CUIDADO COM SEU CORAÇÃO

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti, S.C.Sul / SP
Pastoral Boletim 28.10.12


“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, Eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.” Jr 17:9-10.

"Dá-Me, filho Meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos Meus caminhos." Provérbios 23:26. 

A mensagem contida nesses versículos serve de alerta para todas as pessoas, independente de faixa etária. Aqui o Senhor faz um alerta muito sério acerca dos perigos do coração, classificando-o como “desesperadamente corrupto”. E no Dia do Juízo Final, Ele pedirá contas a cada um de nós sobre todos os nossos atos, segundo as decisões que tomamos, de acordo com os princípios que norteiam nosso coração (Ec 11:9).
Deus a ninguém tenta (Tg 1:13), mas nos adverte à sobriedade, pois tudo será levado a juízo, até de nossas palavras teremos que dar contas naquele dia (Mt 12:36).

É necessário compreender o sentido do texto sagrado. O teor dessas palavras soa como um alerta de Deus sobre o perigo de seguirmos os caminhos que o nosso coração tenta nos direcionar. Aqueles que só querem recrear seus corações e agradar seus olhos terminam se corrompendo em diversos pecados, e passam a viver em função disso (1 Jo 2:15-16). É o homem buscando satisfazer seus desejos e prazeres. Isso é totalmente normal e certo para os não convertidos, mas terá um alto preço: o castigo eterno (Ap 20:11-15). Por isso que os filhos de Deus submetem seus corações a Deus, que sonda, esquadrinha, prova, dirige, liberta, transforma e aperfeiçoa (Jr 17:10). Como é bom ser transformado por Deus! As coisas que anteriormente pareciam ser tão atraentes agora são apenas amargas lembranças de um tempo em que vivíamos sem Ele. Mas desde que Ele nos tocou com Seu infinito poder, fomos regenerados, e estamos sendo transformados e modelados por Ele mesmo.

Curiosamente, satisfazer os desejos do coração é um dos pilares do mundo e do pensamento humano. Os que não tem Deus vivem em busca de satisfazer seus corações, que são o seu “deus”. Assim, o coração se torna nosso mais perigoso inimigo, pior até que o diabo. Aliás, o coração sem a luz da Palavra de Deus é alvo certo do inimigo, e torna-se seu principal aliado (Mc 7:21-23). O nosso coração pode nos induzir a cometer todo tipo de pecado e abominação contra Deus (Jr 17:9; Tg 1:14-15). Mas os que são de Cristo não vivem à mercê de seus corações, antes servem a Cristo; não andam na carne, mas no Espírito (Gl 5:24). Todo cuidado é pouco! Não caia nas armadilhas do coração, não se deixe dominar por ele, mas domine-o pelo poder de Cristo (1 Tm 4:12-16; Sl 119:9-11).

Material de apoio: BEG - Bíblia de Estudo de Genebra.

Estudo ministrado anteriormente no passeio em Cotia dia 21/04/12.

SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus