COMPRAR SEM PREÇO


ISAÍAS 55:1-7

“Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.” Isaías 55:1.


Nesse texto Deus nos faz um convite: “Vinde às águas!” Que águas são essas? A água é uma figura importante na Bíblia e nos fala da presença de Deus. Apenas duas citações: o Salmo 23 declara que o Senhor nos leva às águas que refrigeram a alma; e nos Evangelhos o Senhor Jesus declara que dos que nEle creem fluirão rios de águas vivas, e que Ele próprio é Quem nos dá de graça da água da vida. O sentido é que na presença de Deus a sede da nossa alma é satisfeita plenamente e teremos condições de ajudar outros orando por eles e levando-lhes a Palavra de Deus.

E o convite continua: “E vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite”. O vinho e o leite têm significados bíblicos também. Vejamos, o vinho é relacionado em Provérbios com a alegria, e nos Evangelhos ao Sangue de Cristo, representado na Santa Ceia. O leite é relacionado em 1 Pedro com o alimento da Palavra. A vida cristã não é triste ou enfadonha, antes é alegre e pujante, pois a alegria da salvação é a maior das alegrias! Qualquer outro projeto de vida cristã que não seja entretecido e caracterizado pela alegria santa e sublime que procede de Deus, não deve ser aceito. E quanto ao alimento espiritual, a Palavra de Deus é essencial para a nossa sobrevivência na fé. 

Mas há um elemento nesse versículo que impressiona: o verbo comprar. Ele aparece mostrando que essas bênçãos tem um custo, precisam ser compradas, adquiridas. Porém, está claro também que não se trata de um preço, não se paga isso com dinheiro, pois não há dinheiro no mundo que possa pagar, e afinal de contas, Deus mesmo é dono de todo dinheiro e riquezas que existem. O sentido aqui é que as bênçãos celestiais que Deus nos concede são tão preciosas, tão sublimes, santas e especiais, que o preço delas é espiritual também, e ninguém poderia pagar esse preço, exceto o próprio Deus. Ao Se encarnar, Jesus veio para pagar o preço da nossa redenção, salvação e vida com Deus.

Mas, como se compra algo sem dinheiro? O que eu preciso fazer para adquirir, alcançar, obter essas dádivas? Qual o custo que isso terá para mim? Qual será o meu investimento?

•    O custo da atenção, ouvir atentamente – vs.2b, 3a
•    O custo da submissão, inclinar ouvidos e ir a Ele – vs.3a
•    O custo de viver em uma aliança com Deus – vs.3b
•    O custo da busca – vs.6
•    O custo da santificação – vs.7 

CONCLUSÃO

Vivendo em um mundo sedento e faminto, sem paz e sem salvação, somos chamados a uma vida de comunhão com Deus, onde Ele saciará a nossa sede e fome espirituais, nos enchendo de alegria. Essas bênçãos são gratuitas para nós, porém não são baratas, elas tiveram sim um preço elevadíssimo para o Senhor, Ele pagou o preço! E esse preço é muito maior do que ouro ou prata, o preço pago foi o Sangue de Cristo. Agora nós precisamos comprar, porém sem dinheiro, pagando o preço que foi estipulado por Deus. Você está disposto a pagar esse preço?

Por: Pr. Paulo Sergio Visotcky da Silva
Igreja Presbiteriana de Brasilândia
Vigília de oração 19/08/16.
SDG!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus