As Grandes Contribuições da Reforma Protestante



“Estou plenamente certo de que aquEle que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” Filipenses 1:6.

Segundo o teólogo Timóteo Carriker, o período medieval foi encerrado por dois movimentos interligados e consecutivos: o movimento da Renascença (Séc. XV) e a Reforma Protestante (Séc. XVI). Ambos procuraram inspiração na Antiguidade: (a) os artistas da Renascença procuravam imitar e renovar as artes e literatura clássicas; (b) os reformadores buscaram inspiração na Igreja Primitiva e nos pais da Igreja, antes do desenvolvimento de uma autoridade clerical com respaldo de um Estado. Esses movimentos influenciaram de maneira abrangente o desenvolvimento do mundo moderno, com introdução de conceitos como a liberdade, o individualismo, a igualdade, o nacionalismo e a democracia, com mudanças drásticas nas áreas da economia, da educação, da ciência e da tecnologia e na transformação de valores da estratificação social, na sexualidade e na família. Na política, (a) o estado moderno, ao encontrar parceria contra a Igreja Católica, a Reforma fortaleceu o estado secular e centralizado, a liberdade política e regional, em contraposição a governos tirânicos; (b) a democracia representativa, baseada no sistema presbiteriano de governo. Na cultura, as ideias de igualdade e de liberdade de escolha, provindas do discurso de Lutero de que não existe distinção entre o clero e o leigo, mas que todos os crentes são iguais. No direito e responsabilidade de livre exame das Escrituras segundo a consciência individual. No salto da ciência e da tecnologia, embasado na universidade. Denota-se que todas as línguas do mundo foram codificadas por missionários, com ênfase na Reforma por conta da defesa da autoridade das Escrituras e a sua necessidade de ser lida e entendida por todas as pessoas nos seus próprios idiomas. 

Ressalte-se que a elevação do status das mulheres e a libertação de raças escravizadas foram fundamentadas em princípios da Reforma, que combatia o tráfico negreiro, a prostituição, o canibalismo, o sacrifício de crianças e a queima de viúvas. Dessa forma, a Reforma Protestante contribuiu e muito, foi essencial para a construção da mentalidade ocidental e da sua influência no mundo inteiro, sendo incalculável os seus benefícios para a humanidade.

Por: Pb. Elias Bispo - Igreja Presbiteriana da Madalena, Recife, PE
IPNA pastoral boletim 05/11/17
Igreja Presbiteriana Nova Aliança
Rua Álvares Fagundes, 102, Americanópolis, São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus