Ele te humilhou!




Exortação a ter em memória os benefícios do Senhor
¹ Cuidareis de cumprir todos os mandamentos que hoje vos ordeno, para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o Senhor prometeu sob juramento a vossos pais. ² Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. ³ Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem.  

É muito estranho para os nossos padrões de pensamento entender que Deus tenha humilhado Seu povo, e mesmo assim Ele ser bom, amoroso e perfeito. Soa-nos estranho aos ouvidos porque há padrões que influenciam nosso pensamento que não provêm da Palavra de Deus, mas de conceitos, filosofias e ideologias humanas que estão distantes da revelação de Deus ao homem, a Bíblia. Deus pode nos humilhar sim, e não tem nenhum problema nisso, pelo contrário, se for o método escolhido por Ele para nos ensinar, disciplinar, orientar e guiar, que assim seja. E será o melhor porque tudo que provém de Deus é sempre o melhor! O nosso Deus É Santo, Santo, Santo! Ao humilhar Seu povo, o Senhor o fez com santidade, e isso serviu para:

1 - Lhes ensinar a cumprir Seus mandamentos (vs.1a) – 
“Cuidareis de cumprir todos os mandamentos que hoje vos ordeno”. 
O cumprimento das Leis de Deus está ligado diretamente à nossa submissão e humildade. Se não formos humildes jamais obedeceremos. Um breve conhecimento do AT já nos mostra a dimensão do orgulho e dureza de coração do povo de Israel e o trabalho que deram ao Senhor. Nós não somos muito diferentes deles. Por isso Deus também os humilhou, para quebrar o seu orgulho e ensinar o valor da obediência, na escola da fé e da submissão. 

2 - Que fossem abençoados (vs.1b) – 
“para que vivais, vos multipliqueis, entreis e possuais a terra”. 
Naquele contexto essa era a maior bênção que o povo de Deus deveria almejar - sobreviverem, serem multiplicados e entrarem na Terra Prometida. O cumprimento dos mandamentos, era o pré-requisito para que eles fossem um povo abençoado. Era necessário que eles vivessem vencendo os perigos; se multiplicassem, tornando-se um povo numeroso; entrassem e possuíssem a Terra Prometida. Assim também, Deus trabalha em nossa vida para que sejamos alcançados por bênçãos celestiais.

3 - Se lembrassem de tudo que o Senhor fez por eles (vs.2a) – 
“Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto”. 
O esquecimento de Quem Deus É e tudo que Ele fez e faz é uma das causas do esmorecimento e enfraquecimento da fé de muitos. Ao humilhar amorosamente Seu povo, Deus trabalhava em seus corações de modo que eles jamais se esquecessem Quem Deus era na vida deles: o Deus que os tirou do Egito através de grandes sinais e maravilhas; o Deus que abriu o Mar Vermelho e destruiu o exército de faraó; o Deus que os alimentou com maná do Céu e água da rocha. “Em tudo dai graças”, diz o Senhor. Esquecer-se do que Deus fez e faz, é esquecer de Quem Ele É, e isso é um grande sinal de ingratidão, orgulho e altivez de espírito. Lembrar-se sempre faz com que sejamos gratos, permanecendo humildes e fiéis em todo tempo.  

4 - Mostrar e provar o que estava em seus corações e se guardariam Seus mandamentos (vs.2b) – 
“para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os Seus mandamentos”. 
É inequívoca a constatação bíblica de que Deus prova a nossa fé. Observa-se isso desde o Éden. Não cabe ao homem perguntar POR QUÊ, uma vez que Deus É Onisciente, nem tampouco reprová-Lo no coração. Cabe à criatura obedecer, podendo até perguntar PARA QUÊ, ou seja, o que Deus quer nos ensinar com isso; e ser fiel ao Criador, dando-Lhe graças por tudo. Ao ser humilhado o povo de Deus estava sendo provado por Deus. Guardar os mandamentos de Deus COM AMOR e RESIGNAÇÃO, em HUMILDADE e LOUVOR quando tudo nos vai bem é relativamente fácil, mas guardá-los em meio às angústias e tribulações é sinal de fé genuína. Era isso que Deus esperava de Seu povo, e é isso que Ele requer e nós também.

5 - Ensinar o princípio regulador da vida (vs.3) – 
“Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem.”
As coisas materiais e os cuidados com o corpo não podem jamais ter a proeminência em nossa vida. Tudo isso tem seu nível de importância e os cuidados com o corpo são salutares e necessários. Amar a Deus é cuidar de si também, do contrário não é praticada a mordomia do corpo. Porém, “a vida é mais que o alimento e o corpo mais que as vestes” (Lc 12 23), o corpo não pode se tornar um ídolo pessoal. Quanto aos alimentos, o Senhor promete que nada nos faltará, Ele cuida de nós. Se há prazer em comer e beber, melhor ainda é: 
confiar em Deus e saber que dependemos dEle e não das coisas, pessoas ou circunstâncias, 
que as Palavras dEle são mais importantes para nós do que o comer e o beber, 
que devemos alimentar nosso espírito mais que nosso próprio corpo, porque o corpo passa, mas a alma não morrerá jamais.

Conclusão

• A Bíblia diz em Hebreus: “Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por Ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.” Hebreus 12:5-6. Se o Senhor nos disciplina é para o nosso próprio bem. A Sua correção vem repleta de amor e misericórdia. Deus É amor, portanto, até quando Deus nos humilha, Ele está nos tratando com paciente amor

• Cuidado com a rebeldia, o ódio, a amargura e a vingança. Deus É justo Juiz, e nada foge do Seu comando. Descanse nEle, repouse seu coração nos Seus braços de amor. “A Mim pertence a vingança, Eu retribuirei, diz o Senhor” Rm 12:19b. Lembremos das lições de Jó.

• Aceitemos as ações de Deus, sejam elas quais forem, pois sempre são benéficas e visam o nosso bem. Aceitemos as repreensões divinas:
“Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato.” Ec 7:5.

• Confiemos na graça e no amor de Deus em todas as circunstâncias. Paulo à beira da morte disse 2 Tm 4:7-8 – “⁷ Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. ⁸ Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto Juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a Sua vinda.”


Soli Deo Gloria!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus