APOLOGÉTICA – UMA DEFESA DA VERDADE CRISTÃ


“Antes, santificai a Cristo, como Senhor em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor [...]” 1 Pedro 3:15-16.

A palavra “apologética” deriva do termo grego “apologia”, o qual significa “dar uma resposta” ou “fazer uma defesa”. Apologética não é um pedido de desculpas, é uma resposta, uma defesa do que cremos. Em seu comentário de 1 Pedro, R. C. Sproul escreve:

“Nossa preparação é para que estejamos prontos para dar uma defesa e uma razão para a esperança que está em nós [...] Se nosso vizinho diz: “Eu percebo que você é um cristão. No que você acredita?” Você está pronto para explicar não somente em que você acredita, mas também o porquê de você acreditar nisso? Alguns cristãos dizem àqueles que os inquirem que nós simplesmente damos um salto de fé sem nos preocuparmos com a credibilidade ou o caráter racional das afirmações de Verdade da Bíblia, mas essa resposta vai contra o ensino desse texto. O único salto de fé que nós teremos é das trevas para a luz. Quando nos tornamos cristãos, nós não deixamos nossa mente no estacionamento. Somos chamados a pensar de acordo com a Palavra de Deus, buscar a mente de Cristo, e a um entendimento das coisas estabelecidas na Escritura Sagrada.”

Deus nos chama para estarmos prontos para fazer uma defesa da esperança que está em nós, mas perceba que Ele nos chama a fazer isso com mansidão e temor. Apologética não é somente para alguns cristãos, é para todos os cristãos. Nós todos devemos saber no que cremos, o porquê de crermos, como viver o que cremos, como defender e como proclamar o que cremos. E devemos fazê-lo com mansidão e temor.

Por: Burk Parsons – Pastor na Saint Andrew’s Chapel, em Sanford (Flórida), e editor da revista mensal Tabletalk, publicada por Ligonier Ministries. Fonte: Editora Fiel.

IPB de Brasilândia, pastoral agosto 2016.

SOLI DEO GLORIA!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ASSUMIR UMA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS

PASTORES VOADORES

INTRODUÇÃO GERAL AO NT (5) - A ORDEM DOS LIVROS DO NT