PROPÓSITOS DA REGENERAÇÃO

PROPÓSITOS DA REGENERAÇÃO
16/12/2007 - Culto vespertino
IPB Praia Grande


Sermão pregado anteriormente:
- 3ª IPB de Barretos / SP
Culto Matutino 02/12/2007
- IPB Filadélfia de São Vicente
Culto Vespertino 25/11/2007

Texto: 1 PEDRO 1:3-5
3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
4 para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros
5 que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.


EXÓRDIO / INTRODUÇÃO
Todos passamos por momentos difíceis na vida. Uns mais outros menos, mas todos passamos. E ninguém, exceto Deus, sabe o que se passa na vida e no coração do outro. Existem pelo menos 4 áreas básicas em que seremos confrontados na vida – material (emprego, condições, negócios, dinheiro, casa, carro, etc); física (corpo, saúde, integridade física, etc); familiar (relacionamentos, casal, filhos, parentes, etc); espiritual (pecado, convicções, frustrações, questionamentos, etc). Nesses momentos de luta, dificuldade e confrontação, podemos nos esquecer dos mais caros valores que temos em nossas vidas, daí o sentido da palavra PROVAÇÃO. Muitas vezes nos julgamos bons cristãos, mas somente nesses momentos de provação e sofrimento é que iremos constatar que tipo de cristão nós somos na verdade. Somente Deus tem as palavras que podem levantar, animar, e fortalecer aqueles que estão prostrados, desanimados e tristes. Essas palavras são fonte de força, poder e renovação em todos os momentos de nossas vidas. Pode ser alguém que vive um distúrbio familiar, ou profissional, ou talvez até alguém que está numa situação de enfermidade. Deus tem as palavras de vida eterna que podem nos sustentar em toda e qualquer situação.

EXPLICAÇÃO
Muito ouvimos hoje em dia sobre a igreja perseguida mas no começo da igreja também havia muita perseguição, talvez até muito mais que em nossos dias. Essa carta foi escrita inicialmente para esse tipo de igreja, “forasteiros da dispersão” (1:1) que foram espalhados pela Ásia e estavam vivendo uma situação de provação e sofrimento (1:6,7; 4:12; 5:8). Pedro inspirado pelo Espírito Santo inicia sua carta falando sobre verdades que eles jamais deveriam perder de vista, acontecesse o que acontecesse – OS PROPÓSITOS DA REGENERAÇÃO deles, ou seja, para que o Senhor os havia salvado e transformado.
Dicionário Aurélio: REGENERAR = tornar a gerar, reproduzir o que estava destruído, reorganizar, corrigir moralmente, formar-se de novo, emendar-se, corrigir-se, reformar-se. Notamos uma ênfase na obra de Deus através do sacrifício de Jesus Cristo regenerando os seus eleitos (vs 3A). Se participamos da obra da cruz somos igualmente regenerados por Deus com estes mesmos propósitos.

ARGUMENTAÇÃO / DIVISÕES

1 – REGENERADOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA – vs 3.
Diante das circunstâncias que aquelas igrejas estavam passando Pedro está dizendo para eles que eles tinham uma esperança, ou melhor, uma VIVA esperança, nem tudo estava perdido, o fim não era ali. DEUS OS REGENEROU PARA UMA VIVA ESPERANÇA. Nota-se a ênfase sobre a pessoa de Jesus Cristo e Sua ressurreição “mediante a ressurreição de Jesus Cristo”.

Podemos constatar que:
1.A – nós somente temos uma esperança porque Jesus Cristo ressuscitou, toda nossa certeza, fé e segurança está nessa convicção, a Sua ressurreição, pois se Cristo não ressuscitou é vã a nossa pregação e vã a nossa fé – 1 Co 15:14; nesse sentido fomos regenerados POR Ele, somos obra de Suas mãos, a continuação e o testemunho de Sua obra. Ele nos viu e ficou satisfeito (Isaías 53:11) pois a igreja é o fruto do penoso trabalho de Sua alma.
Hebreus 1:3 “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas”.
Hebreus 2:10 “Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse por meio de sofrimentos o Autor da salvação deles”.
1 Coríntios 15:20 “Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo Ele as primícias dos que dormem”.

1.B – Fomos regenerados PARA Ele, Jesus, pois Ele é a nossa VIVA ESPERANÇA – “Cristo em vós a ESPERANÇA da glória” Cl 1:27. Se fomos regenerados para Ele devemos viver PARA Ele. Significa que estávamos mortos em nossos delitos e pecados e o Senhor Deus nos salvou, nos deu vida, nos regenerou PARA Cristo. E a vida a partir de então é para ser vivida PARA ELE pois não somos mais de nós mesmos mas somos dEle, pertencemos a Ele. Viver para Ele é muito mais do que um culto ou a religião, viver PARA ELE significa ter um relacionamento pessoal com Ele. Humanamente falando pode não ser fácil ter um relacionamento pessoal com Jesus pois não O vemos e nem sempre O sentimos, mas esse relacionamento é essencialmente um relacionamento de fé e pela fé torna-se plenamente viável. É honrar, prezar e amar a pessoa de Cristo em nossas vidas. Pedro estava dizendo isso para aqueles irmãos que eram forasteiros na Ásia e que estavam passando por provações e sofrimentos, que eles haviam sido regenerados para uma vida relacional com Cristo. Esse é o grande diferencial do tipo de cristianismo que vivemos neste mundo, pois exige de nós renúncia, busca, sacrifício. Em troca recebemos o convívio, a intimidade, a doce presença do Mestre Senhor Jesus Cristo.
Dentro dessa visão a santificação passa a ser uma conseqüência de nosso relacionamento com Jesus.

(Isso nos remete a santificação, fomos regenerados para a santificação em Jesus Cristo. A santificação é essencial para agradarmos a Deus, basta lembrarmos de Hebreus 12:14 “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” ou seja, sem ela não é possível entrar no Céu. Santificação significa estarmos separados, consagrados ao Senhor. A santificação está posta em xeque hoje em dia. De um lado temos o farisaísmo de exigências e normas, de outro temos o liberalismo tão crescente, e perdemos de vista o que significa VIVER PARA CRISTO = intimidade com Ele, amor a Ele, dedicação, esforço, sacrifício, renúncia, busca. Fomos regenerados para viver assim.)

2 – REGENERADOS PARA UMA HERANÇA – vs 4.
Pedro estava dizendo para aqueles irmãos é que eles não se preocupassem tanto com suas casas, posses e bens que haviam sido deixados para trás em sua fuga da grande perseguição que veio sobre Jerusalém no primeiro século, eles eram os “forasteiros da dispersão” (1:1). Eles tinham da parte de Deus uma herança superior, infinitamente melhor, a qual valeria todo e qualquer esforço nesse mundo e que poderia lhes encher o coração de alegria, muito mais do que qualquer coisa que esse mundo poderia lhes oferecer. Certamente Pedro lembrava-se das palavras do Senhor Jesus quando disse em Mateus 6:20 “mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam”, e em João 14:2,3 “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também”.

E Pedro lhes afirma três verdades acerca dessa herança maravilhosa:

2.A – é uma HERANÇA INCORRUPTÍVEL – lá não existe corrosão, ferrugem, doença;
2.B – é uma HERANÇA IMACULADA – lá não existe mácula, malícia, pecado, maldade;
2.C – é uma HERANÇA IRMARCESCÍVEL – que não murcha, não envelhece, não perde o seu valor com o tempo.

Temos uma herança reservada pelo Senhor nos céus, vivemos na convicção de que quando o Senhor nos chamar para a Sua glória viveremos a INFINITA e melhor parte de nossas vidas na eternidade. Lá veremos o Senhor Jesus, veremos os patriarcas da fé Abraão, Isaque e Jacó, e todos os apóstolos e todos os crentes que viveram antes de nós. Lá veremos os anjos de Deus. Lá teremos uma morada eterna que Jesus foi-nos preparar. Glórias a Deus!
Muitos hoje pregam uma certa doutrina da prosperidade que tem trazido grande confusão pois afirmam que aqui na terra não podemos aceitar dor, sofrimento e privação, mas não é isso que a Bíblia ensina, pelo contrário, o Senhor nos alertou que nesse mundo teríamos aflições – João 16:33. Pedro não nega isso em momento algum, tampouco lhes diz que eles estivessem com falta de fé ou em pecado, mas lhe fala da herança reservada nos Céus. Devemos viver assim também, com nossos olhos fitos nos Céus, olhando firmemente para o Autor e consumador de nossa fé, Jesus Cristo.

3 – REGENERADOS PARA A SALVAÇÃO PREPARADA PARA REVELAR-SE NO ÚLTIMO TEMPO – vs. 5, 10.
Finalmente o Apóstolo inspirado escreve para aqueles irmãos que eles haviam sido regenerados para uma obra tão excelente, de um privilégio singular na história – a SALVAÇÃO pela graça de Deus. Essa salvação que havia sido profetizada, inquirida e indagada pelos profetas conforme vemos no vs 10 em diante, coisas tão grandiosas que os próprios anjos anelam perscrutar (vs 12). Essa salvação tão maravilhosa, fruto da graça de Deus revelada em Cristo Jesus era o fruto da regeneração que Deus havia manifestado na vida daqueles irmãos, e em nossas vidas também que somos o povo de Deus, a igreja do Senhor Jesus.
Era isso que Pedro tinha em mente quando disse “preparada para revelar-se no último tempo”. Pedro inspirado pelo Espírito Santo também escreveu em 2 Pedro 1:10,11 “Por isso, irmãos, procurai com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.

Entendemos que a SALVAÇÃO é descrita na Bíblia em três tempos:
3.A – nós fomos salvos – na eternidade, eleitos, escolhidos por Deus;
3.B – nós estamos sendo salvos – santificação, confirmação, testemunho;
3.C – nós seremos salvos – glorificação, redenção eterna, libertação eterna do pecado.
CONCLUSÃO
Concluímos que:
1 – fomos regenerados para uma VIVA ESPERANÇA seu nome é JESUS. O quanto vivemos nessa esperança reflete diretamente o quanto vivemos para ELE. A santificação será um resultado dessa prática de vida. Vivamos então nessa dimensão de comunhão íntima com Cristo. Hebreus 12:2 “Olhando firmemente para o Autor e consumador de nossa fé”.

2 – Fomos regenerados para uma HERANÇA eterna, santa, incorruptível nos céus. Tudo que o mundo possa nos oferecer (dinheiro, posição, bens, poder, etc.) não faz frente à nossa herança celestial. Num mundo tão materialista mais que nunca devemos colocar nosso coração nessa HERANÇA eterna, necessitamos nos identificar com ela, acreditar nela, amá-la. Hebreus 4:11 “Procuremos, pois, entrar naquele repouso”.

3 – Fomos regenerados para a SALVAÇÃO PREPARADA PARA REVELAR-SE NO ÚLTIMO TEMPO pela graça de Deus em Cristo Jesus. Ela precisa ser guardada, desenvolvida e confirmada através de nosso testemunho de vida e no final de tudo Deus a completará na glória. Nisso exultamos embora do presente passemos por provações (vs 6). Talvez estejamos no vale de lágrimas, talvez não entendamos todos os “POR QUÊS” da vida, mas é nessas situações que vamos ter confirmada nossa salvação. Busquemos a cada dia essa confirmação, vivamos com essa alegria em nossos corações.



Comentários

  1. Não sabia que você tinha um blog, senão teria postado um comentário antes. E nem imaginaria que pudesses colocar que minha participação no sermão fizesse alguma monta. Aprecio a consideração, mas alerto: quem lapida não é o autor da jóia, mas sim quem soberanamente a forja nas profundezas da terra.
    Deus te abençoe...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!

Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.

Best regards in Christ, God bless you!!!

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus