OS CONSELHOS DE ZOFAR


“Se dispuseres o coração e estenderes as mãos para Deus; se lançares para longe a iniquidade da tua mão e não permitires habitar na tua tenda a injustiça, então, levantarás o rosto sem mácula, estarás seguro e não temerás. Pois te esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembrança como de águas que passaram. A tua vida será mais clara que o meio-dia; ainda que lhe haja trevas, serão como a manhã. Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranquilo. Deitar-te-ás, e ninguém te espantará; e muitos procurarão obter o teu favor.” Jó 11:13-19.

Parece que para muitos, os equívocos dos amigos de Jó fizeram deles os homens mais desprezíveis da face da Terra. Já houve até quem disse que eles foram lá para torturar Jó e fazê-lo sofrer. Mas não é isso que vejo. O que vejo são três irmãos na fé que se preocuparam com o estado de Jó, e em sua pequenez exortaram o amigo a que se preparasse para a morte. Exatamente o que fazemos quando algum irmão está padecendo e dizemos com Amós, “prepara-te!” É preciso levar em consideração também que eles eram servos de Deus, ainda que imperfeitos, e não tinham conhecimento algum do que se passava nas regiões celestiais, onde Deus deu Sua autorização a satanás, para que este fizesse tudo que fez.

Nas palavras de Zofar há lições importantíssimas a todos os que amam e temem ao Senhor. Em última análise, tais lições procedem do Senhor e de Sua Palavra. Podemos verificar que em Jó 13-19 há quatro exigências seis benefícios aos que desejam vencer a iniquidade.

Quatro exigências:

1- Dispor o coração. Entregar-se a Deus de todo o seu coração (vs.13a; Pv 23:26; Ef 6:7).

2- Estender as mãos para Deus. Orar, clamar, buscar a presença de Deus (vs.13b; 1 Tm 2:8; Hb 12:12; Lm 3:41; Sl 63:4).

3- Afastar-se da iniquidade. Santificação, purificação (vs.14a; Hb 12:14; Rm 12:1-2; Tg 4:8).

4- Não permitir tem justiça habite na sua tenda. Purificação do lar (vs.14b; Dt 7:26; 6:9; Js 24:15; Mt 6:6).

Seis benefícios:

1- Honra, não ter vergonha de apresentar-se diante de Deus e dos homens
“Levantarás o rosto sem mácula” (vs.15a).

2- Segurança, não temer o castigo de Deus. “[...] estarás seguro e não temerás” (vs.15b).

3- Cura das emoções. “Pois te esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembrança como de águas que passaram.” (vs.16).

4- Confiança, transparência. “A tua vida será mais clara que o meio-dia; ainda que lhe haja trevas, serão como a manhã.” (vs.17).

5- Paz. “Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranquilo. Deitar-te-ás, e ninguém te espantará [...]” vs.18-19a.

6- Disponibilidade, misericórdia, compaixão. “[...] muitos procurarão obter o seu favor” vs.19b.

IPNA 08 e 15/03/17
Igreja Presbiteriana Nova Aliança
Rua Álvares Fagundes, 102, Americanópolis, São Paulo
Soli Deo Gloria!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus