AFLIÇÃO E PAZ


“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” 1 Tessalonicenses 5:18.

Este hino foi escrito por Horatio G. Spafford (1828-1888). Mêses antes do grande incêndio que atingiu a cidade de Chicago, em 1871, Horatio tinha feito pesados investimentos financeiros em uma área que foi totalmente destruída pelo fogo. Não bastasse esse terrível abalo financeiro, ele passou pela dolorosa perda de um filho. Essa morte trouxe grande sofrimento para toda a família. O piedoso advogado, procurando um tempo de refrigério e descanso, resolveu viajar com a esposa e as 4 filhas para a Europa, onde se encontraria com Moody e Sankey em uma cruzada evangelística na Inglaterra, em 1873.

Em novembro daquele ano, devido a inesperados compromissos de negócios, Horatio Spafford precisou permanecer em Chicago, mas ele enviou sua esposa e as suas 4 filhas, conforme já estava programado, no navio S.S. Ville du Havre. Sua expectativa era seguir viagem dias depois. Porém, no dia 22 de novembro de 1873, o navio sofreu um acidente e naufragou em 12 minutos. Dias depois, os sobreviventes finalmente chegaram em Cardiff, no País de Galles, e a senhora Spafford mandou um telegrama ao seu marido: “SALVA, PORÉM SÓ.” As 4 filhas morreram naquele naufrágio. Imediatamente após receber o telegrama da esposa, Spafford tomou um navio e foi ao encontro de sua esposa. Ele escreveu a letra deste hino quando outro navio, que o transportava para a Inglaterra, chegou perto do local da tragédia. Spafford escreveu a letra deste hino.

Philip P.Bliss (1838-1876), o compositor da belíssima melodia do hino, era um pregador batista, cantor e escritor de hinos espirituais. Tão impressionado ficou com a experiência de Spafford, que se apressou a compor uma música para o hino. Foi publicado no Sankey-Bliss Hymnals, Gospel Hymns n.2. Pouco depois de compor a música de “It Is Well With My Soul”, o próprio Bliss morreu em um acidente de trem, com 38 anos.

Como nos acostumamos com as traduções / versões dos hinos em nossa própria língua, perdemos a profundidade e inspiração das letras originais. Que essa história de tamanha dor e superação por fé, sirva de lição para cada um nós no enfrentamento das tragédias atuais.


AFLIÇÃO E PAZ

Se paz a mais doce me deres gozar,
Se dor a mais forte sofrer,
Oh! Seja o que for, Tu me fazes saber
Que feliz com Jesus sempre sou!

Sou feliz com Jesus, sou feliz com Jesus, meu Senhor!

Embora me assalte o cruel satanás
E ataque com mil tentações,
Oh! Certo eu estou, apesar de aflições,
Que feliz eu serei com Jesus!

Meu triste pecado, por meu Salvador,
Foi pago de um modo cabal,
Valeu-me o Senhor, oh! mercê sem igual!
Sou feliz! Graças dou a Jesus!

A vinda eu anseio do meu Salvador
Em breve virá me levar,
Ao Céu, onde vou para sempre morar
Com remidos na luz do Senhor!


 (Hinário Novo Cântico – 108).

Título original: "It Is Well With My Soul" (Tudo Bem Com a Minha Alma)
Autor letra original inglesa: Horatio Gates Spafford.
Compositor música: Philip Paul Bliss
Tradutor letra portuguesa: William Edwin Entzminger.

Extraído e adaptado de paulodiasnogueira.blogspot.com.br
IPB de Vila Gerti, S.C.Sul / SP
Pastoral Boletim 29/06/14.

SDG – A DEUS TODA GLÓRIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus