DESERTO - LUGAR DE GLÓRIA!!!

Deserto, lugar de formação de caráter. Aprendamos a louvar ao Senhor mesmo que, ainda que Ele nos leve ao deserto. Aproveitemos os dias difíceis para vermos que o Senhor É fiel em quaisquer circunstâncias. Deus quer nos ensinar algo no deserto.  Vigiemos e oremos mais ainda, pois no deserto podemos ficar mais vulneráveis aos ataques de serpentes e escorpiões (diabo). No deserto os inimigos do povo de Deus tentaram destruí-los, mas Deus os guardou e lhes ensinou a lutar (2 Sm 22:35; Sl 18:34; Sl 144:1). 

BASES BÍBLICAS 
Êxodo 3 - chamada de Moisés para o deserto; 
Deuteronômio 8 - o povo de Israel;  
Mateus 4:1-11 - Jesus no deserto; 
Atos 8:26-40 - Felipe evangeliza e batiza o eunuco etíope;
Atos 9:1-18 - o deserto na vida de Paulo começou no dia da sua conversão.

Deus quer nos ensinar algo no meio do deserto, não sei que tipo de deserto você esta passando. Talvez seu deserto seja no seu casamento, família, emprego, finanças, saúde, etc. O deserto se manifesta através de tristeza, tentações, fraquezas, dificuldades, calúnia, solidão, abandono, lágrimas, e dor.

Porém, temos convicção de uma coisa: Deus vai nos tirar do deserto, apenas aprendamos a confiar no Senhor e saber que Ele está vendo todas as coisas, e no tempo dEle, sairemos desse deserto. E sairemos mais fortes, corajosos, amadurecidos, firmes e prontos para realizar aquilo que Deus determinou que façamos.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES 
1. O que é o deserto? Lugar de formação de caráter, lugar de aperto, aflição e dificuldades. Mas depois do deserto, Deus é glorificado em nossas vida, pois saímos de lá com maturação, conhecimento, entendimento, revelação, louvor, glória e poder de Deus.

2. Porque Deus nos permite irmos, e até mesmo nos conduz ao deserto? Deus nos leva ao deserto para que aprendamos dEle e façamos menção dEle em tudo que fizermos em nossas vidas. Nossa auto-suficiência é ZERO no deserto, e glória a Deus por isso!

3. O que acontece no deserto? Fome e sede, falta de familiares e amigos, frio e calor, dependência total do Senhor.

4. O que vemos no deserto? A provisão do Senhor e Sua manifestação em nossas vidas, a glória de Deus é manifesta no deserto, há um patamar de glória maior.

5. Qual é nosso estado no deserto? Necessidade de Deus, carência, aperto, sentimento natural de estar só, sede de Deus. MAS nós e Deus, no deserto formamos uma grande dupla.

6. Quem está no deserto? Todos que querem mais de Deus e desejam desfrutar do melhor dEle aqui na Terra.

7. Quem esteve no deserto com Deus? E por que Deus os levou ao Deserto?
- Moisés aprendeu o valor da submissão e dependência do Senhor;
- Israel aprendeu muitas lições com Deus (Dt 8);
- Elias em sua carência de Deus aprendeu a confiar nEle;
- Felipe foi enviado ao deserto estrategicamente;
- Paulo aprendeu a viver do poder e da confiança de quem ele era em Cristo, por isso não desistiu;
- o próprio Senhor Jesus (homem) usufruiu da segurança e completa confiança na Palavra de Deus, e venceu tudo na força do Pai Celestial.

8. Como sair do deserto? Submetendo-se à Palavra de Deus, tendo o caráter de cristão formado, e vencendo as ciladas do inimigo debaixo do poder de Deus, resoluto em atender os propósitos de Deus em sua vida.

9. Quem nos tira do deserto? Só o Senhor nos tira do deserto, mas enquanto estivermos lá Ele Se manifesta a nós, nos aquecendo, saciando a nossa sede (água da rocha), e a nossa fome (maná), nos guardando, vestindo, consolando, animando, fortalecendo e amparando.

10. Qual o tempo que passamos no deserto? Só Deus sabe. Depende da vontade de Deus, mas também de nossa submissão e vontade de aprender as lições que o Senhor quer nos ensinar. Uma coisa é certa: os filhos de Deus não ficarão no deserto para sempre! 

CONCLUSÃO
Se (ou quando) Deus te levar ao deserto, não se revolte, mas submeta-se a Ele, busque ter mais comunhão e desfrute de Sua presença. Lembre que no deserto Deus fala conosco, e nós podemos ouvir mais e melhor a Sua voz. O inimigo sempre tentará nos enganar com a dúvida e a rebeldia, principalmente no deserto. No entanto, se usarmos a armadura que Deus nos deu, certamente venceremos todos os ataques do maligno e permaneceremos inabaláveis (Efésios 6:10ss).

No deserto passamos a ter mais discernimento, e nossa opinião vai sendo formada e modelada através dos desígnios que Deus mostra para nossas vidas. Grandes revelações de Quem Deus É, foram comunicadas a grandes homens quando esses passaram pelo deserto. Deus Se faz presente no deserto conosco, jamais estamos sozinhos, Ele jamais nos desampara.

Tenhamos nossas próprias experiências com Deus. Não sejamos ministros das experiências de outros, mas busquemos desenvolver um relacionamento pessoal com Deus. 

Colaboração Rev. David Cestavo - IPB Central de Lavras / MG. Texto revisto e ampliado.

Comentários

  1. Estarei usando essa devocional na abertura da Escola Bíblica Dominical, pois o a lição será sobre o povo no deserto. Sou superintendente aqui na Igreja Presbiteriana de Balneário Piçarras, SC. Que Deus abençoe os irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Moacir! Muito grato por visitar o SDG, sinta-se a vontade irmão, para nós é uma grande honra. Deus te abençoe, grande abraço, fique na paz do Senhor Jesus!

      Excluir

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!

Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.

Best regards in Christ, God bless you!!!

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus