O CONHECIMENTO COMPLETO DE DEUS - GLÓRIA E VIRTUDE

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti - S.C.Sul / SP
Estudo Bíblico 07 e 14.11.12


“pelo conhecimento completo daquEle que nos chamou para a Sua própria glória e virtude” 2 Pedro 1:3b.

Entendemos que Deus não nos salvou para vivermos uma rotina cristã fria e vazia, mas para uma vida onde a cada dia aprendemos mais e mais dEle através de Sua própria glória e virtude, e à medida que O conhecemos desejamos cumprir Seus propósitos de amor e bondade (virtudes) aqui na Terra, desejamos produzir os frutos da vida eterna. Ele nos concede força e poder, "glória e virtude", que nos capacitam a cumprir Seu plano, pois de nós mesmos não temos condições de realizar tal obra (Jo 15:5b).

Glória = eternidade, vida eterna, a Sua maravilhosa luz 1 Pe 2:9.
Virtude = excelência moral, probidade, retidão; disposição firme e constante para a prática do bem; força moral (Pequena Enciclopédia Bíblica Orlando Boyer).
Dicionário Aurélio: Virtudes teologais = a fé, a esperança e o amor.

São termos difíceis de entender quando pensamos em quem nós somos, pois, como atingiremos o "conhecimento completo" do Senhor? Como entender que Ele nos chamou, miseráveis pecadores, para a "Sua própria glória e virtude"? Só poderemos compreender isso através do nosso crescimento espiritual e do desenvolvimento da fé que nos foi dada, dentro da perspectiva da graça de Deus. É "o já e o ainda não", isto é, já desfrutamos parcialmente destas bênçãos espirituais a partir do momento em que fomos chamados e convertidos pelo Senhor em novas criaturas, mas ainda não desfrutamos destas bençãos em sua plenitude justamente por sermos pecadores e vivermos ainda nessa vida terrena debaixo do estigma do pecado que gera a morte, seja ela física ou espiritual. Mas a glória e a virtude de Deus nos preservam, curam e libertam, e por isso aguardamos ansiosamente o dia em que esse nosso corpo mortal e imperfeito será revestido da imortalidade e da perfeição que vem da parte de Deus (1 Co 15:53-54).

Em João 14:26 Jesus disse:
“Mas o Consolador, o Espírito Santo, a Quem o Pai enviará em Meu nome, Esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”

Ao aceitarmos o Senhor Jesus como nosso Salvador, Ele vem habitar em nossos corações através do Espírito Santo. Essa é a manifestação da própria glória e virtude de Deus em nós. Já não estamos vazios, mas fomos preenchidos pela glória e pela virtude daquEle que nos amou e nos chamou para Ele.

“Em Quem também vós, depois que ouvistes a Palavra da Verdade, o Evangelho da vossa salvação, tendo nEle também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa.” Efésios 1:13.

Amados, todos somos imperfeitos, mas enquanto aqui vivemos precisamos nos preocupar com que tipo de vida cristã temos vivido. Entendemos que Deus está fazendo uma obra em nossas vidas, a questão é como esse processo se efetua, e qual a nossa responsabilidade nisso tudo, afinal todos que recebem tais promessas têm uma grande responsabilidade diante de Deus.

Certamente a vontade de Deus é nos conceder o pleno conhecimento (conhecimento completo) dEle a nós. Para isso Ele nos concedeu a Sua própria glória e virtude, nos selando com o Espírito Santo.

Como esse processo se efetua, é o que veremos mais adiante. 


Estudo anterior: VIDA E PIEDADE CONDUZEM À VIDA ETERNA.
Próximo estudo: CO-PARTICIPANTES DA NATUREZA DIVINA.
Estudo completo: BUSCANDO O CRESCIMENTO ESPIRITUAL. 

SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus