ALCANÇANDO A PRÓXIMA GERAÇÃO


Por: Rev. José Roberto Rodrigues Coelho

O mundo está se transformando em um ritmo cada vez mais rápido. A sociedade se ajusta a uma maneira de agir e pensar que está muito distante do que Deus nos ensina em Sua Palavra. Novos conceitos estão sendo abertamente difundidos e estamos sendo bombardeados por todos os lados: internet, jornais, revistas, filmes, novelas, livros, etc. Não tenha dúvida que isso afeta a todos, não importa a faixa etária.

A consequência disso é a formação de uma sociedade permissiva moralmente e corrupta eticamente, que valoriza mais o egoísmo, a falsidade, a mentira, o dinheiro, a vaidade e o consumo. A pergunta então é: será que ainda podemos fazer alguma coisa? Parece muito difícil, mas digo que sim! Digo isso, pois ainda podemos mudar e preservar a próxima geração, mesmo que para muitos isso não passe de uma ideologia utópica.

Temos que voltar nossas atenções para as crianças. Devemos prepará-las para enfrentar os grandes desafios deste novo momento. Elas terão o desafio de viver num mundo cheio de problemas ambientais, catástrofes irreparáveis, famílias destruídas, epidemias, pessoas mais violentas, corruptas e perseguidoras, e igrejas que abrirão mão dos princípios de Deus e se tornarão totalmente secularizadas. Então a melhor maneira de alcançar a nova geração é através da pregação autêntica da Palavra de Deus, HOJE!

Precisamos alcançar os pequeninos. Vamos falar de Cristo para nossos filhos, netos, sobrinhos, amigos, vizinhos, enfim, toda e qualquer criança que Deus nos permitir ter contato. Temos que ensinar nossas crianças o caminho em que devem andar. “Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dEle”. Provérbios 22:6. Disse Jesus: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por Mim.” João 14:6.

Precisamos, além de levá-los a Jesus, ensiná-los a crescer na intimidade e comunhão com Deus. Ensinar a criança no caminho em que deve andar é colocar a Palavra de Deus no seu coração. É repassar o ensinamento bíblico em todo e qualquer momento: almoçando, brincando, caminhando, na hora de deitar, na hora de levantar (Dt 6:7). Só assim, quando forem velhos não se desviarão dele.

O desafio está feito! Vamos voltar nossos olhos para os pequeninos, vamos pregar a boa nova da salvação às crianças com todo amor, vamos ensinar os princípios de Deus através de um discipulado consistente e atencioso, vamos focar nossa visão na infância, planejando e executando ações que possibilitem e viabilizem um novo contexto de valores espirituais, morais e éticos. Vamos alcançar a próxima geração. Ainda há tempo!

O autor é Secretário Geral do Trabalho com Crianças da IPB (2010-2014).

IPB Vila Gerti, S.C.Sul / SP
Pastoral Boletim 12/10/14.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus