BENDIZE, Ó MINHA ALMA, AO SENHOR


SALMOS 103

“1  Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao Seu Santo Nome. 2  Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de Seus benefícios. 3  Ele É Quem perdoa todas as tuas iniquidades; Quem sara todas as tuas enfermidades; 4  Quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia; 5  Quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.” Salmos 103:1-5.

O tipo de culto que prestamos a Deus – culto na vida – provém da compreensão de Quem Ele É para nós. O salmista Davi, inspirado pelo Espírito Santo de Deus, declamou ao Senhor este Salmo que O exalta e engrandece, reconhecendo Seus maravilhosos feitos.

BENDIZER DE CORAÇÃO
“Tudo que há em mim bendiga ao Seu Santo Nome!” (vs.1a)

Ele inicia exortando sua própria alma: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor” (vs.1a,2a). Deus está nos exortando a que O bendigamos, que adoremos o Seu santo nome; Ele quer que isso seja feito de todo o nosso coração, com todo o nosso ser (vs.1b). A adoração que agrada a Deus não é superficial, somente exterior, mas é uma adoração verdadeira, que vem da alma, do mais íntimo do coração. Adorar a Deus é bendizê-Lo, exalta-Lo, dizer e demonstrar Quem Ele É para você. Adoração verdadeira não é somente de palavras, da boca para fora, mas de atitudes concretas que se manifestam no pensar, no agir e no falar. Enfim é vida!

Conforme Rm 12:1 sabemos que o Senhor se agrada do culto racional, ou seja, que não é apenas emoção, mas inteligente e verdadeiro. No entanto não podemos confundir o culto racional com algo frio, seco e árido. As emoções fluem de nossa alma e não podem ser ignoradas. Emoção sem razão é irracionalidade, mas razão sem emoção é aridez e frieza espiritual. Adoremos a Deus com todo o nosso ser.

CONHECER, ADORAR, AGRADECER
“Bendize, ó minha alma, ao SENHOR” (vs.2a)

Quem Deus É para você? Você O conhece? Sabe Quem Ele É? Você crê nEle? É fácil nos esquecermos das bênçãos recebidas e de Seus feitos maravilhosos, sem sequer agradecê-Lo. Mas aqui somos chamados a bendizê-Lo, isto é, agradecer, louvar e adorar ao Senhor, e não esquecermos de nem um só de Seus benefícios (2b). Não esqueça de nem um só!!!

Em Rm 1:21 consta que os ímpios não agradecem a Deus, são indesculpáveis, tornam-se nulos em seus raciocínios, com seu coração obscurecido pela insensatez, pensam ser sábios, mas são loucos. O Salmo prossegue detalhando os feitos maravilhosos que o Senhor fez (e faz) na vida dos os que nEle creem.

1 – PERDÃO


“Ele É quem perdoa todas as tuas iniquidades” vs.3a
Deus perdoa todas as nossas iniquidades. Não há nada que seja confessado em arrependimento sincero que o Senhor não perdoe. Ele tem prazer na misericórdia e jamais lança fora, mas abençoa todos os que O buscam. A Sua ordem é que nos arrependamos, e assim recebemos o Seu perdão.

2 – CURA


Deus cura todas as nossas enfermidades (3b). Não há nada que o Senhor não possa resolver, nem doença que Ele não possa curar. Tudo está sob o Seu domínio e o Seu poder é infinito, tanto enfermidades físicas, como também emocionais, psíquicas, espirituais, familiares, conjugais e sociais. É necessário que creiamos nEle de todo o nosso coração, que oremos e clamemos a Ele, pois Ele realiza os Seus intentos conforme a Sua vontade soberana. E quando Deus não nos restaura aqui na Terra, certamente nos restaurará na glória, pois lá não haverá luto, nem pranto nem dor (Ap 21:4).

3 – TRANSFORMAÇÃO


Deus transforma a nossa vida com poder (4). Não há situação que Ele não possa mudar. Ele muda completamente a vida dos que nEle creem. Levanta o que está caído e alegra o coração dos aflitos e necessitados. Tira os que estão com seus pés no lamaçal e os coloca sobre uma rocha e lhes firma os passos. Tudo isso Ele faz porque é um Deus de graça e misericórdia. Todos os que foram salvos passam por esse processo de aprendizado e transformação. Quem não quer ser transformado, precisa rever a sua salvação, porque ser salvo é ser transformado. Você crê nesse Deus que transforma? Você tem sido transformado (a) por Ele? A sua vida revela isso?

CONCLUSÃO
 

Deus coroa os jovens e velhos (5). Ele não faz distinção de idades, tantos jovens quanto velhos têm a Sua bênção. Em cada fase da vida, em cada etapa de nossa existência, somos chamados a adorá-Lo e bendizê-Lo por tudo que Ele É, e por tudo que Ele faz. Servir e adorar a Deus, não é coisa só de velho ou de criança, mas de todos que nEle creem e que foram chamados por Sua graça.

Diante de Sua graça somos todos iguais e dependentes dEle. Em cada fase da nossa vida experimentaremos dessas bênçãos de nosso amado Pai celestial.

Você é bem agradecido, ou mal agradecido?

“Senhor, eu Te adoro e bendigo por tudo que Tu És. Louvado seja o Teu santo nome, porque Tu És Deus. Porque o Senhor me ama, me perdoa, me cura, me transforma e me cobre de bênçãos. Ajuda-me a Te servir cada vez mais e melhor, meu Senhor. Eu consagro a Ti todo o meu ser, tudo que tenho e sou, e declaro que Tu És o meu Rei e Senhor. Em nome de Jesus, amém!”

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti, S.C.Sul / SP - Culto de Louvor 26/01/14.


SDG – A DEUS TODA GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ASSUMIR UMA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS

PODE O CRENTE PARTICIPAR DA FESTA DO PEÃO?

INTRODUÇÃO GERAL AO NT (5) - A ORDEM DOS LIVROS DO NT