O DEUS A QUEM SERVIMOS (2) DEUS SONDA, CONHECE E GUIA


“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” Salmos 139:23-24.

INTRODUÇÃO

O nosso Deus é tremendo! Ele é Onisciente, Onipresente e Onipotente. Ele É o Criador de todas as coisas. Tudo foi feito por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez. Ele É também mantenedor de tudo que existe. O universo está em Suas mãos, a natureza pertence a Ele, os animais, plantas, répteis, peixes, monstros marinhos, aves, mares e florestas louvam ao Seu grandioso nome. Que Deus maravilhoso é o nosso Deus!

O nosso Deus fez o homem à sua imagem e semelhança, dotou o mesmo de inteligência e capacidade de decisão, deu-lhe uma alma imortal e o colocou acima de toda a Sua criação. Mesmo sendo tão grande e poderoso, o Senhor Deus Se preocupa conosco, cuida e guia o Seu povo.

Estamos aqui para buscar conhecer qual é a vontade de Deus para nós, AMÉM?

EXPLICAÇÃO
Esse é o segundo sermão da série “O Deus a Quem Servimos”. Como já foi explicado anteriormente, o objetivo dessa série de mensagens é aprofundar o nosso conhecimento de Deus, através de Seus atributos, conforme revelados na Bíblia Sagrada. Na primeira mensagem dessa série, aqui mesmo no Salmo 139, destacamos a Onisciência, Onipresença e Onipotência de Deus. Nessa segunda mensagem veremos que Deus valoriza a qualidade de nossa espiritualidade, Ele age nesse sentido, age em nosso favor, nos aperfeiçoando e nos guiando em Seu Caminho perfeito.

ARGUMENTAÇÃO
Qual é o tipo, qualidade de comunhão que temos buscado ter com Deus? Após constatar toda a Onisciência, Onipresença e Onipotência de Deus, Davi fala de um modo muito íntimo, mostrando que tipo de relacionamento devemos buscar ter e desenvolver com Deus. As palavras do salmista soam como uma santa constatação e uma súplica, em total rendição à majestade e ao amor de Deus para com ele.

1 – DEUS SONDA NOSSO CORAÇÃO
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração”

É maravilhoso o modo como o Senhor Deus nos conhece, Ele nos conhece de um modo perfeito! Anteriormente Davi já havia reconhecido que o Senhor que o sondava (Sl 139:1) e que o formara no ventre de sua mãe quando ele ainda era uma substância sem forma, o Criador formara seus ossos e escrevera em Seu Livro todos os seus dias (vs.13-16). Agora ele diz: “Senhor, tudo sondas e conheces o meu coração!” Não foi somente na nossa criação que o Senhor nos conheceu, mas Ele nos conhece perfeitamente hoje! Ele sonda e conhece o nosso coração. O que é o coração na Bíblia? Ele representa a nossa alma e espírito, emoções e desejos.

Obs.: antes de prosseguirmos é necessário dizer que essa parte de nosso ser é tão complexa e interligada que somente Deus é capaz de separar perfeitamente.

1.1 – ALMA E ESPÍRITO. Deus fala do coração referindo-se a uma entrega do que é mais precioso para nós, nossa alma e espírito.

“Dá-me, filho Meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos Meus caminhos.” Provérbios 23:26.

Essa é a parte incorpórea, imaterial e invisível, criada por Deus à Sua semelhança, fonte e motor de todos os atos humanos. É a parte imortal do homem, em contraste com o corpo.

1.1.1 – DICOTOMIA. Deus formou o homem do pó (parte material), soprou nele a sua parte espiritual, e o homem passou a ser mais que um simples animal, o homem é alma vivente (Gn 2:7). Especialmente no Antigo Testamento essa opinião é reforçada por Eclesiastes 12:7.

1.1.2 – TRICOTOMIA. Mas existem alguns teólogos que defendem a opinião que o homem é composto de três partes: corpo, alma e espírito, conforme 1 Ts 5:23 e Hb 4:12.

Certamente trata-se de um mistério de Deus, mas cremos que alma e espírito, se não são nomes diferentes que se referem à mesma essência imaterial, são tão interligados que é impossível para nós separá-los, sendo algo pertencente exclusivamente à sabedoria de Deus.

O que importa não é isso, mas o fato inequívoco que Deus conhece nosso coração.

1.2 – EMOÇÕES. Ao se referir ao coração, a Palavra de Deus fala também de nossas emoções. (Já vimos que Deus está falando de nossa alma e espírito). Como vão as suas emoções? Você confia em seu coração, em suas emoções? Veja o que diz a Palavra de Deus em Jeremias:

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações." Jeremias 17:9-10.

Agora troque a palavra “coração” pela palavra “emoções”. Esse é o sentido! Não seja controlado por suas emoções, entregue-as ao Senhor que conhece o nosso coração. Cuidado!!! As emoções geram desejos e ações! E todos aquele que é dominado por seu coração não é sábio.

"Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio." Provérbios 25:28.

1.3 – DESEJOS. O coração também é a sede de nossos desejos e vontades. Deus conhece todos os desejos de nosso coração. Ninguém tentar se esconder de Deus quando sabe que Ele conhece cada uma de nossas vontades. A fé nos leva à rendição.

"Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias." Mateus 15:19.

Desígnio significa plano, projeto, intenção, propósito. Tudo fruto de desejos e vontades. Deixemos para trás as coisas do velho homem e busquemos ter em Deus um novo coração, cujos desejos serão satisfeitos pelo próprio Deus.

"Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração." Salmos 37:4.

2 – DEUS CONHECE NOSSOS PENSAMENTOS
“prova-me e conhece os meus pensamentos”


O texto sagrado nos assegura que Deus conhece nosso coração e pensamentos. A nossa mente é a sede dos nossos pensamentos. É nesse espaço que estão nossas lembranças, costumes, imagens de nossa existência e nossas experiências de vida. É o nosso banco de dados. O QUE VAI NA NOSSA CABEÇA???

2.1 – CONVICÇÕES E OPINIÕES. As nossas convicções formam pensamentos. Podemos ter pensamentos contrários a Deus, por exemplo, mas se tivermos convicções firmes nEle, fruto da fé, nossos pensamentos serão transformados. As convicções formam a base de nossas opiniões a respeito de tudo na vida. Infelizmente muitos têm se deixado sucumbir diante de um mundo cujas convicções estão não somente alienadas de Deus, mas que laboram planos contra Ele e Sua Palavra. Deus conhece nossos pensamentos, ou seja, nossas convicções e opiniões.

"Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles." 1 Coríntios 3:19.

Não permita que as convicções do mundo acerca de Deus dominem seus pensamentos, mas peça a Deus, que conhece seus pensamentos, que lhe conceda a graça de ter suas convicções firmadas na Rocha sólida que é a Sua Palavra.

2.2 – SONHOS E PROJETOS. Todos nós temos sonhos e projetos e vida, e se alguém não os tem talvez seja um vegetal (rsss). Em nossos pensamentos sonhamos, fazemos projetos, traçamos planos. Deus conhece nossos pensamentos, então Ele sabe dos planos que temos feito. Então não façamos planos contrários à Sua vontade, mas peçamos sabedoria a Ele, e se algum pensamento vão nos estiver levando a planejar algo que O desagrade, entreguemo-nos imediatamente a Ele, pois é isso que Ele espera de nós. Quantos pensamentos e geraram planos que só trouxeram tristeza e amargura. A Palavra nos alerta em Provérbios 6:16-19 acerca de 6 coisas que aborrecem ao Senhor; dentre elas está o coração que trama projetos iníquos.

"Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos." Provérbios 6:16-19.

Mas até os planos que não contrariam a vontade de Deus devem ser submetidos a Ele. E tudo começa no pensamento.

"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR." Provérbios 16:1.

2.3 – ATITUDES E DECISÕES. Nossas decisões revelam o que cremos, pensamos, quais são nossas convicções e opiniões. Deus conhece nossos pensamentos, portanto conhece nossos planos e nossas decisões também. Existem decisões que foram tomadas em pensamento e que ainda não se consumaram. Outras estão em curso... Seja qual for o seu caso, não permita que essas decisões o afastem de Deus. E mesmo que você tenha tomado decisões que entristeceram o Senhor, volte para Seus braços de amor, Ele pode restaurar você e consertar tudo que está fora do lugar em sua vida.

Deus nos prova porque é necessário, porque Ele conhece nossos pensamentos, e quer que tenhamos convicções, fruto do conhecimento de Sua Palavra e de experiências reais que adquirimos através dos anos, em uma vida de comunhão com Ele. Essas convicções se tornarão projetos de vida que nos levarão a tomar decisões corretas. Se Deus não nos provasse jamais aprenderíamos a importância que têm nossos pensamentos diante dEle. Muitos estão estacionados no tempo, deixaram de crescer e frutificar porque não querem mudar seus pensamentos, convicções e projetos. Em virtude disso, continuamente tomam decisões contrárias à vontade de Deus. Então o Senhor envia provações que têm o potencial de transforma a mente e o coração.

"Pois tu, ó Deus, nos provaste; acrisolaste-nos como se acrisola a prata." Salmos 66:10.
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.” Gálatas 5:25.

Davi tomou muitas decisões erradas, ele sabia muito bem o que é ser provado!

3 – DEUS NOS GUIA EM SEU CAMINHO
“vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”


Davi finaliza sua oração fazendo esse pedido sublime a Deus, reconhecendo que não tem em si mesmo capacidade para conhecer a si mesmo de um modo perfeito, e tomar as decisões corretas em sua existência. O que podemos deduzir dessas palavras?

"As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz, e Eu conheço-as, e elas Me seguem" Jo 10:27.
“Disse-lhe Jesus: Eu Sou o Caminho, e a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por Mim.” João 14:6.

3.1 – DEUS TRANSFORMA NOSSO CORAÇÃO. Todos que são chamados por Deus, segundo o Seu propósito, passam por um processo de transformação, regeneração e santificação; isso é ser tirado do caminho mau e ser guiado ao Caminho eterno. O amadurecimento vem como tempo, de acordo com a vontade de Deus, e também de acordo com a nossa entrega e disposição de sermos transformados. Lembre que Deus nos prova porque é necessário. Podemos adiantar ou atrasar o processo.

3.2 – DEUS CURA NOSSO CORAÇÃO. Deus sabe de nossas dores, feridas, frustrações, decepções, mágoas, experiências ruins e tudo mais que há em nosso coração. As feridas do coração tem o poder de nos levar a seguir os maus caminhos da vida. O salmista confia em Deus que sonda o coração, que conhece os pensamentos. Ele conhece você também, conhece cada um de nós. Ele pode curar o seu coração, retirando de você todos os maus desígnios, guiando-te pelo Caminho eterno.

3.3 – DEUS NOS GUIA NO CAMINHO ETERNO. O Caminho eterno é um contraste com os maus caminhos dos ímpios que conduz à morte. Como é bom ser controlado por Deus, dirigido por Seu conselho eterno. Isso não é perfeição, mas submissão. Aprendemos que é muito melhor sermos guiados do que por nosso coração imperfeito. Alguns até a duras custas entenderam que Deus não é um “estraga prazer”, mas que deseja o melhor para Seus filhos. Ser guiado por Deus é uma dádiva, um presente celestial reservado somente aos filhos de Deus.

CONCLUSÃO
Qual é a nossa resposta a esse Deus tão maravilhoso, bondoso, carinhoso, misericordioso? Qual a sua reação ao constatar que Deus conhece sua mente e seu coração, que Ele sabe de seus gostos, desejos, intenções e pensamentos?

Davi e constatou que Deus agia tremendamente, soberanamente em sua vida. Mas notamos também um tom de pedido, submissão por parte de Davi. Deus faz tudo que é necessário para que tenhamos com Ele esse tipo de relacionamento, comunhão. Ele enviou o Seu próprio Filho, JESUS, para morrer na Cruz em nosso lugar, provendo assim o Caminho perfeito, o Caminho da salvação. Qual é a sua resposta?

O salmista soube que a razão de suas provações era porque Deus conhecia seus pensamentos. Numa atitude de confiança em Deus ele convidou-O a sondar seus pensamentos e sentimentos mais íntimos, em seguida submeteu-se à correção e orientação de Deus.

Que você possa desfrutar dessa relação com Deus, da qual falamos hoje. Faça a sua parte: busque a Deus! Renda-se a Ele em oração. Confesse seus pecados, peça que ele sonde seu coração e sua mente, e que Ele guie você por Seu Caminho eterno.


Material de apoio: ABA – A Bíblia Anotada; BEG – Bíblia de Estudo de Genebra; PEB – Pequena Enciclopédia Bíblica.


Leia tambem a primeira parte dessa série: 
O DEUS A QUEM SERVIMOS (1) - DEUS TUDO SABE, ESTÁ EM TODOS OS LUGARES, E TUDO PODE FAZER!

SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus