BENDITA ESPERANÇA (1) ESPERANDO EM DEUS



SALMOS 40:1-3 

“Esperei confiantemente pelo Senhor” Salmos 40:1a.

INTRODUÇÃO
O Evangelho é esperança! É nessa dimensão que vivemos, esse é o estilo de vida que precisamos desenvolver. Não vamos confundir isso com o “evangelho pragmático” de nossos dias. Trata-se de disciplinarmos nossa mente, coração, emoções, pensamentos e atitudes, ações e reações, honrando a soberania de Deus.

Deus sempre nos fortalece, Ele jamais nos desampara! O cristão necessita aprender a confiar em Deus nas horas difíceis da vida. Temos uma fé teocêntrica = Deus no centro de tudo. Assim, quem considera e crê no poder de Deus precisa aprender a viver uma vida de esperança, pois Ele transmite paz e confiança ao Seu povo.

EXPLICAÇÃO
Esse é um Salmo de louvor (vs.1-10) e petição por livramento (vs.11-17). Davi louva a Deus por livramentos passados (vs.1-4) e se oferece em dedicação a Deus (vs.5-10). Depois Davi apresenta um novo problema ao Senhor (vs.11-12), solicitando novamente o livramento (vs.13-17). As palavras que expressam a dedicação de Davi (vs.6-8) transcendem a sua experiência e se aplicam ao Senhor Jesus, que veio para ser o Sacrifício perfeito e obediente, que pôs fim aos demais sacrifícios (Hb 10:5-7). (BEG).

ARGUMENTAÇÃO
O Salmo 40 é uma referência bíblica nas horas de angústia. Davi, o homem segundo o coração de Deus, conhecia bem a angústia, a dor e a depressão. Ele foi perseguido pelo rei Saul, que queria mata-lo por inveja. Saul invejava a bênção de Deus na vida de Davi e colocou um exército inteiro a sua procura. Davi viveu momentos difíceis fugindo desse maníaco, tentando de todos os modos salva a sua vida. Davi passou a se esconder nos campos, matas, vales, montanhas, cavernas e antros da terra. Não é difícil imaginar o sofrimento desse homem de Deus (conheça a história de Davi, leia 1 Samuel).
 
Esse homem sofrido e amargurado poderia ter entregado os pontos, duvidado do amor e do poder de Deus se revoltando, como muitos fazem nas horas difíceis. No entanto, as suas palavras nos ensinam como suportar e vencer esses momentos. Mas, graças a Deus não foi isso que ele fez, pelo contrário, ele aprendeu a esperar, e essa é a sua lição de vida.

ATITUDE DO CRENTE

1 – ESPERAR
Primeiramente precisamos aprender a esperar. Essa é uma das lições básicas da vida de fé, mas é também uma das mais difíceis de se aprender. É difícil esperar porque é próprio do ser humano desejar respostas rápidas para tudo que necessitamos. Queremos tudo a “toque de caixa”, rápido, imediato! Mas quando não depende de nós, e sim de Deus, precisamos aprender a esperar, pois Ele é Quem dita as regras. Interessante que nem sempre temos pressa quando tudo depende de nós. Por exemplo, é mais fácil protelar uma mudança de caráter do que ter pressa em se tratar e crescer. É mais fácil deixar de ir à Igreja do que levantar cedo para a EBD. E assim por diante, e fato que temos muito maior facilidade em exigir do que esperar. Aprendamos a esperar a resposta de Deus, o tempo de Deus, o agir de Deus. Do contrário seremos levados a tomar atitudes precipitadas e a nos DES-esperar. Como já foi dito, aprender a esperar é tão importante quanto difícil, mas os que são adestrados pelo Senhor aprender a esperar.

2 – CONFIANTEMENTE
É necessário um controle das emoções, pensamentos e palavras através do fator FÉ. A fé gera esperança dentro de nós, nossas emoções começam a ser controladas, e nossa alma começa a sossegar nos braços daquEle que tudo pode. Um pouco mais adiante, no Salmo 42:5,11 (Salmo didático dos filhos de Corá) nossa alma também é exortada a esperar. Esperemos, pois ainda que não entendamos todas as situações, sabemos que o melhor de Deus ainda está por vir. Ele tem todo poder, nos ama, é misericordioso, e está do nosso lado, pronto a nos socorrer.
 
Davi aprendeu que quem espera em Deus não espera de qualquer jeito; é necessário esperar confiantemente. Isso é sinal de que cremos nEle, não duvidamos de Seu poder, justiça e amor. Deus é santo, justo e bom! A Sua misericórdia dura para sempre, e de geração em geração a Sua equidade (Michaelis: 1 Justiça natural. 2 Disposição para reconhecer imparcialmente o direito de cada qual. 3 Igualdade, justiça, retidão). Esperar confiantemente quando tudo está bem é fácil, mas Davi esperou fugindo, sendo caçado, jurado de morte, e tudo isso injustamente. A Palavra de Deus manda que nos preparemos para o “dia mal” nos revestindo de TODA a armadura de Deus, lembrando que a nossa luta não é contra sangue e carne, mas contra forças espirituais do mal (Efésios 6:12).

3 – PELO SENHOR
Nossa confiança está no Deus soberano que pode todas as coisas, e em Seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, que destruiu as obras do diabo triunfando na Cruz (Cl 2:15). Deus é fiel (1 Co 1:9; 10:13), Ele nos guarda, protege, e sempre vem em nosso socorro. Jamais falha em Suas promessas, sua justiça e santidade são plenas, nEle podemos confiar, nEle DEVEMOS confiar. Ainda que passemos pelo vale sombrio e tenebroso (Sl 23:4), ainda que sejamos atribulados, perseguidos, caluniados, zombados, desprezados (Mt 5:10-12), torturados e mortos (Dn 3:16-18), ainda assim cremos que o Senhor não nos desampara. O cuidado de Deus vai além das circunstâncias. É um erro gravíssimo pensar que Deus cuida somente nas horas boas. A diabólica teologia da prosperidade tem levado milhões de pessoas a pensarem que Deus não enviará o mal, a dor, as lágrimas. Mas os que conhecem, creem e amam as Escrituras, sabem que não é assim. Deus pode SIM permitir-nos a dor, Ele É e sempre será Deus! Os motivos pelos quais Ele o fará, se assim quiser, pertencem somente a Ele. Não nos cabe questionar, e os que duvidam e julgam as ações de Deus, certamente estão equivocados em seu entendimento. “Errais não conhecendo as Escrituras” disse Jesus (Mt 22:29). Esperamos no Senhor porque cremos que Ele pode nos livrar de todo mal, e ainda que isso leve um tempo, no final Ele certamente o fará, de um modo ou de outro.
 
RESPOSTA DE DEUS

•    SE INCLINOU PARA MIM
•    ME OUVIU QUANDO CLAMEI POR SOCORRO
•    TIROU-ME DE UM POÇO DE PERDIÇÃO
•    COLOCOU-ME OS PÉS SOBRE UMA ROCHA
•    ME FIRMOU OS PASSOS

CONCLUSÃO

Em nossos momentos de angústia, busquemos o refúgio que vem de Deus. Nada se compara a Ele! Passar por lutas todos passaremos, a diferença é COMO passaremos. Os resultados serão visíveis. Enfrentemos com confiança, esperemos confiantemente no Senhor. Que Deus te abençoe!
 
"Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR." Salmos 27:14.

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB Brasilândia, São Paulo / SP, Culto de Louvor 24/08/14 (manhã).

IPB de Vila Gerti – S.C.Sul / SP, Culto de Louvor 15/07/12.
 
Material de apoio:
BEG – Bíblia de Estudo de Genebra.


Leia também: O AGIR DE DEUS, e ESPERANÇA QUE TRANSMITE GRAÇA.

SDG - A DEUS TODA GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coragem de camundongo

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus