PROJETO “MÃO NA MASSA” - CONSTRUINDO EM ANGOLA / ÁFRICA

Depois de um período de planejamento e após a realização de uma viagem técnica encontram-se em Angola nossos irmãos: Pb. Paulo Ivo Nunes dos Santos - Coordenador do Projeto Mão na Massa;  Pb. Edivaldo da Silva Durães, Construtor do Projeto; Manoel Afonso Junior e José Luiz Fernandes da Silva, pedreiros. Eles saíram do Brasil no dia 04 de novembro e devem retornar somente no dia 17 de dezembro, após a conclusão das obras.

Neste imenso terreno está sendo construído pelo PROJETO MÃO NA MASSA da CNHP (Confederação Nacional de Homens Presbiterianos), em parceria com a APMT (Agência Presbiteriana de Missões Transculturais), o prédio que abrigará o Seminário da Igreja Presbiteriana de Angola, na cidade de Luanda, África. O prédio ficará com uma área construída de 660,00 m².


Segue abaixo e-mail recebido dia 21/11/2012 do Pb. Paulo Ivo:

 "Quando chegamos ficamos das 01h00 até as 06h00 no aeroporto. A desculpa foi que pensavam que chegaríamos no vôo das 05h15. Quanto ao silêncio, foi compulsório. Estamos alojados em uma casa, até que confortável, no entanto não há energia elétrica; ficamos sem computador e sem comunicação, sem luz até para carregar o celular, sem bomba d´água tivemos que buscar água de balde e tomar banho de caneca. Como somos presbiterianos e não desistimos nunca, demos um jeito em tudo, para uso da internet uso a energia do gerador da obra, como estou fazendo agora; para luz e água em casa, compramos um gerador portátil; compramos um fogão de 03 bocas para prepararmos o jantar, que sempre tem arroz e macarrão no cardápio. Temos um carro que nos leva e traz até a obra. E a maior dificuldade ainda é a alimentação, fazemos nossas refeições junto com os demais operários da obra, passamos 2 dias comendo amendoim e banana, depois uma semana comendo arroz, agora da até para encarar um fungi. Tivemos diarréia, os 4 juntos por duas vezes. Tomamos um medicamento e estamos bem. Outro grande desafio, está sendo estabelecer uma mão de obra qualificada, os nossos colaboradores, principalmente os da igreja, são bem despreparados. O Pb. Edivaldo está para perder a paciência, as pessoas são muito devagar, despretensiosas e dão desculpas para tudo. Já trocamos de colaboradores em cada área, por mais de uma vez, e com a benção de Deus temos agora mantido uns 2 trabalhadores confiáveis. Mais um grande desafio que enfrentamos: gerir a verba. Foi  muita responsabilidade, não conhecíamos nenhum lugar para aquisição de material. Na primeira semana fui de carro aos locais de comércio atrás de material, hoje conheço quase toda Luanda e sei pechinchar no comércio. O Edivaldo é quem sabe fazer isso melhor, fico até com dó dos angolanos. Você ficaria orgulhoso de nós ao saber que a maior parte dos nossos fornecedores nos atende pelo telemóvel. Estamos para instalar a cobertura, já iniciamos a colocação do piso cerâmico na parte de baixo. Empreitamos alguns trabalhos com o Diniz, outras tarefas executamos junto com os angolanos. Aos domingos pregamos nas Igrejas e descansamos no final da tarde. Abraços Paulo Ivo."

PRÓXIMA CONSTRUÇÃO DO PROJETO MÃO NA MASSA - TEMPLO DA IPB DE TRINDADE / PE. COLABORE COM A CAMPANHA: Banco do Brasil - Ag. 83-3, c/c 33.699-8 em nome da Igreja Presbiteriana do Brasil. É a UPH evangelizando e fazendo Missões. INFORMAÇÕES: Pb Paulo Silas Casini: (11) 98248-3504 uphpaulosilas@hotmail.com Pb Paulo Ivo Nunes dos Santos  pauloivocnhp@terra.com.br.

Colaboração Pb. Cosme Costa Nogueira, IPB de Rudge Ramos, S.B.Campo / SP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus