O Desamparo da Cruz


“Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus Meu, Deus Meu, por que Me desamparaste?” Mateus 27:46.

Jesus suportou a pior das dores, o pior sofrimento, que foi estar separado do Pai Celeste. 

“O grito desolado de Jesus é o cumprimento de Salmos 22:1, mostrando a profundidade do sofrimento que Ele experimentava ao sentir-Se separado de Seu Pai. Posteriormente, os Apóstolos perceberam que Jesus estava suportando o horror da ira do juízo de Deus sobre o pecado. Este foi, de todos, o mais agonizante dos sofrimentos daquEle cujo relacionamento com o Pai era perfeito em amor.” (A Bíblia de Genebra). 

Jesus é ao mesmo tempo perfeitamente Homem, e perfeitamente Deus. Ele traz em Si duas naturezas, a divina e a humana. Como Deus que Ele é, sabia de Sua missão e a obra que tinha sobre Si. Como Homem, sofreu amargamente aqueles momentos na Cruz, onde o tempo parecia que não queria passar, mas como Deus encarnado sofreu muito mais, pois não se tratava apenas do sofrimento físico, mas o Seu sofrimento espiritual foi algo sem explicação humana, algo tão terrível e inimaginável, ao ponto de trevas cobrirem a Terra naqueles momentos tão pesados qual nunca houve na história, nem antes e nem depois. Já estava predito acerca do Seu sofrimento - "Ele foi traspassado por nossas transgressões e moído por nossas iniquidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados" - Isaías 53:5. Se o inferno é estar separado de Deus, então Jesus sofreu horrores infernais naquele momento, pois o Pai Se ausentou dEle, virou o Seu rosto e não podia olhar para Ele naquele momento de profunda dor e solidão. Não que o Pai Se agradasse disso, mas foi por amor a nós que cremos, ao povo da Cruz, que Ele assim o fez, conforme está escrito em João 3:16 e Romanos 5:8. Jesus passou por tudo isso em nosso lugar, e agora, através dEle, que é o nosso Mediador, jamais o Pai nos abandonará, Ele sempre está conosco através do sacrifício de Jesus. 

Jesus não Se rebelou contra o Pai, mas confiou em Seu plano eterno e em Seu amor. Mesmo estando sob tamanho sofrimento e desamparado, mesmo sofrendo terrivelmente dores e horrores espirituais, Ele disse: “DEUS MEU, DEUS MEU”!!! Ele estava só e aflito, em meio às trevas que cobriram a Terra, e pregado na nossa Cruz, e ainda Se referiu a Deus dessa forma: “Deus MEU”, ou seja: “Tu És o MEU Deus”. O Seu grito não foi de desespero com aquela situação, foi de dor mesmo. Não foi uma forma de expressar qualquer tipo de frustração ou medo, muito pelo contrário, Ele sempre esteve no controle da situação, nada fugiu do plano eterno. E Ele sempre teve plena consciência de que depois de tudo aquilo que Ele estava passando, depois de Seu sofrimento e morte, Ele iria ressuscitar ao terceiro dia, voltaria aos Céus e seria recebido na glória celestial (ver Mateus 20:17-19 e Marcos 10:32-34). E apesar de tudo que passou Ele não desistiu, não Se irritou, não Se rebelou, não Se irou contra aquEle que permitia todo Seu sofrimento, pois Ele sabia que havia um objetivo naquilo tudo, e que todo aquele sofrimento era necessário para que se cumprisse o plano eterno da salvação de Deus para todo o Seu povo. Ele creu que Deus era suficiente para sustentá-Lo. Jesus honrou ao Pai!

A questão da honra tem sido esquecida em nossos dias. Honrar a Deus é não se rebelar, não abandonar a fé, não se vender, mas ter caráter e integridade. Entendamos essa dimensão do amor do Pai, que sacrificou o próprio Filho para nos salvar. Não se trata de fábulas ou mitos, esse é um amor real e verdadeiro. Qual é a nossa resposta a esse amor? Abracemos firmemente a nossa salvação e a nossa comunhão com Deus. Ela é mais preciosa do que ouro, vale infinitamente mais do que tudo em nossas vidas. Busquemos ter um relacionamento mais vivo e abundante com o Senhor. Nós jamais seremos desamparados como Cristo foi, Ele passou por tudo isso para nos salvar e nos aproximar. Alegremo-nos e regozijemo-nos nEle! Mas esteja alerta às consequências nefastas para quem não abraçar esse amor e se desviar pelo caminho. Ainda que venham provações creia na realidade de que Deus é Amor, e é o nosso Deus. Não O abandone jamais, mas fale sempre como Jesus falou: “DEUS MEU!!!”. (Leia Hebreus 2:1-3. Deus te abençoe!).

Por Paulo Visotcky.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus