A PALAVRA DO MESTRE - ANDAI NO ESPÍRITO

Por: Rev. Nelson França

“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.” Gálatas 5:16.

Ser habitação do Espírito Santo é uma das grandiosas promessas dadas por Deus aos que crêem em Jesus. Segundo a Escritura, após a sua conversão, o homem passa a ser guiado pelo Espírito Santo, e esta nova realidade, passa a gerar profundas mudanças em seu coração. Mudanças estas, que se tornam notórias àqueles que o cercam. É como Jesus disse: “Não se pode esconder a cidade edificada sobre o monte” (Mateus 5:14). Ou seja, é impossível ignorar a nova vida que se manifesta no coração daquele que foi convertido a Jesus, em cuja vida o Espírito Santo passa a atuar. 


Porém, ser habitado pelo Espírito Santo é apenas uma parte da história. É verdade que Deus é poderoso para agir em nossa vida, independentemente de nós, mas faz parte de Seu propósito, a nossa submissão a ação de Seu Espírito. Desse modo, as evidências da nossa conversão se manifestarão à medida que o nosso modo de viver, por si só, seja uma sonora declaração de que Deus habita em nós. 

Provavelmente os cristãos gálatas (habitantes da Galácia), já não estavam evidenciando esta realidade em suas vidas, antes o que estavam manifestando era a “carne”, ou seja, atitudes, palavras, sentimentos, ações e reações próprias de um coração sem Cristo, ainda que este não fosse o caso deles. Diante de tal situação, a orientação básica do apóstolo era que eles andassem no Espírito. Isto indica que embora fossem convertidos, habitados pelo Espírito Santo de Deus, não estavam andando e vivendo segundo esta realidade.

Esta  situação  dos  gálatas  nos conduz a refletir acerca da  nossa própria vida: temos andado no Espírito? A Bíblia apresenta várias pessoas cheias do Espírito Santo, e com certeza isto era percebido pelo modo como viviam.
 

Uma pessoa pode revelar a presença do Espírito em sua vida por seu modo de falar e agir, pelas coisas que mais valoriza, por sua dedicação ao Reino de Deus, seu amor aos irmãos e ao próximo, pelo modo como respeita as pessoas, em especial as autoridades, em síntese, por sua fidelidade à Palavra de Deus. Podemos também revelar a presença do Espírito em nossas vidas pela forma como reagimos aos nossos erros.
 

Que busquemos cada dia mais sermos cristãos cheios do Espírito Santo.

O Rev. Nelson é Pastor da IPB de Praia Grande / SP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus