Evitando Uma Contaminação


“E Ele lhes respondeu: Vede que ninguém vos engane.” Mateus 24:4.

A teologia da prosperidade no inconsciente coletivo

Vivemos na era da contaminação, poluição e destruição da natureza. Essa, como vítima do progresso, indefesa geme e sofre os flagelos que o desenvolvimento desenfreado, a ganância e o descaso tem causado. Recentemente o Brasil e o mundo viram as tragédias de Brumadinho e Mariana dizimarem centenas de vítimas e causando terríveis danos à fauna e flora, poluindo rios e chegando até no oceano. Diversos outros eventos tem sido causadores de destruição da natureza: vazamentos de petróleo, a poluição do ar, o uso ostensivo de agrotóxicos, a química nos alimentos e na própria água que chega em nossas torneiras. A imagem acima ilustra essa realidade, pois as tartarugas tem sido atingidas diretamente por essa poluição, onde um simples canudinho de refrigerante pode matar um ser inocente. Segundo o site Bem Estar, somente nos Estados Unidos certa de 500.000.000 de canudos são utilizados DIARIAMENTE!

"O plástico revolucionou a humanidade e nos permitiu um avanço considerável de desenvolvimento. Não devemos vilanizá-lo. O problema é o destino que damos ao plástico. Não adianta nada proibir determinado objeto, se a população não tem alternativas. O caminho para um mundo com menos plástico vai se dar por educação, não por proibição. Precisamos ensinar as pessoas como descartar esses objetos e pressionar por novas tecnologias biodegradáveis." Cláudio Gonçalves Tiago, biólogo e professor do Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da Universidade de São Paulo (USP).



Um outro tipo de "poluição"

Apesar desse ser um tema impactante e tremendamente atual, existe um outro tipo de contaminação, algo que muito me preocupa e entristece: a contaminação dos pensamentos, mentes e corações. É sobre isso que irei falar: a contaminação de mentes e corações sob a influência cultural das mativez de pensamento da teologia da prosperidade, suas consequências e influências no inconsciente coletivo.

A teologia da prosperidade é uma realidade no mundo todo, uma breve observação denuncia seus erros e graves falhas. Mas, infelizmente, apesar de tanto se falar do assunto, me parece que grande parte das pessoas não estão atentas a isso. Há uma desordem de pensamentos em diversos seguimentos e movimentos heréticos, muitos deles infiltrados e arraigados até em igrejas, tecendo e formatando uma cosmovisão distorcida, um modo de ver e orientar as pessoas e suas relações uns com os outros e com o mundo, distantes daquilo que a Palavra de Deus ensina e orienta como o que é bom e salutar. Tais pensamentos geram convicções, convicções que se transformam em ações, ações que se cauterizam e geram costumes, tradições e culturas. Ora, essa contaminação está no mundo há muito tempo, permeando as relações desde que os primórdios da humanidade, mas tem encontrado um espaço crescente onde nunca antes e jamais deveria estar.

Para se entender melhor a presença da teologia da prosperidade no Brasil, confira aqui no Consciência Cativa, o texto de Alderi Souza de Matos: Raízes Históricas da Teologia da Prosperidade, onde o assunto é exposto com muito mais profundidade e historicidade. Nesse texto vamos destacar algo que parece estar passando desapercebido a muitos, essa influência da teologia da prosperidade no inconsciente coletivo, gerando muitos conflitos e uma notória inversão de valores, como sintoma de uma verdadeira lavagem cerebral e manipulação mental.

O que é ser próspero?

Muitos tem dificuldades a respeito dessa indagação. Tanto que sequer tratam do assunto, fogem do tema, parece que tem medo, mas isso é sinal de confusão. Pessoas que pensam ser esclarecidas, mas que tudo indica haverem caído nas malhas das matrizes dessa contradição teológica ideológica e filosófica, por assim dizer. Essa confusão gera e nutre a grande contaminação dos pensamentos, entendimentos, vontades, decisões e vidas, e que rege o que está por trás disso tudo.

Afinal, o que é ser próspero diante de Deus? Podemos dizer que tem a ver com ser abençoado por Deus, mas qual o conceito que temos sobre SER ABENÇOADO por Deus? Será que é ter muitos bens? Não ficar doente? Ser popular e sempre estar cercado de amigos? Negá-los? Estar no topo? Manter o status quo? Dizer que não tem problemas?

Partindo desse princípio, uma vez que esse é o conceito básico que muitos tem acerca do tema prosperidade / bênção, observemos como são tratados os que são mais abastados financeiramente, seja por herança de família ou por ascensão profissional. Lembremos da frase que sempre se ouve quando alguém passa em um concurso público, tem uma promoção de cargo e salário, e vive num nível de vida melhor, materialmente falando. O que vem à mente quando ficamos sabendo que alguém comprou o imóvel ou o carro dos sonhos? Geralmente o que se diz e se pensa a respeito, é que o sujeito foi  ABENÇOADO POR DEUS. Obviamente esse modo de pensar e interpretar a vida está correto. Porém, começa a degringolar e se torna totalmente errado e contraditório, quando se faz uma conexão direta com a ideia de PROSPERIDADE. O desastre piora quando surgem as comparações com aqueles que não tem fortuna ou muitos bens, pensando-se que tais pessoas, geralmente a maioria, não seriam abençoados por Deus, não seriam prósperos ou que seriam menos abençoados. Nisso se revela a contaminação do modo de pensar, ainda que inconsciente, influenciado e moldado pelas matrizes que regem a teologia da prosperidade.

A grande farsa

Na maioria das vezes as pessoas que agem desse modo negam que pensem assim, acham um absurdo tal afirmação, até uma ofensa. Diriam eles: "Mas que absurdo, é claro que todos são abençoados, a nossa maior benção é a salvação! O que você está pensando de mim? Você está julgando, está me ofendendo!" Mas, como sempre acontece, quando pensamentos e modos de se pensar inconscientes, formam uma cosmovisão deturpada e alienada da realidade, o que se diz difere do que se faz. Os pensamentos formatam o agir, as ações são oriundas do que se pensa, e talvez nem todas as pessoas tenham total consciência disso, como se existisse uma programação mental para impor esse modo de pensar, ser e agir, com toda naturalidade. As pessoas são assim porque todo mundo é assim, porque o mundo é assim, e pronto! Nega-se que haja qualquer laço ou vínculo com a teologia da prosperidade, mas há! Note a maneira como são tratados os que tem mais posses e bens, como se fossem pessoas especiais, vips. Questionar isso é classificado como inveja, cobiça. Será que na mente dessas pessoas, eles seriam mais abençoados por Deus do que a maioria? Na cosmovisão distorcida da realidade SIM, apesar de que se afirme o contrário, com todas as letras. A contaminação da mente leva a um estado de insanidade e perda de referenciais seguros e absolutos que norteiem a vida, gerando assimetria entre pensamento e prática. Essa dissonância parece, mas não é de todo inconsciente e involuntária, pelo contrário, é uma maneira que existe para se manter o establishment, isto é, uma ordem ideológica instituída e praticada com naturalidade, porém permissiva e contraditória à Palavra de Deus. Se interrogados e questionados por esse modo de ser e agir, essas pessoas negam, dissimulam e tentam passar a ideia de que não fazem isso, mas eventualmente, no particular, esclarecem que "muita coisa está escrita na Bíblia, mas na prática é diferente". Na verdade eles se renderam ao caos social que aí está, se acovardarem e em alguns casos até se venderam, como jogadores que utilizam blefes para se manterem no jogo. O que rege essa prática tão comum e infame, mas aceita vivenciada com naturalidade, são interesses escusos, sede de poder, laços de afetividade familiar, amizades, costumes e as TRADIÇÕES dos homens, etc., e não a primazia da Palavra de Deus. Uma frase que se tornou clichê nesses ambientes é: "Aqui sempre foi assim, nós sempre fomos assim, sempre fizemos assim!"

Assim o Senhor nos alerta:


"Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; porquanto, nEle, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade." Colossenses 2:8-9. 

Que realidade mais triste  e assustadora! Tudo isso associado ao fato do poder do dinheiro (prosperidade => riquezas => poder) gerando influência nas decisões. Ou seja, os que ditam as verdadeiras regras são os considerados "mais abençoados". Esses tem várias maneiras de impor seu poder. A forma mais comum acontece quando eles ameaçam sair daquele ambiente comum em que estão, que tem mais o perfil de um mero clube, ou círculo de amigos, uma vez que a Palavra de Deus ficou em segundo plano. Caso a vontade deles não seja atendida, logo sinalizam que estão procurando outro local para irem, ou que simplesmente se ausentarão dali.

Existem ainda outras maneiras de manipularem, ou tentarem fazer isso. Uma das que mais me assusta, talvez por sua grosseria, é através da manipulação de segredos, e a ameaça de que se expostos poderiam destituir alguns de seus altos postos, trazendo vergonha para si mesmos e suas famílias. Então, aqueles que tem conhecimento de tais segredos passam a negociar seu silêncio, de modo que se protegem e ficam blindados, controlando as pessoas em seu derredor. Há pessoas que perpetuam-se no poder através dessa prática perniciosa, associados a covardes que não querem se expor e pagar o preço da honra e da dignidade, tornando-se cúmplices desse jogo sujo.

Pergunto: onde está a prosperidade nisso? Cadê a bênção de Deus? Será que o diabo os cegou de tal maneira que pensam que Deus abençoa esse tipo de prática? Pois isso existe! E dentro de instituições religiosas que gabam-se de serem puras e guiadas por Deus. Que infâmia! Deus não age assim, satanás sim! Os demônios sim! Mas o Senhor Jeová jamais!

E os que se sujeitam a essa situação? Certamente também se tornaram culpados, pois sabem de tudo que está acontecendo e não tem coragem para confrontar e tratar essas questões, antes permitem, concordam e até se envolvem com tais projetos iníquos. Creio que para alguns desses bajuladores, os que eles pensam que são "mais abençoados", estão mais perto de Deus, e por isso seriam mais iluminados. Só pode ser uma anomalia, um grande engodo do inferno, pois para eles, se Deus abençoou mais uns que os outros, isso faria deles seres especiais, quase deuses, ou algum tipo de profetas. Isso é uma possibilidade, especialmente em se tratando de pessoas mais humildes. Basta observar como eles tratam essas pessoas. Ou será que são meros bajuladores mesmo? Essa segunda hipótese também faz sentido quando observamos os que são bajulados, e como gostam disso. Há uma relação intrínseca entre bajuladores e bajulados, um tipo de troca de favores, elogios e apetecimentos, algo que enoja qualquer homem de Deus. Esses tais geralmente não podem sequer serem questionados. Contradizê-los parece ser pecado, blasfêmia, um desrespeito herético! Além disso, esses poderosos também infringem medo nos mais fracos, porque farão qualquer coisa para desacreditar e destruir os seus oponentes, e geralmente são conhecidos por sua personalidade forte e temperamento impulsivo e autoritário. São poucos os que se dispõe a questionar e tentar fazer frente a esse sistema, mas ainda há os que "não dobraram seus joelhos a baal e nem o beijaram" (1 Rs 19:18). Somente Deus pode destruir as obras das trevas, somente Ele pode destruir o trono de satanás, e Ele assim o fará a Seu tempo.

O mundo está em uma total inversão de valores, e infelizmente muitos tem se contaminado, e prestarão contas por isso. Eis aí a apostasia! (1 Tm 4:1).



O poder do status, reconhecimento e popularidade

Um outro elemento preponderante e plenamente observável da realidade desse quadro atual nos relacionamentos, é o poder do status, do reconhecimento público e da popularidade. Vivemos um tempo em que, para muitos, a popularidade é tida como algo primordial para a obtenção da felicidade (confira aqui no Consciência Cativa: A Sociedade da Popularidade). Existe uma manipulação, verdadeira lavagem cerebral acontecendo através das mídias, um fenômeno social que já é até tratado como causador de doenças mentais. Estranho mesmo é ver como esse modo de viver se tornou uma ideologia de vida para tanta gente, influenciando até pessoas que deveriam viver fora desse prisma que é alicerçado na escravidão do egocentrismo e da soberba. Geralmente os conceitos da contaminação da mente pela teologia da prosperidade se esbarram nessa questão da popularidade, pois o poder gera popularidade, e a popularidade traz para perto de si as pessoas. Afinal quem gosta de ficar sozinho, isolado, ser impopular? E quem quer andar com alguém que é visto assim pelas pessoas? Mas se é até normal gostar de ser querido e ter amigos, não é certo negociar valores básicos de uma vida sadia, moral e decente. Também não é saudável fazer disso algo primordial para a realização pessoal e felicidade. Vivemos um tempo onde a baixa auto estima está em alta! Aí é que está o problema: o que as pessoas fazem para serem aceitas? Qual o preço que em geral se paga para não ser impopular, para ser aceito e ter amigos? Como as pessoas negociam isso? Qual é a moeda de troca? Há certas coisas que podem ser negociadas, outras não! Jamais ponha em risco sua dignidade, moral, honra, integridade, e a pureza da Palavra de Deus em seu coração, sua boca e suas ações!

Ter muitos amigos é uma coisa boa? Segundo a Bíblia não!!!

"O homem que tem muitos amigos, tem-nos para a sua ruína; mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão." Provérbios 18:24.

"As riquezas granjeiam muitos amigos, mas ao pobre o seu próprio amigo o deixa." Provérbios 19:4.

"O pobre é odiado até pelo seu próximo, porém os amigos dos ricos são muitos." Provérbios 14:20.

A falsa ideia de prosperidade está conectada diretamente aos anseios da popularidade e do dinheiro. Ser popular é ter o poder da influência e muitos fazem qualquer coisa para a terem, ou se manterem populares. Por isso que é nutrido um mecanismo de formatação do pensamento das massas, cuja ferramenta principal é a propaganda, seja ela positiva, para levantar o nome de alguém, ou negativa quando o objetivo é destruir a imagem de uma pessoa, tornando-a impopular e trazendo para tal pessoa a imagem de não estar vivendo dentro das bênçãos de Deus. Assim como na teologia da prosperidade isso é associado a algum pecado oculto ou maldição, na contaminação do pensamento coletivo isso funciona da mesma maneira, com maior eficácia de acordo com o nível de contaminação. Mas, ser popular é tão importante assim para você? Há uma multidão de pessoas com baixa auto estima, lutando e fazendo de tudo para serem bem vistas e populares aos olhos dos outros. Passam por cima de outras pessoas, usando-as como degraus para sua vil escalada. Renegam princípios primordiais de amor, misericórdia e justiça, em função de seus próprios interesses. O que é mais importante para eles não é agradar a Deus, mas agradar a si mesmos e às pessoas que eles estimam. Certamente um dia eles prestarão contas a Deus.

Um adendo bíblico

Os fariseus trabalharam bastante e tentaram criar uma imagem negativa do Senhor Jesus, quando associaram os milagres divinos que Ele realizava, à ação de satanás, afirmando ao povo que tais milagres eram operados pelo poder de belzebu, rei dos demônios. Essa era a propagando ruim que eles fizeram de nosso Mestre, e infelizmente muitos caíram nessas mentiras. Hoje em dia ser um cristão verdadeiro não é muito popular para muitos, basta observar. Quantos se disporiam a andar com Jesus e confessá-Lo publicamente como seu Senhor e Salvador, se Ele Se fizesse presente fisicamente como nos primórdios bíblicos? Quantos O aceitariam como Pastor de suas Igrejas se Ele assim Se apresentasse visualmente, como fez naqueles dias? Imagine a cena... Jesus no púlpito da Igreja pregando uma de Suas mensagens exortativas, e ao término do culto alguém, talvez da liderança, chegasse para Ele e O interpelasse dizendo: "Senhor, não fale assim com as pessoas porque pega mal, chamá-los de raça de víboras e sepulcros caiados não dá Ibope! Se continuar assim não fica ninguém na Igreja. Desse jeito o Senhor não será eleito, e em breve será substituído, hoje em dia o que não falta é pastor!" Que ironia do destino, pois foi exatamente o que aconteceu naqueles dias em que a classe dominante não reconheceu Jesus como o Filho Unigênito de Deus, mas era o Messias em pessoa que estava lá.

Nota-se que a contaminação da malfadada teologia da prosperidade e a loucura que ela produz, já alcançou níveis inimagináveis dentro de muitas instituições, onde o que mais importa é o carisma, não o caráter, é ser popular, ter o poder que possa influenciar pessoas, ter muitas posses e bens, a estética, não a ética. Nesses ambientes doentios e mórbidos, a Palavra de Deus se tornou um aparato, um mero enfeite que pode ser manipulado ou removido de acordo com a vontade dos poderosos. Deus não tem a primazia, mas está ali para ser estudado e observado apenas.

O que é ser abençoado

Qual é a "benção sem medida" citada em Malaquias 3:10? Seria dinheiro, riquezas, saúde de ferro, muitos amigos, popularidade? Nada disso, a maior bênção de Deus que alguém pode ter, é a SUA PRESENÇA. Ora, ser abençoado por Deus, próspero diante dEle, é andar na Sua presença, ser amigo dEle, viver para Ele seja na fartura ou escassez, seja na saúde ou na enfermidade, com amigos ou sem eles. Repito! Isso considerando-se o FATO de que a maior bênção, o maior sinal de prosperidade, a mais abundante manifestação de alegria e contentamento, é a presença de Deus conosco. Deus é fiel e jamais deixa nos faltar aquilo de que necessitamos. Simples e claro como 2 e 2 são 4, quem é mais abençoado por Deus, o que tem muitas posses e vive em função disso, ou o que tem somente o básico e é feliz para com Deus? O que sempre anda de carro e idolatra esse bem, ou aquele que anda a pé e de ônibus, mas serve a Deus com inteireza de coração e alegria? Aquele que come carne, talvez até de primeira, quase todos os dias da semana, e vive em guerra com sua família, ou o que tem uma vida muito modesta, porém tem em seu lar um manancial de bênçãos? Quem viaja nas férias, talvez até para o exterior, e não é digno e desonra a Deus, ou o que trabalha nas férias para poder sair, ou tentar sair do vermelho, mas com muita dignidade e esperança? Aquele que tem um plano de saúde de primeira e não tem certeza de sua salvação e vive no vício e no pecado, ou aquele que enfrenta as filas do SUS, mas é convicto de que seu nome está escrito no Livro da Vida e vive cheio do Espírito Santo? Obviamente que em todos esses casos, com a mentalidade bíblica sabemos que o segundo exemplo é o mais abençoado por Deus, enquanto que com a mente carnal, o mundo diz que é o primeiro. Mas, na prática, quantos pedreiros ou peões de fábrica você vê ocupando cargos de liderança? Quantas pessoas simples tem proeminência pelo simples fato de serem santos, consagrados e falarem a Verdade e não a negociarem de modo algum? Será que é porque eles não tem dom para isso, não tem estudos? Ou será que é porque são de uma condição de vida mais humilde e simples? Ou porque são tidos por chatos por serem apegados à Bíblia e à oração? Nesse caso o fator preponderante para a tomada de certas decisões é a piedade, santidade e consagração, ou a posse de bens? Aí está uma das faces mais visíveis dessa contaminação do pensamento, fácil e fartamente observável no modus operandi de muitas instituições.

É preciso ressaltar que o fato de que muitos, por haverem herdado uma condição de vida melhor, material e culturalmente falando, ou de terem-na obtido com  muito trabalho, esforço, estudo, fidelidade e dedicação, não faz deles pessoas melhores que os outros, nem tampouco pessoas más. É verdade que os bens materiais podem influenciar a vida de uma pessoa para pior, e que o conhecimento pode gerar soberba, assim como o seu desejo e busca deles, mas quem é fiel a Deus no pouco, poderá ser também no muito. E ainda há muitos que são infiéis no pouco, e arrogantes sem conhecimento. Uma coisa não tem nada a ver, primordialmente, com a outra.

Enfrentando as vicissitudes da vida

Há um ditado, parafraseado das Escrituras, que diz: "Quem não tem problemas que atire a primeira pedra". Todos os seres humanos tem seus problemas, sejam eles grandes ou pequenos, rápidos ou duradouros, passageiros ou permanentes, mais ou menos dolorosos. A maneira como lidamos com as crises demonstra visualmente o tipo de estrutura espiritual que temos. Vivemos dias difíceis na economia de nosso país, há enfermidades de todo tipo, algumas ressurgindo das cinzas, outras que nunca se tinha tido notícia. Também temos que lidar com a violência, algo tão comum e crescente na sociedade. Cedo ou tarde os problemas baterão à nossa porta, seja de que natureza forem, ou quanto tempo durarem, mas coisa boa e sábia é se preparar para o dia mau. Enfrentaremos todas as lutas porque Deus é conosco, nada nos faltará, Ele É o nosso sustento e força e não permite que sejamos provados além do que podemos suportar.

A infiltração da teologia da prosperidade no inconsciente coletivo se mostra na hora do enfrentamento dos problemas, sejam eles de que ordem ou natureza forem. Geralmente, o que muitos pensam é que se trata de um castigo divino, ou algum tipo de maldição ou consequência de pecado. Ainda que as pessoas neguem tal pensamento, ou não o assumam muito claramente, é o que passa por muitas mentes e corações, chegando até a verbalizações do tipo: "Você viu o que aconteceu com ele? É Deus pesando a mão!" Ou então: "Ah isso é algum pecado escondido, senão não estava assim." Quantos comentários infelizes! O que esses seres pensam de Jeremias, Ezequiel, e dos Profetas em geral, dos Apóstolos, e do próprio Senhor Jesus? Ainda há que se lembrar da Igreja perseguida da Idade da Trevas, e hoje em dia nos locais mais sombrios do Oriente Médio, Ásia e África. HOMENS DOS QUAIS O MUNDO NÃO ERA DIGNO! (Hebreus 11:38). Mas, infelizmente esse comportamento também é plenamente observável. Como alguém disse, "quando alguém está assim, ninguém quer ficar perto". Lembremos de Jó e tudo que ele passou em seus dias de provação e sofrimento, como foi tratado por seus amigos. Aprendamos a lidar com nossas vicissitudes e também a apoiar e ajudar os que sofrem.

Descontaminação


São dias difíceis esses que estamos vivendo. Talvez jamais tenhamos sido tão invadidos por pensamentos contrários à Palavra, talvez jamais tenhamos sido tão contaminados por costumes tão nocivos à comunhão com Deus. Sejamos sábios, guardemos firmemente os valores e princípios bíblicos, não sejamos covardes, enfrentemos com fé essa onda que varre toda a Terra e nos afeta tanto. Sejamos diferentes, tenhamos coragem para fazer diferença. Com coragem e sabedoria, com fé, amor, misericórdia e perseverança. Acima de tudo OREMOS, pois somente Deus pode mudar os corações que já estão afetados por essa contaminação.

Se você é um formador de opinião, vigie, pois pesa sobre nós a grande responsabilidade de sermos influenciadores dessa geração que aí está. Ao ser constrangido pelos costumes do mundo infiltrados, tenha coragem de não ceder, ainda que você tenha que pagar o preço da traição, do abandono e do desprezo de muitos, não se abale. Lembre sempre dos profetas, dos apóstolos, dos irmãos da Igreja Primitiva e dos Mártires da Fé. Lembre acima de tudo de nosso Senhor Jesus Cristo, exemplo máximo de Quem não se entregou ao sistema da religiosidade vigente, pagando com Sua própria vida por ser FIEL A DEUS!

Talvez ao ler esse texto você tenha se identificado como alguém que já foi cooptado por essa contaminação do pensamento, talvez você mesmo já se veja agindo diferente daquilo que preconiza a santíssima Palavra de Deus, e sinta-se culpado porque sabe que está pecando, porém a força do sistema e dos costumes instituídos é tão grande que você não tem tido forças para reagir. O meu conselho é:

(1) Não perca de vista o amor, a Deus acima de tudo e de todos, mas também o amor ao próximo. Dependa da graça de Deus. O amor nos protege e fortalece na fé, então não deixe de amar em Jesus às pessoas. Quando o seu amor se enfraquecer, clame a Deus e Ele te susterá com o Seu amor, e você amará com o amor que vem de Deus. É normal que sintamos uma grande revolta quando nos apercebemos de que fomos manipulados, usados e descartados. Mas fique na presença de Deus, Ele nunca deixou de nos amar, Ele não é um brincalhão cósmico, ou um ser sádico. Essas figuras são plantadas pelo diabo para ludibriar as pessoas, "o príncipe desse século cegou o entendimento dos povos", mas você não! Você conhece a Palavra de Deus e sabe que Ele está no controle de tudo, é Justo, te ama, está sempre do seu lado, e tem um plano. Você é filho de Deus e o inimigo não vai te enganar. Fique firme no amor!

(2) Assuma posturas coerentes com a Palavra de Deus, ainda que você seja abandonado e perseguido, não deixe sua posição de servo de Deus e fortaleça sua fé na Palavra de Deus, pois ela é a manifestação clara e direta da vontade de Deus para nós. Amar a Deus acima de tudo é amar a Sua Palavra acima de tudo. Se for arguido por causa de suas ações, talvez mudanças de atitudes, explique que trata-se de um compromisso seu com o Senhor. Cuidado! Se for provocado não caia em ciladas. Evite discussões e "altercações sem fim", isso não leva a nada. Fale o mínimo necessário e mantenha-se limpo diante de Deus. Se você feriu alguém, ou se isso ocorrer, lembre que você é humano, sujeito a falhas, mas você também é filho de Deus, e portanto cumpra aquilo que Ele determinou para essas situações: seja humilde, peça perdão, e não negue perdão àqueles que lhe ferirem, ainda que não lhe peçam perdão.

(3) Na medida do possível fale e questione o sistema, aproveite bem as oportunidades e seja um influenciador. Deus pode te usar, mas tenha sabedoria para não passar por uma alguém beligerante (briguento), e nem pense que é melhor que os outros. Apenas faça a sua parte como servo de Deus e se for possível compartilhe da visão e do compromisso que você tem com a Bíblia, acerca da vida e dos fatos.

(4) Acima de tudo ORE, pois somente Deus pode mudar essa situação, e somente Ele também pode nos fortalece e firmar de modo que não abandonemos jamais a nossa posição de servos, custe o que custar. Chegará o tempo em que o povo de Deus pagará o preço de uma vida prática de fé com a sua própria vida, e se o Senhor assim quiser, nós estaremos aqui e poderemos passar por isso. Se Ele assim quiser, assim faremos com toda a dedicação, fé e resiliência. Deus te abençoe!

"O cão late quando seu dono é atacado. Eu seria um covarde se visse a Verdade divina ser atacada e continuasse em silêncio, sem dizer nada." João Calvino.

psvs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus