LIDANDO COM A MORTE

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB Vila Gerti - S.C.Sul / SP
Pastoral Boletim 24.06.12

“(…) prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.” Amós 4:12b.


Todos lidam com a morte, uns mais outros menos. Imagine por exemplo, quantos óbitos o chefe da enfermagem de um hospital vê por semana? E o Corpo de Bombeiros, SAMU, Resgate, Polícia Militar, e até o pessoal da limpeza do crematório ou do velório municipal, ou os coveiros? Eles veem a morte todos os dias, diversas vezes até... Com o passar do tempo, a morte passa a ser um elemento natural para muitos deles. Mas, mesmo estes que estão mais acostumados com a morte, vez por outra são flagrados em sofrimento e dor, especialmente quando se trata de uma morte brutal, por motivo fútil, ou de crianças, e é claro, de seus entes queridos. Sofremos porque não fomos feitos para a morte, Deus nos criou para a vida. No entanto, o pecado trouxe a morte a todos, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus (Rm 3:23).

Todos nós lidamos com a morte regularmente, seja quando perdemos um parente, amigo ou vizinho, e até ao ligarmos a TV ou abrirmos um jornal, já estamos sendo afetados por essa realidade. Mas o mais grave disso tudo é que um dia teremos que lidar com a nossa própria morte. E aí? Será que estamos preparados para isso? O que há de mais intrínseco e certo na vida, é que um dia teremos que enfrentar a morte. Por isso que a Bíblia nos diz: “(...) prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.” Amós 4:12b.

Deus quer que nos preparemos para este dia, que pode chegar a qualquer momento. Para o povo de Deus esse dia será para um dia de glória ao ouvirmos o Senhor nos dizer: “Vinde, benditos de Meu Pai! Entrai na posse do Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”. Mas para tantos outros será um dia terrível de pavor e medo, quando o Senhor disser: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”. (Mateus 25:34,41).

Pode parecer que por mais que nos preparemos, ainda assim seremos pegos de surpresa, afinal não há como prever a morte em todos os casos, e nem a reação que se terá naquela hora de confrontação. Ao aconselhar-nos a um preparo, certamente Deus não se refere às nossas emoções somente, mas principalmente à nossa espiritualidade. É dessa área que emanam as fontes da vida. “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4:23.

A Bíblia nos fala de Enoque, um homem que andou com Deus de todo o seu coração, e Deus o tomou para Si (Gn 5:24; Hb 11:5). Ele aprendeu que andar com Deus é agradável não somente a nós, mas que Deus também que Se agrada dessa atitude, que é uma atitude de fé. Enoque tinha um tipo de comunhão com Deus, tão real, intensa e verdadeira que Deus o levou para habitar os Céus. Certamente esse é o modelo que devemos seguir em nossa jornada, uma vez que desejamos estar preparados para lidar com a morte. A melhor maneira de aprender a lidar com a morte é aprender a lidar com a vida. Uma vida aos pés do Senhor da vida leva a um enfrentamento tranquilo e seguro da morte.

Obs.: segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) estima-se que mais de 41.000 pessoas morrem por dia no mundo todo, mais ou menos 28 pessoas por minuto, uma a cada 45 segundos.

SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coragem de camundongo

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus