Dez Verdades Sobre o Evangelho, a Igreja e Missões



“E será pregado este Evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.” Mateus 24:14.

1- O Evangelho de Deus é supracultural e transtemporal. Suficiente para comunicar a Verdade de Deus a todo homem, em todas as culturas, em todos os tempos e em todas as organizações sociais, seja uma aldeia remota ou uma megacidade (Mt 24:14; Jo 3:16; At 1:8).

2- O Evangelho não é apenas a Verdade, mas também o poder de Deus. A mensagem bíblica é profundamente confrontadora e transformadora, atingindo e transformando o homem em todos os níveis de sua existência, inclusive o cultural (Rm 1:20; At 17:18-32; At 8:12-23; Gl 1:16).

3- O Evangelho começa em Deus e fala sobre a Sua salvação. O Evangelho não é a mensagem da Igreja sobre Deus, mas de Deus sobre a salvação da Igreja. A mensagem do Evangelho não é a Igreja e seus feitos, mas Jesus Cristo, Sua morte e ressurreição (Rm 1:1-2,16 e 15:16; Ef 2:14-22).

4- O homem, em pecado, está distanciado de Deus e totalmente carente de Sua graça e salvação. O Evangelho convida o homem a compreender que está perdido e arrepender-se dos seus pecados (Gn 2:17; Is 59:2; Rm 1).

5- A Igreja é a comunidade dos redimidos, originada em Deus e pertencente a Deus. Não foi formada para agradar aos desejos e preferências de homens, mas para agradar e obedecer a Deus (1 Co 1:1-2; Ef 4:11). 

6- A Igreja não é uma comunidade alienante. Os redimidos por Cristo são homens e mulheres comuns, pais e filhos, professores, funcionários e chefes, pessoas normais que vivem e levam o Evangelho onde estão (1 Co 6:12-20).

7- A Igreja é uma comunidade sem fronteiras, portanto fatalmente missionária. É chamada a proclamar Jesus perto e longe, em todos os lugares e prioritariamente entre os que pouco ou nada ouviram do Evangelho (Mt 28:18-20; Rm 15:20).

8- A vida da Igreja, quando obediente às Escrituras, é um grande testemunho para o mundo perdido. É necessário que viva o que prega, que demonstre no dia a dia aquilo que confessa nos cultos públicos (Jo 14:26; 16:13-15).

9- A primeira missão da Igreja não é proclamar, mas morrer. Somente morrendo para nossos pecados e desejos viveremos para Cristo e Seu Reino (Gl 2:20; 1 Pe 2:9).

10- A missão maior da Igreja é glorificar a Deus. Nessa caminhada é preciso que a Igreja se “desglorifique” para de fato glorificar ao Senhor (Sl 108:5; Fp 1:11; Rm 16:25-27).

Por: Ronaldo Lidório. O autor é pastor presbiteriano e missionário ligado à Agência Presbiteriana de Missões Transculturais (APMT). Serviu por nove anos no noroeste africano, entre o povo konkomba-bimonkpeln, como plantador de Igrejas e tradutor do Novo Testamento. É autor de 15 livros, entre eles “Introdução à Antropologia Missionária” e “Comunicação e Cultura” (Edições Vida Nova). Atualmente é missionário na selva amazônica. (Texto extraído e adaptado de http://ronaldo.lidorio.com.br/wp/).

Boletim IPNA 18/02/18
Igreja Presbiteriana Nova Aliança
Rua Álvares Fagundes, 107, Americanópolis, São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus