As Marcas da Igreja na História



“Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR.” 1 Samuel 7:12.

A palavra hebraica “Ebenézer” literalmente significa “pedra de Ajuda” e aparece três vezes na Bíblia. Veja as referências abaixo: 

Ebenézer é o nome de uma aldeia de Efraim onde os filisteus derrotaram os israelitas. (Dicionário da Bíblia de Almeida):

“Veio a palavra de Samuel a todo o Israel. Israel saiu à peleja contra os filisteus e se acampou junto a Ebenézer; e os filisteus se acamparam junto a Afeca.” (1 Samuel 4:1).

“Os filisteus tomaram a arca de Deus e a levaram de Ebenézer a Asdode.” (1 Samuel 5:1).

Mais tarde os israelitas venceram os filisteus e levantaram uma pedra, a qual chamaram de Ebenézer: 

“Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR.” (1 Samuel 7:12).

Portanto, Ebenézer é também o nome dado a uma pedra memorial erigida por Samuel para marcar o local onde Deus ajudou Israel a derrotar os filisteus ao norte de Jerusalém. (Léxico de Português Hebraico STRONGS). 

É interessante o jogo de palavras e seu significado.

Primeiramente, os filisteus derrotaram os Israelitas próximo à aldeia de EBENÉZER (Pedra de Ajuda). O Senhor não foi “pedra de ajuda” para o Seu povo porque estavam agindo sem fé e de forma desobediente.

Depois de algum tempo, após arrependimento sincero, Deus voltou a ser uma “pedra de ajuda” para o Seu povo, dando-lhes a vitória sobre os inimigos Filisteus. Então, Samuel declarou: “Até aqui nos ajudou o Senhor”. Ou seja, até aqui o Senhor foi nossa “pedra de ajuda”.

Assim como o povo judeu ao vencer os filisteus disseram: “Ebenézer!”, ou seja “Até aqui nos ajudou o Senhor!”, nós também podemos dizer, ao completarem-se o quinto ano da IPNA: “EBENÉZER!”

Temos várias dificuldades mais em todas elas o Senhor nos tem ajudado. Podemos dizer que tudo que ainda não foi resolvido será resolvido, mas até aqui o Senhor nos ajudou! E sempre nos ajudará!

O povo de Deus nos tempos de Samuel estava distante do Senhor e procuravam respostas em outros deuses, mas enquanto não se arrependeram e voltaram-se para Deus a vitória não foi completa.

Foi necessário que recebessem um alerta do sacerdote para que encontrassem novamente o caminho do Senhor. Então foram felizes em suas empreitadas.

Deus é também a nossa “pedra de ajuda”, para tanto é necessário que creiamos em seu amor e sua sabedoria para que possamos continuar a dizer: ”Até aqui o Senhor nos ajudou!” E poderá nos ajudar muito mais.

Porém, não basta crer, temos também que demonstrar o que cremos através de nossos atos, não apenas com nossas palavras. Nossas ações precisam refletir o que falamos e sentimos.

Deus deseja te ajudar creia e a cada dia poderemos dizer: Até aqui o Senhor nos ajudou!”
(Site da Igreja Metodista).

Na visão reformada o povo de Deus estava presente no Antigo Testamento em Israel, assim como nós hoje somos o povo de Deus através da Igreja. Deus não muda e nós, hoje, Igreja do século 21, somos o Israel de Deus na face da Terra. Portanto, tudo que está escrito a respeito desse povo tem a ver conosco no sentido de nos ensinar, instruir e edificar.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” 2 Timóteo 3:16-17.

Nessa perspectiva o que podemos aprender com respeito às marcas da Igreja aqui nesse texto sagrado? A Igreja precisa observar os eventos vividos pelo povo de Deus nesse contexto e extrair daqui lições.

1 – Exortação e arrependimento (vs.3-4)
“Samuel falou a toda a casa de Israel, dizendo: - Se é de todo o coração que vocês estão voltando ao SENHOR, então tirem do meio de vocês os deuses estranhos e os astarotes, preparem o coração ao SENHOR e sirvam somente a ele. Ele livrará vocês das mãos dos filisteus. Então os filhos de Israel tiraram de seu meio os baalins e os astarotes e serviram só ao SENHOR.” 1 Sm 7:3-4.

Igreja é lugar de exortação, pregação, convite e desafios de fé. Cada vez que a Palavra de Deus é pregada há exortação e desafio aos que creem. Porém, sob grande oposição. Vivemos hoje a geração do “mimimi”, a geração “casca de ovo”, ou “casca de ferida”. São os crentes “dodóizinhos” que por qualquer motivo não vão mais à Igreja, ou ficam e fazem políticas contra seus líderes. Duas coisas sobre esse tipo de comportamento: a) isso é rebeldia e segue o padrão de ação de satanás e seus demônios, os anjos rebeldes; b) esse pessoal quer só um álibi para não ir mais à Igreja, na verdade eles já estão fora da Igreja, digo a invisível.

Mas note o que acontece com o verdadeiro povo de Deus, a verdadeira Igreja. O povo de Deus é o povo que aceita ser exortado e se arrepende, porque essa exortação é feita de acordo com a Palavra de Deus e o arrependimento é produzido por Deus nos corações

“As Minhas ovelhas ouvem a minha voz e Me seguem.” João 10:27. 
“Arrependei-vos porque o fim está próximo.” Mateus 3:2.

2 – Confissão e perdão (vs.6)
“Congregaram-se em Mispa, tiraram água e a derramaram diante do SENHOR, jejuaram aquele dia e ali disseram: - Pecamos contra o SENHOR. E Samuel julgou os filhos de Israel em Mispa.” 1 Sm 7:6.

O povo de Deus é o povo que se confessa a Deus, porque aprendeu que Deus perdoa seus pecados, e vive nessa dimensão de arrependimento, confissão e perdão e transformação.

“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados e nos purificar de qualquer injustiça.” 1 João 1:9.

3 – Oração e clamor (vs.8)
“Então os filhos de Israel disseram a Samuel: - Não cesse de clamar ao SENHOR, nosso Deus, por nós, para que ele nos livre das mãos dos filisteus.” 1 Sm 7:8.

O povo de Deus é aquele povo que busca a presença de Deus em oração. Essa é uma área nevrálgica da Igreja, pois muitos e muitos crentes não querem orar e não gostam de orar. Vivem dizendo que não tem tempo, para eles isso é obrigação e trabalho do pastor, afinal o pastor é remunerado e eles não ganham nada para irem na Igreja orar. Infelizmente a Igreja moderna está doente por não conhecer e até desprezar os altares do Senhor. Mas o povo de Deus é o povo que ora, porque aprendeu a andar no novo e vivo caminho que Cristo nos consagrou por meio de Seu sacrifício. É o povo que sabe que a Casa de Deus é reconhecida como Casa de Oração para todos os povos.

“Buscar-Me-eis e Me achareis quando Me buscardes de todo o vosso coração.” Jeremias 29:13.

4 – Louvor e sacrifício (vs.9)
“Então Samuel pegou um cordeiro que ainda mamava e o sacrificou em holocausto ao SENHOR. Samuel clamou ao SENHOR por Israel, e o SENHOR lhe respondeu.” 1 Sm 7:9.

O povo de Deus é o povo que louva a Deus, que adora a Deus, porque O ama e reconhece que Ele É o Senhor. Então solte a sua voz ao louvar, não fique resmungando, mas cante altos louvores a Deus. Não fique reclamando, murmurando diante das dificuldades, louve a Deus. Não fique criticando quem está fazendo a obra de Deus, mas se uma em espírito de gratidão para que a sua vida seja uma vida de louvor. Não louve só na Igreja, continue o culto ao término do culto, cultue a Deus em seu carro, sua casa, na rua, trem, ônibus, metrô, no trabalho, escola, onde você for, louve a Deus. Em todas as circunstâncias, boas ou ruins, louve a Deus. Louvor é entrega, consagração, santidade e dedicação, holocausto e sacrifício. Seja assim o seu viver um sacrifício de louvor, e uma vida de sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Romanos 12:1.

5 – Benção de Deus (vs.10)
“Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram para lutar contra Israel. Mas naquele dia o SENHOR trovejou com grande estrondo sobre os filisteus. Eles entraram em pânico e foram derrotados pelos filhos de Israel.” 1 Sm 7:10.

O povo de Deus é o povo que vive na dimensão da bênção de Deus. Esse é um assunto muito controverso em nossos dias, pois uma parte da Igreja moderna só fala desse assunto, vive buscando com muita ênfase as de bênçãos. Tudo bem em buscar as bênçãos de Deus, afinal sem Ele nada somos e nada podemos fazer, mas primeiro é preciso buscar o Deus das bênçãos. Depender de Deus é normal na vida do crente, mas não é correto ser interesseiro, do tipo que só pede, não agradece e nem se dispõe a viver em gratidão. Mas o outro extremo da Igreja moderna, é a atitude de não buscar as bênçãos de Deus, que vai refletir diretamente na falta de oração. Também em críticas pesadas contra os que buscam e fazem questão de agradecer e testemunhar quando são abençoados. Complicado, não é? O consumismo e o materialismo da sociedade moderna tem influenciado a visão cristã quanto a posses e bens, dinheiro, saúde, planejamento e futuro. É preciso ter equilíbrio. No texto sagrado Deus Se manifestou após a oração, arrependimento e mudança de atitude de Israel, mostrando para nós que a nossa fidelidade é fundamental nessa questão. 

6 – Força, coragem, ânimo (vs.11,13)
“Os homens de Israel saíram de Mispa, perseguiram os filisteus e os derrotaram até abaixo de Bete-Car. [...] Assim os filisteus foram abatidos e nunca mais vieram ao território de Israel, porque a mão do SENHOR esteve contra eles todos os dias de Samuel.” 1 Sm 7:11,13.

O povo de Deus é o povo que vence o medo. Não somos diferentes de ninguém, humanamente falando. Lidamos com o medo a angústia e depressão como todas as pessoas. Mas observe que após o medo (vs.7) agora eles estavam cheios de ânimo, coragem e força. Deus os supriu e fortaleceu interiormente, agora eles estavam prontos para a batalha.

7 – Restituição (vs.14)
“As cidades que os filisteus haviam tomado de Israel foram devolvidas, desde Ecrom até Gate. E até os territórios ao redor delas Israel tirou das mãos dos filisteus. [...]” 1 Sm 7:14a.

Finalmente, o povo de Deus é também o povo que recebe de Deus a Sua restituição. Deus tem prazer em nos abençoar, e Ele mesmo traz de volta tudo que o inimigo nos levou. Especialmente com respeito ao que é relacionado à vida espiritual da Igreja. Sejam dons e talentos, ministérios e espiritualidade. Os filisteus são aqui uma figura do diabo, o ladrão (Jo 10:10), mas quando o Senhor age na vida de Seu povo Ele traz de volta a alegria perdida, o ânimo que ficou para traz, e toda sorte de bênção espirituais. E Ele acrescenta muito mais.

Conclusão – vs.12

É nesse contexto que Samuel profere as Palavras “Ebenézer! Até aqui nos ajudou o Senhor”

A igreja moderna está descaracterizada porque:

1. Não aceita ser exortada, tornou-se rebelde

2. Está cada vez mais liberal aceitando o pecado

3. Não é dada à oração e ao clamor e súplicas, vide precariedade das reuniões de oração.

4. Gosta de louvor, mas está virando louvorzismo, o louvor está virando idolatria em muitos contextos, e músicos estão se tornando ídolos. O louvor está cada vez mais separado da vida de sacrifício.

5. Há uma grande confusão acerca das bênçãos de Deus, uns só pensam nisso, outros não querem que se fale nisso. Há distorções terrível nesse assunto, principalmente porque a bênção de Deus tem a ver com a presença dEle em primeiro lugar.

6. Força, coragem e ânimo para a luta da fé. Nunca se viu tanto desânimo nas igrejas.

Esses itens precisam ser buscados em nossa individualidade espiritual.

É preciso reconhecer que o Senhor tem nos ajudado sempre, que Ele sempre cuida de nós e nos fortalece. 

ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR!


Material de apoio: site Igreja Metodista.

IPNA culto vespertino 05/11/17
Culto de Aniversário – 5 anos
Rua Álvares Fagundes, 102, Americanópolis, São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus