DIA DOS PAIS


“Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Pv 22:6.

Fui convidado para falar em um encontro de casais sobre criação de filhos. Resolvi convocar minha esposa Gislane e meus filhos, Tércio e Talita para me ajudarem em algo que chamei de “pesquisa caseira”. Solicitei aos meus filhos que falassem sobre o que eu e a sua mãe erramos e acertamos ao criá-los. Foi muito engraçado, até certo ponto.

Tércio, meu primogênito, casado recentemente com a Carol, liderou a conversa. Aconselhou-me, sob boas risadas, a pegar papel e caneta, pois a lista não seria pequena. Talita, minha dentista predileta, fez a mesma recomendação. Pensei: isso não vai ser tão simples assim! Pedi que começassem pelos pontos positivos. Onde acertamos? Alguns elogios foram feitos tais como: ensino sobre os valores do Reino de Deus, assiduidade e comunhão com a igreja, o esforço por um ambiente de respeito, fidelidade, amor, valorização, tempo para o passeio, entretenimentos, abertura para diálogos e, principalmente, os ter levado a Jesus. Mas, havia críticas também. Vamos à lista: ficar nervoso sem necessidade, exceder na correção, exigir mais do que o necessário, trazer para a lar as vicissitudes do trabalho, e outras coisas semelhantes a estas. A reunião terminou de forma muito positiva. Louvamos a Deus porque entre os acertos da mãe e alguns erros do pai, lá estávamos louvando ao Senhor. Ao final concluímos que os acertos foram maiores e mais eficazes do que os erros. Apesar dos erros cometidos, uma virtude que possibilitou o meu coração ser inundado de alegria foi o levar os meus filhos a Jesus.

Na Bíblia há uma história edificante de um pai que busca em Jesus a bênção para o seu filho (Lc 9.38). Seu filho era atormentado por um espírito que o fazia gritar como doido e o atirava ao chão com fortes convulsões. Jesus disse: “Traze-me o teu filho” (Lc 9.41). Jesus curou o menino e o devolveu ao seu pai.

Pai perfeito só Deus. Todavia, é fundamental que um pai viva em prol dos seus filhos. Alguém disse, acertadamente, que o maior presente que um pai pode dar aos filhos, é amar a mãe deles e ser um verdadeiro sacerdote no lar. Um pai deve levar seus filhos a Jesus. Sou grato a Deus, pois, ainda que cometendo erros na criação dos meus filhos, fiz algo muito importante por eles testemunhado: levei-os a Jesus.

Autor: Rev. Ricardo Mota / IPB Central de Uberlândia.


PAI
Aquele que se alegra 
Nos primeiros passos
E ampara quando cai, 
É o pai

Aquele que me vendo frágil
Ágil em minha defesa sai, 
É o pai

Aquele que gerou 
E que me encaminhou
À fé de nossos pais
Abraão, Isaque, Jacó, 
E outros mais
É o pai.

Aquele que a casa abastece
Aquele que mostra interesse
Ao lamento que de nossa boca sai, 
É o pai

Aquele que comemora
Cada pequena vitória
Aquele que por nós ora
É o pai.

Aquele que gerou 
E que me encaminhou
À fé de nossos pais
Abraão, Isaque, Jacó, 
E outros mais
É o pai.

Autor: Silvestre Kuhlmann.

IPB de Vila Gerti, S.C.Sul / SP
Pastoral Boletim 10/08/14.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coragem de camundongo

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus