VENCENDO O STRESS


“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” Filipenses 4:4.

O stress é uma realidade em nossos dias, o nervosismo e a apatia tomou conta de quase todos. Essa onda de stress chega nos lares, afeta relacionamentos, causa transtornos nas famílias. Há pessoas que passam a maior parte do tempo com os nervos à flor da pele, e isso não é normal. Jesus disse: “Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” João 14:27. Então, onde está a paz?

Precisamos saber lidar e vencer esse mal, essa doença social chamada: “stress”. Um mal que tem diversas faces que precisam ser tratadas: emocional, psíquica, social, física e espiritual. Os itens abaixo podem ajudar a superar o stress.

Sair do sedentarismo. Procure fazer algum tipo de exercício físico diariamente, está provado que o sedentarismo causa e intensifica o stress.

Boa alimentação. Informe-se a respeito de uma alimentação saudável. A má alimentação e o excesso não vão aliviar o seu stress, pode piorá-lo.

Lazer. Relacionamentos familiares fluem também em ambientes extra lar. E se o stress surgir no lazer, controle-se e relaxe. Diga não ao stress!

Mudança de pensamento. Se necessário faça uma releitura das coisas. Fez a sua parte? Então entregue tudo nas mãos de Deus em oração, e descanse.

Espiritualidade. Acima de tudo, e em tudo, cubra sua vida e relacionamentos com a Palavra de Deus e a oração. Não saia debaixo da proteção de Deus, fique sempre sob a Sua graça e Verdade. Ele nos protege e abençoe, capacita, cura, transforma e fortalece. Mas precisamos nos manter sob os Seus mandamentos que são como cercas de proteção para nós, e elos de ligação com Ele. Muito do stress que temos pode ser em consequência de erros praticados, e agora vieram as consequências. A Palavra de Deus nos conduz ao arrependimento e confissão (1 João 1:9-2:1), onde encontramos paz, perdão e forças para caminhar. O stress também pode estar crescendo por causa da pressão de alguém, talvez no trabalho ou faculdade, etc. A Palavra de Deus nos conduz a Mateus 5:5; 38-48 onde nos é revelado um grandioso segredo anti-stress: o perdão! Há milagre interior na vida de quem ama e perdoa, e o primeiro beneficiado somos nós mesmos, pois recebemos a paz real e imensurável gerada pelo Espírito Santo de Deus.

Que Deus te abençoe e te guarde! Seu servo em Cristo, Pr. Paulo Sergio.
Pastoral abril 2016, IPB de Brasilândia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus