O Brasil Pertence ao Senhor


“Ao SENHOR pertence a Terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.” Salmos 24:1.

No dia 22 de abril, domingo p.p. (próximo passado), comemoramos os 518 anos do descobrimento do Brasil. No dia 22 de abril de 1.500, chegavam ao litoral sul do atual estado da Bahia, treze caravelas portuguesas, comandadas por Pedro Álvares Cabral. O termo “descoberta do Brasil” não tem mais o significado do passado. Antes, os historiadores afirmavam que a chegada dos portugueses ao litoral brasileiro ocorrera por acaso. Hoje, é quase unanimidade entre os historiadores, a ideia de que os portugueses já haviam estado no Brasil, e que a caravana de Pedro Álvares Cabral apenas oficializou a posse da terra pela Coroa Portuguesa. Existem também, aqueles que questionam o termo “descoberta do Brasil”, pelo fato deste país já estar habitado pelos indígenas. Nosso objetivo não é relatar nem questionar a história do descobrimento, mas refletir, como cristãos, o que este país significa para nós. Primeiro, e acima de tudo, precisamos estar conscientes de que o Brasil pertence ao Senhor. “Ao SENHOR pertence a Terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. Fundou-a Ele sobre os mares e sobre as correntes a estabeleceu.” (Salmos 24:1-2). Isto implica, entre outras coisas, que devemos amar este país. 

Outro fato que deve nortear nossos sentimentos e nosso comportamento em relação ao nosso país é a convicção que Deus nos colocou aqui. O salmista, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu que Deus determinou e escreveu todos os nossos dias “quando nem um deles ainda existia” (Salmos 139:16). Ou seja, fazemos parte de um projeto de Deus no qual Ele determinou a época que devíamos nascer, e o lugar onde devíamos morar. 

E Ele, sábia e soberanamente, escolheu para nós este país. Diante disso, concluímos que é nossa obrigação lutar pelo bem deste país. Quando os judeus estavam exilados na Babilônia, Deus, por intermédio do profeta Jeremias, deu-lhes a seguinte ordem: “Edificai casas e habitai nelas; plantai pomares e comei o seu fruto. Tomai esposas e gerai filhos e filhas, tomai esposas para vossos filhos e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; multiplicai-vos aí e não vos diminuais. Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz.” (Jeremias 29:5-7). Em outras palavras: sejam produtivos, vivam dignamente na comunidade e busquem o bem desta terra, pois se ela estiver bem, vocês também estarão bem. 

Isto, certamente, vale também para nós. Viver com dignidade, buscando o bem deste país e intercedendo por ele; isto deve estar acima de nossas preferências pessoais e de nossos posicionamentos políticos e ideológicos. Isto, certamente, glorifica o nome de Deus.

Autor: Pr. Adão Carlos do Nascimento, 1ª IPB de Governador Valadares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus