?
5 – Leia com disposição de obedecer – Tg 1:22.
6 – Marque com lápis o que chamou a sua atenção. Uma Bíblia bem marcada é melhor aproveitada.
7 – Tenha uma caderneta de anotações onde você poderá anotar as suas dúvidas e também bênçãos que o Senhor lhe conceder durante a leitura da Bíblia. Marque sempre o dia.
8 – Diariamente. Não almoçamos sete vezes no domingo. Não leia a Bíblia só aos domingos.
9 – Sistematicamente. Se ler três capítulos por dia e cinco aos domingos, você conseguirá ler a Bíblia toda em um ano. Não leia a Bíblia de qualquer modo, não tente tirar a sorte na Bíblia, aprenda a ler os livros da Bíblia do começo ao fim. Não comece a leitura pelo livro do Apocalipse, se desejar siga o método de leitura da Sociedade Bíblica do Brasil que publicamos em nosso boletim semanal. Se preferir leia um livro do VT e um do NT, por exemplo, Gênesis e Mateus, e siga a sua seqüência de leitura. Se não conseguir ler 3 capítulos diários, leia pelo menos 1, mas não pare de ler a Bíblia. É comum que as pessoas se desanimem da leitura bíblica depois de um tempo, mas é sempre importante e necessário retomar a leitura de onde parou. O inimigo vai tentar de todos os modos nos afastar da leitura bíblica, pois ele sabe que nela encontramos poder para vencer os seus ardis e livramento de suas ciladas. Portanto, perseveremos em ler e conhecer cada vez mais a Palavra de Deus.
10 – Com paciência. Medite na Palavra, procure entender o que está lendo, a pressa não deixará você entender o sentido das palavras.
11 – Repetidamente. A cada leitura você descobrirá uma lição diferente e nova para a sua vida, um significado mais profundo das verdades eternas que o Senhor sempre te dará.
12 – Com entendimento. Se não compreender alguma coisa que leu, anote e procure ajuda com o pastor, o professor da EBD, ou um presbítero, mas não fique na dúvida quanto ao que leu, busque sempre o entendimento.

CONCLUSÃO
1 – Leia a Bíblia
2 – Leia com quem não souber ler. Marque um horário para ajuda-los.
3 – Não se envergonhe de carregar a sua Bíblia. Ela é a nossa arma e o nosso escudo. Se você não tem, procure adquirir uma com urgência dando preferência para a versão Revista e Atualizada que é a que usamos em nossa denominação. Se não puder comprar, procure o pastor.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO E DEBATE
1 – O que fazer quando não se está entendendo o texto lido na Bíblia?
2 – Qual o texto bíblico que mais chamou a sua atenção nos últimos dias, e por que?
3 – Quais o empecilhos para a leitura diária da Bíblia?

Extraído e adaptado da revista "Nova Vida" de autoria do Rev. Simontom César de Araújo.

SOLI DEO GLORIA!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus