ANDAR NO ESPÍRITO


Por: Rev. Nelson França

“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.” Gálatas 5:16.
 
Ser habitação do Espírito Santo é uma das grandiosas promessas dadas por Deus aos que creem em Jesus. Segundo a Escritura, após a sua conversão o homem passa a ser guiado pelo Espírito Santo, e esta nova realidade passa a gerar profundas mudanças em seu coração. Mudanças estas que se tornam notórias àqueles que o cercam. É como Jesus disse: “Não se pode esconder a cidade edificada sobre o monte” (Mt 5:14). É impossível ignorar a nova vida que se manifesta no coração daquele que foi convertido a Jesus, em cuja vida o Espírito Santo passa a atuar.

Porém, ser habitado pelo Espírito Santo é apenas uma parte da história. É verdade que Deus É poderoso para agir em nossa vida, independentemente de nós, mas faz parte de Seu propósito a nossa submissão à ação de Seu Espírito. Desse modo, as evidências da nossa conversão se manifestarão à medida que o nosso modo de viver, por si só seja uma sonora declaração de que Deus habita em nós.

Provavelmente os cristãos gálatas (habitantes da Galácia), já não estavam evidenciando esta realidade em suas vidas, antes o que estavam manifestando era a “carne” (natureza humana), em atitudes, palavras, sentimentos, ações e reações próprias de um coração sem Cristo, ainda que este não fosse o caso deles (Gl 5:19-21). Diante de tal situação, a orientação básica do Apóstolo Paulo era que eles andassem no Espírito. Isto indica que embora fossem convertidos, habitados pelo Espírito, não estava andando ou vivendo segundo esta realidade, sob o Seu poder e influência.

Esta situação dos gálatas nos conduz a refletir acerca da nossa própria vida. A nos perguntar: e nós, e eu, tenho andado no Espírito? A Bíblia apresenta várias pessoas cheias do Espírito Santo, e com certeza isto era percebido pelo modo como eles viviam. Uma pessoa pode revelar a presença do Espírito em sua vida através de seu modo de falar, agir e pensar. Isso afeta diretamente a maneira como se vê o mundo, as coisas que mais se valoriza, as escolhas que se faz, a dedicação ao Reino de Deus, o amor cristão aos irmãos e às pessoas em geral, o modo como respeita as pessoas, as autoridades instituídas por Deus e à própria Igreja, a fidelidade à Palavra de Deus, o amor às Escrituras e o prazer para com as coisas de Deus, o interesse pelo conhecimento de Deus, a vida de oração, a integridade, verdade, santificação e alegria no Espírito, etc. (Gl 5:22-25). A presença do Espírito se revela pela forma como reagimos aos nossos próprios erros, em atitude de arrependimento e na busca de transformações, sendo cada vez mais parecido com Jesus. Que busquemos a cada dia mais sermos cristãos cheios do Espírito Santo.

“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.” Gl 5:25.


Extraído e adaptado do site da IPB de Praia Grande (www.igrejapresbiterianadepraiagrande.com).

Pastoral Boletim 04/05/14 - IPB de Vila Gerti, S.C.Sul / SP.

SDG - A DEUS TODA GLÓRIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ASSUMIR UMA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS

PODE O CRENTE PARTICIPAR DA FESTA DO PEÃO?

INTRODUÇÃO GERAL AO NT (5) - A ORDEM DOS LIVROS DO NT