É CORRETO O CRENTE PARTICIPAR DE FESTAS JUNINAS?


Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti - S.C.Sul / SP
Pastoral Boletim 10.06.12


"Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convém; todas são lícitas, mas nem todas edificam." 1 Coríntios 10:23.
 
Assim como carnaval, bailes, danceterias, quermesses e outros tipos de festas e eventos seculares, não podemos participar de festas juninas. Isso se deve ao fato de que somos crentes reformados, e temos uma tradição bíblica, doutrinária e histórica de oposição ao pecado, à idolatria e à mentira, tradição essa que deve ser guardada, como o nosso maior tesouro e compromisso com Deus. Aliás, a Reforma Protestante ocorreu justamente para expor o engano da idolatria, opondo-se e protestando contra os erros da igreja romana.
 
Com respeito às festas juninas, consideremos que:

1 - As festas juninas são festas idólatras, que cultuam aos ídolos, os chamados “santos católicos”. Pedro e João, por exemplo, são personagens bíblicos, irmãos nossos, que serviram a Cristo com suas vidas, e estão no Céu com Jesus. No entanto jamais devem ser cultuados, pois em Êxodo 20:3-5 o Senhor nos diz: “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, (...). Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem.” E também no NT: “Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele darás culto.” Lucas 4:8.

2 - No início da era Cristã os apóstolos deram várias instruções aos crentes, com respeito a sua postura em meio a uma sociedade idólatra. Tais instruções devem ser observadas por todos nós, com zelo e temor diante de Deus. Leia Atos 15:20,29; 21:25; 1 Co 10:19-23 e 2 Co 6:14-18. Obs: Os alimentos servidos nas festas juninas são consagrados aos ídolos, portanto não podemos ingeri-los, uma vez que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo (1 Co 3:16).

3 - Além disso, somos chamados na Bíblia de “justos”, e por ordem divina não devemos nos misturar com os “ímpios”, participando de costumes e hábitos que eles têm por normais, ainda que sejam contrários às Sagradas Escrituras. (Salmos 1; Romanos 12:1-2).

Vivemos um tempo onde, para muitos, tudo é relativo. Muitos pais "crentes" vestem e pintam seus filhinhos, que uma vez foram batizados e consagrados a Cristo, preparando-os para a quadrilha e para a festa junina. Ao invés de ensinar-lhes que idolatria é pecado, passam-lhes a mensagem de que "não tem nada a ver" participar dessas festas, ainda que ali o santo fulano ou beltrano seja venerado com gritos de “viva!”. Irmãos amados, precisamos resgatar os princípios da Reforma Protestante e do Cristianismo, não podemos nos conformar com este século idólatra. A obra de Deus carece de servos verdadeiramente convertidos e consagrados, que deixaram o velho homem para trás, e que não tem medo ou vergonha de dizer e ensinar que o crente fiel não participa de festas que cultuem ou homenageiem ídolos católicos. Respeitamos nossos amigos e parentes não crentes, mas não podemos ser influenciados com tamanha facilidade por costumes que contrariam a Bíblia.

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...” Romanos 12:2a.

SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

  1. Graça e Paz!

    Muito bom este comentário a cerca das festas juninas.
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo suas publicações.

    Se me der o prazer de também visitar o meu, o link é
    http://dudabergsten.blogspot.com.br/

    Grande abraço,

    Pr. Eduardo Bergsten

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Edu! Obrigado pelo carinho irmão, visitarei o seu blog e seguirei também. Grande abraço e que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!

Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.

Best regards in Christ, God bless you!!!

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus