O CRESCIMENTO VEM DE DEUS


Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti, S.C.Sul / SP
Pastoral Boletim 01.09.13
Estudos Bíblicos 25.09 e 02.10.13

“Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.” 1 Coríntios 3:6.

Havia na Igreja de Corinto uma grande confusão quanto ao crescimento da Igreja. Uns diziam que Paulo era o grande responsável, e outros atribuíam a Apolo esse feito. Mas o Apóstolo dos gentios, guiado pelo Espírito de Deus disse: “Deus deu o crescimento”.

Deus quer que a Igreja cresça. Deus não instituiu a Igreja para fazê-la diminuir com o passar dos anos. Pelo contrário, a ordem dEle é a expansão de Sua obra (Mc 16:15), e desde o início Ele age em favor de seu crescimento (At 9:31; 16:5). Esse crescimento é observado na qualidade de vida, no conhecimento da Palavra de Deus e na comunhão; mas também na quantidade de convertidos que são alcançados pela mensagem da salvação. Deus quer que cada um de nós cresça em fé, amor, humildade, mansidão e serviço. Em que área você tem crescido?

Cada servo de Deus tem uma missão a cumprir. Paulo plantou, isto é, evangelizou, iniciou aquele trabalho em Corinto. Apolo regou, ou seja, ensinou, discipulou, pastoreou aquele povo, continuou a obra que Paulo iniciara. Cada um de nós precisa entender que há uma grande obra a ser realizada, um maravilhoso trabalho a ser feito na face da Terra. Esse trabalho começa com a nossa frequência e participação da vida da Igreja. Crescimento requer esforço, trabalho, unidade e serviço. O que você tem feito em prol do crescimento?

O crescimento vem no tempo de Deus. Paulo trabalhou naquela Igreja durante um tempo. Depois de Paulo veio Apolo, e vieram outros que também serviram ao Senhor ali. Mas foi o Senhor quem determinou o tempo em que o crescimento chegou, e ainda havia muito trabalho a ser feito. Não somos nós que determinamos o tempo em que o crescimento virá, mas o Senhor. Cada um deve cuidar do seu crescimento pessoal e em fazer a vontade de Deus. O tempo de Deus é melhor.

Crescimento não é inchaço. A Igreja de Corinto havia crescido, mas faltava-lhes crescer no conhecimento da Palavra de Deus. Prova disso é que eles tinham muitos problemas, escândalos e confusões doutrinárias. Hoje em dia acontece algo semelhante em nosso país. Mas o crescimento verdadeiro é de dentro para fora, não só em quantidade, mas principalmente em qualidade. Busque a excelência.

O crescimento vem de Deus. Hoje fala-se em métodos para gerar um crescimento numérico e virtual, mas até onde esse crescimento é real e verdadeiro? O que permanecerá até a volta do Senhor Jesus? O que de fato está honrando a Deus, em concordância com a Sua Palavra? “O vento sopra onde quer, ouves a Sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.” João 3:8. O crescimento vem do Espírito Santo, de acordo com o Seu propósito (Is 55:8-9; 1 Co 12:11).

Submeta-se a esses princípios na vida pessoal.


   
SDG - A DEUS TODA GLÓRIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus