JOSIAS, SERVO EXEMPLAR EM SUA RETIDÃO

JOSIAS, SERVO EXEMPLAR EM SUA RETIDÃO

IPB de Porecatu / PR
Culto vespertino
08.02.09 - até item 1.1.3
15.02.09 - item 1.1.4

TEXTO BÁSICO: 2 Reis 22:1-2

INTRODUÇÃO / EXÓRDIO
Na Bíblia encontramos vários nomes que são exemplos para nós. São pessoas como nós, pecadores que conheceram a Deus, e que foram escolhidos por Ele para viverem nesse mundo de modo diferente. Tornaram-se exemplos devido ao seu procedimento que prova o quanto creram, amaram e se dedicaram ao Senhor. Nós faremos bem se notarmos os bons exemplos registrados por Deus na Bíblia Sagrada e se buscarmos imita-los em nossas ações. Nessa mensagem estaremos estudando a pessoa de Josias, um servo exemplar.

EXPLICAÇÃO
Ao estudarmos a história deste notável rei de Judá, constatamos dentre tantas lições que é o próprio Deus quem preserva a fé no coração de Seu povo. Quantas situações ocorreram e quantas vezes maus reis dominaram sobre este povo adorando ídolos e deuses falsos e trazendo sobre si a ira de Deus. Mas constantemente vemos Deus indo em direção ao Seu povo e restaurando-lhes a fé, sempre usando alguém como guia, modelo e exemplo de temor e fidelidade a Deus, como ocorreu na história do rei Josias. Curiosamente ele começou a reinar com apenas 8 anos de idade (vs 1), mas foi dezoito anos mais tarde, aos 26 anos que ele começou de forma mais incisiva o seu reinado (vs 3a). Foi filho e neto de dois reis idólatras – Amom e Manassés – que trouxeram a ruína sobre Judá através de um paganismo nunca visto. Mas graças ao nosso bom Deus ele foi mais parecido com seu bisavô Ezequias. Por isso podemos ver no rei Josias um SERVO EXEMPLAR.

Esta será uma seqüência de alguns sermões que estarei pregando a partir de hoje, se Deus assim nos permitir, conforme descrito abaixo:
1 – Em sua vida espiritual (2 Rs 2:1,2):
1.1 – Fez o que era reto
1.1.1 - Retidão na sociedade
1.1.2 - Retidão na igreja
1.1.3 - Retidão na família
1.1.4 - Retidão no coração
1.2 – Andou nos caminhos de Davi;
1.3 – Não se desviou nem para a direita nem para a esquerda.

2 – Em seu reinado – analisaremos na seqüência desse sermão.
2.1 – Reparou o Templo de Deus;
2.2 – Recuperou a Lei de Deus;
2.3 – Renovou a Aliança com Deus;
2.4 – Reformou a nação.
(Para ler mais acerca do reinado exemplar do Rei Josias, acesse: http://pss777.blogspot.com/2009/04/o-reinado-exemplar-de-josias.html).

DIVISÕES / ARGUMENTAÇÃO
O vs 2 nos revela três atitudes fundamentais na vida de Josias, que marcaram sua VIDA ESPIRTUAL e influenciaram positivamente o seu reinado. Hoje nos deteremos na primeira dessas três ações.
1 – Em sua vida espiritual (2 Rs 2:1,2):
1.1 – Fez o que era reto (estaremos analisando hoje).

1 – EM SUA VIDA ESPIRITUAL
Será possível separar a vida espiritual de nossas ações? A resposta é SIM!!! Muitos vivem uma dualidade entres essas duas partes de suas vidas. Josias não era assim.

1.1 – FEZ O QUE ERA RETO
Agiu com integridade, imparcialidade, conforme a justiça de Deus. Viver com retidão significa viver em conformidade com os verdadeiros princípios (PEB) estabelecidos por Deus em Sua Palavra. Assim viveu Josias, na retidão do Senhor. No Salmo 19:8 encontramos a declaração:
“Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos.”

Fazer o que é reto significa viver de conformidade com a vontade do Senhor, agir conforme os Seus retos preceitos e mandamentos. Fazendo uma comparação com o mundo atual, e por que não dizer, com o MUNDO EVANGÉLICO ATUAL, constatamos que o mundo passa por uma crise de caráter. Certamente o nosso caráter também será provado.

Refletindo acerca da importância da RETIDÃO em nossa vivência cristã, podemos afirmar que existem pelo menos 4 áreas elementares em que nossa RETIDÃO será provada: na SOCIEDADE, na IGREJA, na FAMÍLIA e no SECRETO DO NOSSO CORAÇÃO.

1.1.1 – NA SOCIEDADE.
Qual é a imagem que estamos construindo no mundo em que vivemos? O que as pessoas pensam de nós? Como são as nossas amizades lá fora? Qual é o nível que vivemos? E com os nossos familiares não crentes, como nos portamos? E os nossos amigos não crentes, o que eles dizem de nós? Como somos quando estamos fora da igreja? Como conversamos quando estamos no meio dos não crentes? Como anda o nosso nome lá fora? O crente precisa estar ciente de que é seu dever ser diferente daqueles que ainda não conhecem a Cristo, mas infelizmente não é isso que se vê nos dias atuais.

Exemplos de pecados relacionados à área financeira:
Não pagar suas dívidas; dar cheque sem fundo (este crime chama-se "estelionato"); fazer documento falso ou assinatura falsa (por exemplo declarar falsamente o que se ganha para obter um financiamento, este crime chama-se "falsidade ideológica"); comprar além do que pode pagar, etc.

Exemplos de pecados relacionados às leis: corrupção, sonegação fiscal; infração das leis de trânsito; dar o tal “jeitinho brasileiro”, suborno (Pv 15:27), etc.

Exemplos de pecados relacionados à convivência de um modo geral: vestuário, conversações (fofocas), maledicências, o olhar e o linguajar impuro, etc.

Muitos mudam completamente de atitude quando estão em determinadas situações. Hoje somos chamados a viver de modo digno do Senhor não só dentro da igreja, mas fora dela também.

Lembremos que foi justamente num contexto pagão e idólatra (não crente) que o Rei Josias viveu em RETIDÃO.

1.1.2 – NA IGREJA.
Precisamos ter o entendimento do que é a IGREJA:
- No plano físico a igreja é o templo – tem endereço, nº de telefone, CNPJ, etc. Uma referência na sociedade em que se está inserida.
- No plano espiritual a igreja é muito mais que isso, a igreja somos nós, o povo de Deus é a igreja.

Por isso que o templo não é descartável, mas um lugar sagrado, ali está a igreja, adorando e orando ao Senhor da Igreja. Igualmente a instituição é sagrada, pois é o povo de Deus (a Igreja) organizado conforme Ele mesmo instituiu, cada um com seus dons e talentos para servi-Lo e honrá-Lo com dignidade e temor.

O princípio básico de RETIDÃO na vida da igreja é o AMOR que é o vínculo da perfeição conforme Colossences 3:14
“E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.”

É preciso que vivamos em amor uns com os outros, e o amor vai gerar todo tipo de virtude na vida da igreja: humildade, comunhão, perdão (dar e pedir), serviço (disposição para servir), submissão às autoridades constituídas, reverência a Deus, à Sua Palavra e à Sua Casa de Oração que é a Igreja.

Andar em retidão na igreja é:
- Amar e honrar aos irmãos, pois a igreja é composta de seus membros. A igreja é o corpo de Cristo, deixar de amar a igreja é deixar de amar a Cristo (1 Co 12:27).

- Honrar, conhecer e obedecer as nossas doutrinas, pois a igreja tem doutrina, e as doutrinas são a nossa base de fé e conduta. Quem não honra as doutrinas da igreja não o faz porque não crê e não crê porque não se mantém firme e constante naquilo que tem sido instruído. É muito mais fácil seguir o caminho dos sentimentos e das emoções, dos falsos sinais, das promessas de homens, e da insubmissão do que o caminho da Palavra de Deus. Vivemos um tempo em que muitos estão a procura de experiências sobrenaturais e não a procura do que Deus prometeu na Palavra. Tornam-se facilmente manipuláveis, meninos espirituais que vivem agitando-se de um lado para o outro, movidos pelos ventos de falsas doutrinas que surgem a todo instante. Falsas doutrinas pois não provêm da interpretação correta da Palavra de Deus.
“Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.” Efésios 4:14.

- Honrar e obedecer às autoridades constituídas por Deus, o contrário disso é insubmissão e rebeldia e a Bíblia diz em 1 Samuel 15:23
“Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.”

- Dizimar, pois o dízimo é sagrado, pertence a Deus e quem não dizima está desobedecendo e roubando a Deus. (Malaquias 3:8-10).

- Participar da vida da igreja, pois quem faz parte do corpo de Cristo (a Igreja) ama e se preocupa com cada um de seus membros. A nossa participação é necessária pois é aí que vamos aprender e praticar os nossos princípios de fé: Batismo, Profissão de Fé, Santa Ceia, Escola Dominical, Cultos de louvor e adoração, Estudos Bíblicos, Grupos Familiares, Ministérios, Departamentos, Missões, etc. Nessa vida em comunhão vamos crescer e produzir frutos para a glória de Deus, frutos de justiça, frutos para a vida eterna.

Cada membro faz a sua pública CONFISSÃO DE FÉ, onde promete a Cristo tudo isso que foi dito. Retidão aqui é cumprir o que se prometeu. Infelizmente, como foi dito no início, hoje em dia muitas pessoas vivem uma crise de caráter, e isso também atinge as igrejas, pois não é pequeno o número de crentes que não mantém a sua palavra.

Josias foi usado por Deus para restaurar o Templo de Deus e recuperar a Lei que havia sido esquecida. Certamente havia todo tipo de problemas e dificuldades relacionadas à comunhão do povo de Deus, mas ele foi um exemplo de RETIDÃO também ali, no meio do povo de Deus.

1.1.3 – NA FAMÍLIA.
Diz o ditado popular que “na família é que nós somos quem nós somos”.
A Bíblia nos fala muitas coisas acerca da família, e aqui também, o princípio básico de retidão na vida da família é o AMOR que é o vínculo da perfeição (Cl 3:14). Mas é em Efésios 5 e 6 que nos são apresentados alguns princípios de vida no lar de um modo mais claro e direto, como vemos abaixo as ordens do Senhor.

5:22 “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR.”
Não se trata de escravidão, mas de submissão santa, companheirismo com sabedoria, “a mulher sábia edifica a sua casa” Pv 14:1.

5:25 “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.”
Aos maridos foi dada uma lei mais difícil do que às esposas. Não se trata aqui do marido como um dominador inconseqüente e cruel, mas de um marido que ama como Cristo amou. Assim torna-se prazeroso para a mulher ser submissa.

6:1 “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.”
Os filhos sempre são (e serão) perseguidos pelo desejo de emancipar-se, o espírito da rebelião persegue os jovens e adolescentes. Por isso filhos, o Senhor vos manda obedecer, honrar e respeitar vossos pais “no Senhor”, isto é, você não vai fazer isso condicionado a um comportamento perfeito de seus pais, mas porque o Senhor quer. Só assim você poderá testemunhar e ganhar o seu pai não crente para Jesus. Do contrário ele jamais acreditará em suas palavras.

6:4 “E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.”
A IRA de Deus X a IRA dos filhos. Deus se irará contra os filhos desobedientes e os filhos que não são disciplinados se iram contra seus próprios pais. É preciso muita sabedoria e amor para criar os filhos na doutrina do Senhor.

1.1.4 – NO SECRETO DO NOSSO CORAÇÃO.
Essa é a área mais importante em que mais demonstraremos a nossa retidão para com Deus nosso Senhor. Esse lugar secreto é dentro de nós, em nosso coração. Este é um lugar secreto porque somente nós e Deus sabemos o que tem ali dentro. É aqui que, se não vigiarmos: guardamos sentimentos malignos, não perdoamos aquele que nos ofende, deixamos de amar, guardamos mágoas e ressentimentos. Certamente se assim agirmos de nada valerá nossa religiosidade exterior, seremos semelhantes aos escribas e fariseus hipócritas:
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.”
Mateus 23:27.

Mas nem tudo está perdido. Essa é a área em que ninguém vê, o íntimo do nosso coração, da nossa alma. É aqui que falamos com Deus em silêncio, é aqui que choramos em silêncio, é aqui que abrimos o nosso coração para Deus e falamos coisas que somente Ele pode ouvir. É aqui que o Senhor planta a semente do amor, do perdão, da Palavra e da cura. E é nosso dever cuidar dessa plantinha, regando com muita oração e temor, com lágrimas até, para que Ele faça em nós uma grande transformação. E quando isso acontece essa transformação se fará visível em nossas atitudes.

Seja o que houver no SECRETO DO NOSSO CORAÇÃO sairá para fora, se manifestará. Ninguém consegue disfarçar a vida inteira, as nossas atitudes mostram quem nós somos interiormente. Você pode enganar as pessoas por um tempo mas cedo ou tarde a máscara cairá. Coisa sábia a fazer orar e pedir que Deus mude o que precisa ser mudado. Lembre-se ORAÇÃO também é AÇÃO, não basta pedir para Deus mudar, é necessário que nós mesmos mudemos e Ele vai nos ajudar.

REGANDO A PLANTINHA
A RETIDÃO é comparável a uma semente que Deus semeou em nossos corações. Se Deus plantou em nós uma semente e somos nós quem vamos cuidar e zelar por seu crescimento, a pergunta é: como fazer isso? O que precisamos fazer para que a obra de Deus cresça em nossos corações e frutifique?

A RETIDÃO EM NOSSA VIDA DE COMUNHÃO COM DEUS

RETIDÃO É TER UMA VIDA DE ORAÇÃO
Sem oração nós não somos nada, não somos capazes de permanecer firmes no Senhor, desanimamos e perdemos de vista a vida sobrenatural que Deus tem para nós e passamos a viver carnalmente. É de total insensatez a atitude de desejar viver na RETIDÃO do Senhor sem buscá-Lo de todo o seu coração, pois Jesus disse em João 15:5
"Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer."
1 Tessalonicenses 5:17 "Orai sem cessar."
Salmos 63:1 "Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água."

RETIDÃO CONHECER, HONRAR E AMAR A BÍBLIA SAGRADA.

1 - RETIDÃO É CONHECER A PALAVRA DE DEUS
Muitos não crescem porque não conhecem, não buscam conhecer a Palavra de Deus em suas vidas. São meninos espirituais há muito tempo porque nunca sairam do leite espiritual, ainda não podem comer alimento sólido.
1 Coríntios 3:2 "Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais."
Hebreus 5:12-14 "Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal."

Uma prática que está cada vez mais esquecida pelo povo de Deus é a memorização da Bíblia. Antigamente isso era praticado com muito zelo pelos crentes mas com o passar do tempo muitos tem deixado de lado essa prática tão importante. O nosso cérebro tem a capacidade de guardar milhões de informações, e é nosso dever memorizar a Bíblia pois fomos presenteados por Deus com essas duas maravilhas: nosso cérebro que tem tanta capacidade e a própria Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus, e que tem um valor infinitamente maior do que qualquer coisa deste mundo.

O povo de Deus nos dias do Rei Josias havia se desviado totalmente de Deus por não conhecer a Sua Santa Palavra. Uma das coisas que Ele fez foi recuperar a Lei de Deus, somente assim aquele povo temeria e viveria para Deus.

2 - RETIDÃO É HONRAR A PALAVRA DE DEUS
Mas não basta conhecer a Bíblia, é preciso HONRAR a Bíblia. Muitos conhecem muito bem a Bíblia, no entanto não a praticam, não a honram em suas vidas mas desonram a Deus através da quebra dos mandamentos do Senhor. Esses estão em situação pior do que os ímpios que não conhecem a Palavra de Deus. Semelhantemente ao povo judeu que rejeitou o Messias, estes rejeitam a Cristo em seus corações.
João 1:11-13 "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus."
Tiago 1:22 "Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos."

3 - RETIDÃO É AMAR A PALAVRA DE DEUS
Mas também é necessário AMAR a Palavra de Deus. Muitos não progridem porque não amam a Bíblia Sagrada. A tem na mente mas não no coração. Além de tudo que já foi dito, notamos que existem alguns sinais práticos de RETIDÃO com respeito à Palavra de Deus que demonstram o quanto a amamos:

- Não se envergonhar da Bíblia, mas orgulhar-se dela. Muitos não carregam a sua Bíblia porque se envergonham dela. Na verdade se envergonham de Deus porque a Bíblia é a Palavra de Deus. Quem compra um carro novo ou uma roupa nova teria vergonha de sair na rua? Certamente que não, mas muitos tem dificuldade até para carregar a sua Bíblia. Hoje em dia existem os chamados "agentes secretos", isto é, ninguém sabe que eles são crentes, bem diferente do tempo que os crentes eram chamados de "os Bíblias" porque aqueles crentes carregavam (e ainda carregam) as suas Bíblias sempre que saiam de casa para alguma reunião ou culto, na igreja ou nos lares, sem nenhum medo ou temor, muito pelo contrário, os crentes fazem isso com orgulho porque ela é a PALAVRA DE DEUS. Obviamente os crentes verdadeiros não somente carregam a Bíblia na mão, mas no coração, isto é a praticam.

- Cuidar da Bíblia pois ela vale mais que todos os bens da terra. Quando alguém está na faculdade e precisa comprar um livro muito caro, certamente vai zelar por ele (existem livros de medicina, odontologia, etc., que custam mais de R$ 1.000,00). Mas em se tratando da Bíblia para muitos vale tudo: esquecer onde deixou, deixar a capa cair, rabiscar na Bíblia, rasgar a Bíblia e até colocar a Bíblia no chão. Eles fazem isso por que não estão dando a ela o devido respeito, a Bíblia é a Palavra de Deus, a BÍBLIA É SAGRADA!!!

- Usar a Bíblia não só na igreja. Para muitos a Bíblia é um livro de usar no domingo. De segunda a sábado ela fica na gaveta ou na estante e quando chega no domingo aí é hora de usá-la. Isso é um erro pois como já foi dito, RETIDÃO É CONHECER A BÍBLIA, e o conhecimento só virá se houver busca, leitura e estudo da Bíblia. Ninguém come arroz e feijão só no domingo, mas come de segunda a sábado e no domingo come um alimento especial, uma bela macarronada, por exemplo. Ora, se alimentamos com tanto zelo o nosso corpo físico, por que deixamos nossa alma à mingua? Se você amar a Bíblia você vai desejar conhecê-la e praticá-la, e nos momentos em que se fizer necessário, Deus falará com você através dela, e é maravilhoso ouvir a voz de Deus em nossos corações quando Ele nos diz, por exemplo:
Isaías 41:10 "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel."
João 16:33 "Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo."

Ilustração: a história do pastor que foi visitar a família e pediu para pegarem a Bíblia e custou para que ela fosse encontrada e estava cheia de pó, e com as páginas ainda coladas.
Canção: "Sejas Meu Universo" - letra abaixo.

CONCLUSÃO
- O poder de uma vida exemplar – até hoje estudamos e tomamos a vida de Josias como exemplo.
- A vida exemplar é a base de grande ações que glorificam a Deus – seu reinado.
- Infelizmente a pregação da igreja é grandemente enfraquecida devido ao mal testemunho de muitos crentes que não andam retamente como andou Josias.
- Que possamos imita-lo em nossas vidas, em todas as áreas, para que o nome do Senhor seja glorificado e exaltado.
- O caminho da perfeição é Cristo, Ele nos oferece perdão, reconciliação e transformação. Façamos uso dessa graça e amor nesse momento.


MEU UNIVERSO
Que sejas meu universo
Não quero dar-Te só um pouco do meu tempo
Não quero dar-Te um dia apenas da semana

Que sejas meu universo
Não quero dar-Te as palavras como gotas
Quero que saia um dilúvio de bençãos da minha boca

Que sejas meu universo
Que sejas tudo o que sinto e o que penso
Que de manhã seja o primeiro pensamento
E a luz em minha janela

Que sejas meu universo
Que enchas cada um dos meus pensamentos
Que a Tua presença e o Teu poder sejam alimento
Jesus este é o meu desejo

Que sejas meu universo
Não quero dar-Te só uma parte dos meus anos
Te quero dono do meu tempo e dos meus planos

Que sejas meu universo
Não quero a minha vontade
Quero agradar-Te
E cada sonho que há em mim quero entregar-Te

S.D.G.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus