COMO VENCER A ANSIEDADE

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti, S.C.Sul / SP
Pastoral Boletim 29.09.13

“Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida (...) buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu Reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:25a,33.

A ansiedade é um dos maiores vilões presentes em nossa alma. Ela é causadora de grandes males emocionais e físicos quando não dominada. Segundo profissionais, a ansiedade pode ter vários estágios, desde uma pequena, mas constante preocupação, podendo tornar-se uma perturbação psíquica caracterizada por um estado quase constante e permanente de inquietação, preocupação, angústia, intranquilidade, desassossego, medo, etc. A ansiedade provoca um mal estar e uma tensão tão constante, que se não for vencida pode causar males mais graves como a depressão e até o pânico.

Certamente as necessidades do dia a dia podem ser geradoras de preocupação e ansiedade. Por exemplo, quem esteve desempregado e não ficou preocupado, ou até mesmo ansioso, diante das contas a pagar? O que dizer dos problemas familiares envolvendo casais, filhos, muitos até não crentes ou desviados? E os problemas de saúde que surgem de repente e nos abatem, ou nossos familiares?

Todos nós passamos (ou passaremos) por momentos alegres e outros difíceis na vida. Disso sabemos com certeza, por isso é importante entendermos que através das dificuldades e tribulações da vida, podemos aprender a lidar com esse sentimento que é latente em nós, faz parte de nosso ser, mas que precisa ser controlado e vencido. A questão não é SE vamos passar pelo vale, mas COMO passaremos por ele.

No conhecido “Sermão do Monte”, o Senhor Jesus deu-nos instruções muito importantes quanto a ansiedade. Em Mt 6:25-26 o Senhor compara o povo de Deus com os lírios do campo e as aves do céu, desafiando-nos a deixar de lado toda nossa ansiedade, e confiar no amor, cuidado e providência do Deus eterno. O Senhor continua Sua exortação, até que no vs.33 Ele expõe de modo claro e sucinto, como vencer a ansiedade: observando a maior prioridade do ser humano, que é a busca do Reino de Deus e Sua justiça. O que é buscar o Reino e a justiça de Deus em primeiro lugar? Não há nenhum mistério nisso, basicamente é dar a Ele o primeiro lugar em nossas vidas.

Qual tem sido a maior prioridade de nossas vidas: a obtenção de bens, ou a obtenção da santidade? O amor próprio, ou o amor a Deus e ao próximo? A glória de Deus, ou a glória do “eu”? A televisão, ou a oração? A fidelidade nos dízimos e ofertas, ou não sobra nada para isso? A leitura da Bíblia e BONS livros evangélicos, ou a leitura de livros e revistas seculares? Navegar em sites de teologia reformada, ou...? O problema é que ao negarmos a Ele a prioridade absoluta, estamos dando prioridade a nós mesmos em nosso pecaminoso egocentrismo.
A promessa de Deus é que quando damos a Ele a primazia em TUDO, Ele nos acrescentará tudo de que tivermos necessidade, conforme a Sua santa e boa vontade. E Ele nos acrescenta tranquilidade, paz e sossego, em lugar da ansiedade e angústia de uma alma vazia.

a Deus a prioridade que Ele tem por direito, por ser no nosso Deus, e nós seus servos. Certamente Ele não falhará em cumprir o que nos prometeu.

SDG - A DEUS TODA GLÓRIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus