VENCENDO O STRESS


“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” Filipenses 4:4.

O stress é uma realidade em nossos dias, o nervosismo e a apatia tomou conta de quase todos. Essa onda de stress chega nos lares, afeta relacionamentos, causa transtornos nas famílias. Há pessoas que passam a maior parte do tempo com os nervos à flor da pele, e isso não é normal. Jesus disse: “Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” João 14:27. Então, onde está a paz?

Precisamos saber lidar e vencer esse mal, essa doença social chamada: “stress”. Um mal que tem diversas faces que precisam ser tratadas: emocional, psíquica, social, física e espiritual. Os itens abaixo podem ajudar a superar o stress.

Sair do sedentarismo. Procure fazer algum tipo de exercício físico diariamente, está provado que o sedentarismo causa e intensifica o stress.

Boa alimentação. Informe-se a respeito de uma alimentação saudável. A má alimentação e o excesso não vão aliviar o seu stress, pode piorá-lo.

Lazer. Relacionamentos familiares fluem também em ambientes extra lar. E se o stress surgir no lazer, controle-se e relaxe. Diga não ao stress!

Mudança de pensamento. Se necessário faça uma releitura das coisas. Fez a sua parte? Então entregue tudo nas mãos de Deus em oração, e descanse.

Espiritualidade. Acima de tudo, e em tudo, cubra sua vida e relacionamentos com a Palavra de Deus e a oração. Não saia debaixo da proteção de Deus, fique sempre sob a Sua graça e Verdade. Ele nos protege e abençoe, capacita, cura, transforma e fortalece. Mas precisamos nos manter sob os Seus mandamentos que são como cercas de proteção para nós, e elos de ligação com Ele. Muito do stress que temos pode ser em consequência de erros praticados, e agora vieram as consequências. A Palavra de Deus nos conduz ao arrependimento e confissão (1 João 1:9-2:1), onde encontramos paz, perdão e forças para caminhar. O stress também pode estar crescendo por causa da pressão de alguém, talvez no trabalho ou faculdade, etc. A Palavra de Deus nos conduz a Mateus 5:5; 38-48 onde nos é revelado um grandioso segredo anti-stress: o perdão! Há milagre interior na vida de quem ama e perdoa, e o primeiro beneficiado somos nós mesmos, pois recebemos a paz real e imensurável gerada pelo Espírito Santo de Deus.

Que Deus te abençoe e te guarde! Seu servo em Cristo, Pr. Paulo Sergio.
Pastoral abril 2016, IPB de Brasilândia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ASSUMIR UMA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS

PASTORES VOADORES

PODE O CRENTE PARTICIPAR DA FESTA DO PEÃO?