A LUZ QUE RESGATA DAS TREVAS

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti, S.C.Sul / SP
Pastoral Boletim 10.11.13

“Eu vim como Luz para o mundo, para que todo aquele que crê em Mim não permaneça nas trevas.” João 12:46 (leia vs.44-50).

O exemplo de Jesus nos impressiona. Ele deixou a Sua glória para vir a este mundo, Se encarnou e veio para salvar todos os que nEle crerem. Ele É a Luz do mundo, a Luz que nos tira das trevas, e que nos guia na Luz, mesmo estando em um mundo de trevas e pecado (Sl 119:105). Ele nos diz que todo que nEle crê não permanece nas trevas, ou seja, mesmo estando no mundo, não vivemos nas trevas, pois Sua Luz brilha em nós.

Viver na Luz de Jesus não é algo chato, desagradável, ou banal. Pelo contrário, é uma vida de paz, alegria e comunhão com Deus; mas é necessário permanecer na Sua Luz. A grande pergunta é: COMO FAZER? Jesus mais uma vez nos ensina com o Seu próprio testemunho: submetendo-Se à vontade do Pai Celeste (Jo 12:49). Jesus tem duas naturezas: a natureza divina e a natureza humana. Ele É perfeitamente homem e ao mesmo tempo perfeitamente Deus. Jesus foi tentado como qualquer um de nós, porém jamais pecou (Hb 4:15).

O grande problema do homem está em sua própria dificuldade de submeter-se ao Senhor. Por isso que muitos não permanecem na Luz e estão nas trevas. Para permanecer na Luz é necessário que haja submissão voluntária, espontânea e expressiva de nossa parte. Deus não faz de nós “soldadinhos de chumbo”, robozinhos ou marionetes. Ele não quer que sejamos assim, mas que exercitemos nossa força de vontade em submissão à Ele, e Ele está sempre pronto para nos ajudar. Por mais que isso possa parecer difícil, não é! Foi para isso que Cristo veio, e é isso que Ele faz na vida de quem nEle crê.

A submissão exige a observação dos mandamentos de Deus, pois são eles que nos conduzem à vida eterna (Jo 12:50a), e são a prova de que permanecemos na Luz. Os mandamentos revelam o amor e a vontade de Deus para o ser humano, quem não guarda Seus mandamentos permanece nas trevas, mas quem os observa de coração, verdadeiramente anda na Luz e não há nele treva nenhuma. O quão distante o ser humano está de Deus se reflete nas trevas que nele estão, e em sua fraqueza em andar na Luz do Senhor. Porém, a dificuldade não está nos mandamentos de Deus, eles não são penosos, ou difíceis de serem observados. A dificuldade está na própria pessoa, em sua insubmissão e rebeldia (1 Jo 5:3).

Jesus veio para que não vivamos em trevas! Então, não fique mais nas trevas, venha para a Luz de Cristo. Se você crer em Jesus, você não permanecerá nas trevas, mas viverá na Luz do Senhor. Receba-O e Ele te iluminará.

O Natal está próximo, mas Natal na vida de quem crê em Jesus, é todo dia, pois diariamente andamos na Luz do Senhor. Esse é o modo correto de lembrar e celebrar a vinda do Senhor Jesus, a Luz do mundo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus