É Certo Participar de Festas Juninas?


“Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convém; todas são lícitas, mas nem todas edificam.”
1 Coríntios 10:23.

Assim como carnaval, danceterias, bailes, quermesses e outras festas e eventos seculares, não é correto participar de festas juninas. Isso se deve ao fato de que somos crentes e temos uma tradição bíblica, histórica e doutrinária de oposição ao pecado, à idolatria e à mentira, tradição que deve ser guardada como o nosso maior tesouro e compromisso com Deus. A Reforma Protestante ocorreu justamente para expor o engano da idolatria, protestando contra os erros da igreja romana. Consideremos que: 

(1) As festas juninas são festas idólatras, porque cultuam aos ídolos, os chamados “santos católicos”. Pedro e João, por exemplo, são personagens bíblicos, irmãos nossos, que serviram a Cristo com suas vidas, e estão no Céu com Jesus. Mas não devem ser cultuados, “Não terás outros deuses diante de Mim. Não farás para ti imagem de escultura [...]. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque Eu Sou o SENHOR, teu Deus [...]” (Ex 20:3-5). “[...] Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele darás culto.” (Lc 4:8). 

(2) As instruções bíblicas, com respeito a nossa postura em uma sociedade idólatra, devem ser observadas com zelo e temor diante de Deus (At 15:20,29; 21:25; 1 Co 10:19-23 e 2 Co 6:14-18). Os alimentos servidos nas festas juninas são consagrados aos ídolos, e não podem ser ingeridos, pois o nosso corpo é o templo do Espírito Santo (1 Co 3:16).

(3) Somos chamados na Bíblia de “justos”, e por ordem divina não devemos nos misturar com os “ímpios”, participando de costumes e hábitos que eles têm por normais, pois são contrários às Sagradas Escrituras (Sl 1; Rm 12:1-2). 

Vivemos num tempo onde tudo é relativo, mas para os crentes não é assim. Muitos pais “crentes” vestem e pintam seus filhinhos, que uma vez foram batizados e consagrados a Cristo, preparando-os para a quadrilha e para a festa junina. Ao invés de ensinar-lhes que idolatria é pecado, passam-lhes a mensagem de que “não tem nada a ver” participar dessas festas, ainda que ali o santo fulano ou beltrano seja venerado com gritos de “viva!”. 

Irmãos amados, precisamos resgatar os princípios da Reforma Protestante e do Cristianismo, não podemos nos conformar com este século idólatra. A obra de Deus carece de servos verdadeiramente convertidos, consagrados e comprometidos com Deus e Seu Reino, que deixaram o velho homem para trás, e que não tem medo ou vergonha de dizer e ensinar que o crente fiel não participa de festas que cultuem ou homenageiem ídolos católicos. 

Respeitamos nossos amigos e parentes não crentes, mas não podemos ser influenciados com tamanha facilidade por costumes que contrariam a Bíblia.

Meditemos atentamente à exortação paulina: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente” Romanos 12:2a.

Pr. Paulo Sergio Visotcky da Silva
Soli Deo Gloria!!!

IPNA pastoral boletim e culto matutino 18/06/17
Igreja Presbiteriana Nova Aliança
Rua Álvares Fagundes, 102, Americanópolis, São Paulo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus