DISCIPULADO PLENITUDE (1)

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti – S.C.Sul / SP
Primeira reunião 04.08.12


"Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia!" Salmos 150:6.

O Ministério de Louvor ocupa lugar de destaque entre os ministérios de uma Igreja saudável. Através do louvor e da adoração, toda a comunidade é envolvida, edificada e transformada pela graça de Deus. O louvor é tão importante que se funde com a palavra “Igreja”. Quando alguém diz que vai à Igreja, subentende-se que vai lá para, entre outras coisas, para louvar a Deus.

Os integrantes do Ministério de Louvor precisam descobrir a importância desse Ministério sagrado. Eles são responsáveis por conduzir a comunidade dos crentes à presença de Deus através dos hinos e cânticos congregacionais. E assim como todo privilégio, o louvor traz consigo uma grande responsabilidade da qual Deus pedirá contas um dia a cada um.

Cada membro do Ministério de Louvor precisa se ver como um (a) Ministro (a) de Louvor, e muito mais que meros tocadores de instrumentos, ou cantores. Ao cantar e tocar seus instrumentos, eles o fazem para o próprio Deus, e diante de Seu santo trono. Daí a necessidade de haver preparo e zelo na condução desse serviço sagrado.

Se por um lado é natural que hajam deficiências em cada um de nós, por outro, se faz necessário buscar o crescimento e o desenvolvimento de cada um, e por parte de cada um, para que as dificuldades sejam vencidas, superadas, e o crescimento se projete em três áreas básicas: primeiramente a espiritual, depois a área intelectual (técnica), e por a física.

O QUE SE REQUER DO MINISTRO DE LOUVOR


HUMILDADE – Filipenses 2:5-8. A humildade é fator preponderante na vida desse Ministério. Quando um levita se enche de orgulho logo vem a queda e o enfraquecimento do Ministério. A humildade é tão importante que é geradora de outras virtudes fortalecedoras no Ministério de Louvor: amor, perseverança, gratidão, carinho, doçura, respeito, perdão, etc.

DISPOSIÇÃO, RESPONSABILIDADE, COMPROMISSO – Isaías 6:8. Notem a cortesia, cavalheirismo e respeito que Deus demonstrou com Seu servo. Só Isaías estava na presença de Deus naquele momento, e Ele deixou que Seu servo tomasse a atitude de fazer o que Deus quisesse. Quando entendemos a extensão desse posicionamento, cessam as cobranças para estar presente nos ensaios, cultos, reuniões, etc. Essas virtudes fazem parte do crescimento espiritual, mas há muitos crentes “velhos” que não aprenderam isso, e outros jovens que cedo descobriam quão gratificante é servir a Deus desse modo.
Muitos pensam que não são capazes porque são novos ou imaturos, mas para Deus isso não é problema (Jeremias 1:6-7).

Obviamente há muitas outras virtudes a serem estudadas. Por hoje ficaremos com essas duas, mas nas próximas reuniões continuaremos estudando as qualidades que se requer dos Ministros de Louvor.

O QUE É LOUVOR?  


Deus nos criou para o louvor da Sua glória (Ef 1:3-6). A busca da perfeição no louvor deve ser mais que uma idéia, deve ser um modo de viver, especialmente por parte dos Ministros de Louvor. Louvor é o ato de louvar a Deus, elogiando e exaltando-O por tudo que Ele fez, em nossa própria vida e na vida dos outros também. Paulo escreveu aos Coríntios:

"Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus." 1 Coríntios 10:31.

Através desse texto, entendemos que o louvor deve estar presente na vida em tudo que fizermos. Ele deve ser manifestado no nosso falar, pensar, vestir, trabalhar, estudar, orar, tocar e cantar. Porém, nos cultos da Igreja atual, a forma mais popular de louvor é por meio dos cânticos espirituais (somente).

O louvor também é um mandamento.

"Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia!" Salmos 150:6.

Se somarmos os prelúdios, solos, canto coral e louvor congregacional, veremos que o tempo gasto com a música pode chegar a 50%, ou mais até, de todo o tempo destinado aos cultos.

Parte desse estudo foi extraída do livro “Decolando nas Asas do Louvor” de Atilado Muradas.

Confira também DISCIPULADO PLENITUDE (2).

SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários