O novo nascimento


JOÃO 3:1-15

“Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus.” Jo 3:3.

O que é mais importante na vida? Para responder essa questão, vamos pensar em duas figuras bem conhecidas nossas, e depois responderemos à questão.

Figura um – a viagem de lua de mel estava pronta, mas a noiva esqueceu o passaporte.
Figura dois – a construção da sua casa não começa pelo teto, mas pelo alicerce.

Respondendo à questão inicial, a coisa mais importante na vida não é o seu trabalho, seus bens e a realização de seus sonhos. Ainda que isso tudo seja, e é, importante, muito importante, a coisa mais importante de todas é a SALVAÇÃO DE SUA ALMA. E isso é o NOVO NASCIMENTO, o tema dessa mensagem.

Jesus quis explicar de um modo bem profundo porque as pessoas sempre encontram dificuldade de entender a Bíblia em se tratando de conversão, salvação, etc. Geralmente as pessoas entendem mais quando o assunto é buscar as bênçãos de Deus, mas quando se trata de buscar o Deus das bênçãos, então as pessoas não entendem muito bem. Essa dificuldade provém do pecado, porque o pecado cega os olhos e tapa os ouvidos espirituais de modo que somente Deus pode fazer alguém entender o que é o NOVO NASCIMENTO, através da fé que é um dom (presente imerecido) de Deus àqueles que nascerão de novo e serão salvos.

Então, o que é o NOVO NASCIMENTO? Qual a sua importância? Você já nasceu de novo?

“Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus.” João 3:3.

1 – Didaticamente vamos pensar primeiro o que não é 

A – Não é reencarnação (4-6)
Não sabemos o porque da pergunta de Nicodemos, pode ser que ele estivesse tentando Jesus, mas eu não creio que seja isso porque faria dele um falso, note a sua declaração no verso 2. Creio que na verdade ele tinha alguma influência de seitas daquela época. “A reencarnação surgiu no norte da Índia entre os anos 1.000 e 600 antes de Cristo, exatamente na época em que Davi e seus descendentes governavam Israel até a queda de Jerusalém.” (Revista Ultimato online). Saul viveu por volta de 1013 aC, e em 1 Samuel 28 ele consultou a médium pagã (bruxa?) de En-dor, querendo estabelecer contato com Samuel que já havia morrido. E essa é uma das doutrinas básicas do espiritismo. Acredito que Nicodemos foi sincero em sua pergunta.

B – Não é religiosidade (1,10)
Nicodemos era mestre em Israel, e no entanto não havia ainda nascido de novo, ou seja, ele não era um convertido. Percebamos o horário em que ele procurou Jesus (2); seria medo? Talvez não quisesse se comprometer com aquele que era visto como um herege e blasfemo.

Aqui notamos também que o novo nascimento é obra de Deus, pois foi Deus que o aproximou de Cristo.

2 – O que é?

NASCER DE NOVO É CONVERTER-SE A DEUS, SER SALVO POR DEUS, PELO SACRIFÍCIO DE JESUS, ACEITANDO O TESTEMUNHO (PALAVRA) E O SENHORIO DE CRISTO EM SEU CORAÇÃO, COMO SEU ÚNICO SENHOR E SALVADOR PESSOAL! É SER FEITO NOVA CRIATURA, CRIADO SEGUNDO DEUS, E NÃO SEGUNDO O MUNDO.

A – Nascer da água (5a)
A resposta de Jesus tem duas partes, e a primeira delas é a água. Quem não nascer da água não pode entrar no Reino de Deus. Aqui Jesus está falando acerca do batismo, pois somente quem crer e for batizado será salvo (Mc 16:16). O batismo não salva, mas é um dos primeiros sinais na vida de quem é salvo. O batismo nos liga ao corpo de Cristo, que é a Igreja. Alguém pode até dizer que é crente, etc., mas se não for batizado pode ser que não entenda direito ainda a importância do batismo, como pode ser um falso crente. Se for batizado em uma seita também não condiz com o que diz Mc 16:16 “Quem crer e for batizado será salvo”. É preciso que seja batizado em uma Igreja de Deus, verdadeira e não em uma seita. Seitas são segmentos religiosos que não pregam a Verdade da Palavra de Deus.

“O batismo é um sinal visível de uma graça invisível”, pois a água do batismo não pode salvar, mas ela é um sinal do lavar regenerador que Deus efetua no coração dos salvos.

Ef 5:26 “para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela Palavra”
Tt 3:5 “mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que Ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador”

O batismo é tão importante que o próprio Senhor Jesus foi batizado (Jo 1:32-34 mensagem do domingo passado). Em Mateus 3:13-17 Ele disse para João que convinha que se cumprisse toda justiça.

B – Nascer do Espírito (5b)
A segunda parte da resposta de Jesus a Nicodemos, é que se alguém não nascer do Espírito Santo não pode entrar no Reino de Deus. Jesus explica que o novo nascimento é obra exclusiva do Espírito Santo de Deus em nós.

Pneumatologia = doutrina do Espírito Santo

πνεύμα = designativo do Espírito Santo, sopro animador ou força criadora, pela razão divina para vivificar e dirigir todas as coisas.

A obra do Espírito Santo 
i. Convence o homem do pecado da justiça e do juízo (Jo 16:8).
ii. Nos guia em nossos passos (Jo 3:6-8)
iii. Nos sela com Sua presença (Ef 1:13)
iv. É o penhor da nossa herança (Ef 1:14).

A salvação é obra do Espírito Santo. Nascer de novo é nascer do Espírito de Deus. A diferença entre crentes e não crentes, salvos e não salvos, convertidos e não convertidos, é que o nascer do Espírito Santo. 

“O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.” João 3:6.
Conclusão

Ao falar do nascer da água Jesus trata da Igreja visível, mas ao falar do nascer do Espírito Ele trata da Igreja invisível. Para ser salvo é preciso fazer parte desses dois aspectos da Igreja.

Aplicação prática

O que fazer para nascer de novo?

“Em verdade, em verdade te digo que Nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o Nosso testemunho.” João 3:11.

Jesus mostra que Nicodemos, assim como todos os fariseus, NÃO ACEITAVAM o Seu testemunho, ou seja, o que Ele pregava e ensinava. Isso é o que significa o testemunho de Cristo em nossos corações. Ao rejeitarem o testemunho de Cristo, eles rejeitavam o próprio Cristo! 

E você já aceitou a Cristo como seu único Senhor e Salvador?


Por Paulo Sergio Visotcky da Silva
Soli Deo Gloria!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus