O ESPÍRITO SANTO E A ÚNICA IGREJA


Por: Charles Haddon Spurgeon (1834-1892)

Nós temos o Espírito Santo? Esta é uma questão tão importante que o filósofo pode muito bem suspender todas as suas investigações para encontrar uma resposta para esta pergunta! Todos os grandes debates da política, todos os assuntos mais cativantes de discussão humana podem muito bem parar hoje e nos dar uma pausa, para nos fazer a pergunta solene: “Tenho o Espírito?”

Caro leito, você pertence à Igreja? Pois fora da Igreja não há salvação! Mas observe o que é a Igreja. Não é a igreja Anglicana, Batista ou Presbiteriana; a Igreja é composta de pessoas que receberam o Espírito! Se você não pode dizer que você tem o Espírito, siga o seu caminho, estremeça, e pense em sua condição perdida! E que Jesus, pelo Seu Espírito abençoe você de modo que você possa ser levado a renunciar a suas obras e caminhos de dor, e entregar-se àquEle que morreu na Cruz por você, e lá encontrar um refúgio da ira de Deus! Contanto que você tenha o Espírito, nós somos uma família e nós não estaremos separados um do outro! Deus conceda que o dia possa vir, quando cada muro de separação seja derrubado!

Aquele que não tem o Espírito, seja a sua moral exteriormente tão pura como a Lei de Deus, ainda assim não é salvo! Ele está destituído da parte essencial da salvação: o Espírito de Deus habitando nele! Pessoas não convertidas e ímpios, podem ser pessoas morais e excelentes, mas eles são mortos como ossos secos. Para fazê-los viver espiritualmente, é preciso o sopro do Todo-Poderoso, o Espírito Divino, o Vento Divino a soprar neles e, em seguida eles viverão! Eu posso parecer duro com você, mas eu sou fiel à Palavra de Deus, e te digo que se você não tem o Espírito Santo, você está “em fel de amargura, e em laço de iniquidade” (Atos dos Apóstolos 8:23).

Talvez você pense: “Senhor, ninguém pode encontrar uma falha em meu caráter, eu acredito que deverei entrar no Céu através das minhas próprias virtudes.” Essa não é a questão! Tudo o que você diz, você pode até ter feito, mas se você não recebeu o Espírito, como a Palavra de Deus é verdadeira, você está fora de Cristo e morrendo assim, você ficará de fora do Céu, seja você quem quer que você possa ser! Se você não tem o Espírito, então você não é nada melhor do que aquilo que a queda de Adão deixou a você! Ou seja, você é uma criatura caída, tendo apenas as capacidades de viver aqui em pecado, e após sua morte viver para sempre no inferno. Você não tem a capacidade de viver no Céu absolutamente, pois você não tem o Espírito, e portanto, você é incapaz de conhecer ou apreciar as coisas espirituais! E note que você pode estar nesta condição, e ainda ter todas as virtudes que podem enfeitar um cristão. Mas, com tudo isso, se você não tem o Espírito Santo, não está nem um centímetro mais longe de onde queda de Adão o deixou, ou seja, condenado e sob a maldição de Deus.

A Palavra de Deus nos diz que devemos “nascer de novo, da água e do Espírito” (João 3:5). Isso é algo essencial, sem o qual todas as outras coisas são inúteis: a recepção do Espírito do Deus vivo! Essa é uma verdade vinda de Deus, não fuja dela. Se eu estou pregando uma mentira para você, rejeite-a. Mas se esta é uma verdade, e eu posso comprovar pela Escritura, peço-te: não descanse até ter respondido a essa pergunta com um fervoroso “SIM!”

Você tem o Espírito Santo habitando e operando em seu coração?

IPB de Vila Gerti, S.C.Sul / SP

Pastoral Boletim 06/04/14.
Extraído e adaptado do sermão “O Espírito Santo e a Única Igreja”.
Clique aqui e baixe o sermão na íntegra em PDF.

SDG - A DEUS TODA GLÓRIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus