APRENDER A AJOELHAR E LEVANTAR

Quando Cornélio se encontrou com Pedro na entrada de Cesaréia, o militar romano ajoelhou-se e curvou a cabeça diante do ex-pescador da Galileia. Imediatamente, Pedro fez com que ele se levantasse e disse: “Fique de pé, pois eu sou apenas um homem como você.” Atos 10:26.

O ser humano não pode ser tratado como um deus por outro ser humano, nem pode desejar tal coisa para si mesmo pois Deus está acima de qualquer ser angelical e de qualquer pessoa conforme está escrito: “Temam o Senhor, o Seu Deus, e só a Ele prestem culto.” Deuteronômio 6:13; Mateus 4:11.

O verdadeiro cristão precisa aprender a executar duas artes gêmeas:
1) a arte de levantar os que estão indevidamente ajoelhados; e
2) a arte de fazer ajoelhar os que estão indevidamente em pé. 

Ambas são difíceis e requerem sabedoria e coragem.

Mesmo diante de contínuas e exageradas palmas o ser humano não pode jamais se esquecer de que é um ser humano. Mesmo gostando de colecionar muitos títulos e diplomas, muitas coroas e cetros, muita importância e dinheiro, ele não pode perder a cabeça nem aceitar qualquer tipo de veneração ou adoração reservada unicamente a Deus.

A história bíblica e a história secular ensinam que as pessoas que se deixam glorificar como "deus" podem ser vergonhosamente humilhadas como aconteceu com Herodes Antipas I, que não fez nenhum esforço para tirar a impressão dos fenícios de que ele fosse um "deus" e não um homem, provocando com isso o juízo imediato de Deus. Esse Herodes, neto de Herodes, o Grande (aquele que mandou mantar as crianças de Belém), morreu comido de vermes dez anos depois da ressurreição de Jesus (Atos 12:23).

O ensino bíblico é que ninguém deve ser ajoelhar diante de qualquer figura, imagem, astro, anjo, ser humano canonizado, autoridade religiosa (como era o caso de Pedro) ou potestade do ar. A esperança cristã é que, pelo menos na plenitude da Salvação, todos os joelhos se curvem diante de Jesus. Encontramos essa ordem de Deus em toda a Bíblia: Salmos 22:29; Isaías 45:23; Romanos 14:11; Filipenses 2:9-11.

Na prática o que aprendemos aqui é que nada é mais importante do que a obrigação de levantar quem está indevidamente ajoelhado e de pôr de joelhos quem está indevidamente em pé!

Colaboração Pb. Osni Rullo, C.P.Suarão - Itanhaém / SP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ASSUMIR UMA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS

PODE O CRENTE PARTICIPAR DA FESTA DO PEÃO?

INTRODUÇÃO GERAL AO NT (5) - A ORDEM DOS LIVROS DO NT