AUMENTA-NOS A FÉ

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti - S.C.Sul / SP
Pastoral Boletim 26.08.12

Estudo Bíblico 29.08.12

"Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé." Lucas 17:5.

É um erro dos graves não pedir o aumento da fé temendo que Deus envie provações, sem as quais não haveria como ocorrer o crescimento espiritual. Biblicamente não há base para tal afirmação, muito pelo contrário, a Palavra de Deus é clara: “Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á. Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra? Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” Lc 11:9-13. O que ocorre é que nos momentos de maior provação oramos mais, buscamos a Deus com mais intensidade, lemos mais a Sua Palavra, vamos mais à Igreja, nos santificamos, choramos e até jejuamos! Então, naturalmente algo acontece dentro de nós, e Deus nos dá o acréscimo da porção de fé que se faz necessária naquele momento. Mas nem sempre é assim. Muitos que estavam enfraquecidos, na hora da provação prometem reconciliar-se com Deus, e depois de serem abençoados não cumprem o que haviam prometido. Outros, na hora da provação afastam-se de vez e afundam no lamaçal da dúvida e do pecado. Para crescermos espiritualmente, necessariamente precisamos crescer na fé. Uma coisa está ligada à outra: espiritualidade e fé. Se buscarmos uma vida mais espiritual, seremos acrescidos na fé. Observe que o pedido dos discípulos foi feito por causa da necessidade de perdoar mais (Lc 17:1-4). Que lição! Para perdoarmos precisamos ter fé, e quem não consegue perdoar precisa buscar ter mais fé e praticá-la...

Irmãos amados, as tribulações vêm para todos, e certamente Deus já determinou por quais e em que tempo passaremos (Sl 139:16). A questão não é SE vamos passar tribulações, mas COMO passaremos! E o desejo de Deus é que sejamos mais que vencedores por meio daquEle que nos amou (Rm 8:37), e depois de havermos sido provados e termos vencido tudo, permaneçamos inabaláveis (1 Co 15:58; Ef 6:13). Os que “fazem a lição de casa” com zelo terão a sua fé fortalecida a cada dia, e estarão mais preparados para o enfrentamento do combate da fé. Oração e leitura diária da Bíblia, observância dos mandamentos, piedade, santificação, arrependimento e jejum fazem parte do cardápio daqueles que buscam uma fé mais consistente.

Ora, a fé sem obras é morta (Tg 2:26); logo, a fé é prática. Como crentes em Cristo vivemos pela fé (Rm 1:17), essa fé é operosa (1 Ts 1:3) e traz consigo o poder de Deus para remover montanhas (Mt 17:20) e nos proteger dos dardos inflamados do maligno (Ef 6:16). Mas o projeto de Deus é que cresçamos na fé (2 Ts 1:3), ou seja, a fé crescerá em nós, nela seremos edificados (Jd 20), e venceremos o bom combate da fé (1 Tm 6:12; 2 Tm 4:7). Seja esse o nosso projeto de vida em comum!

SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus