Consolação (3) O Caminho, a Verdade e a Vida



“Respondeu-lhe Jesus: Eu Sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim.” João 14:6.

O momento de confrontação com a morte é muito triste... Neste momento nos recordamos dos momentos passados com o ente querido que não está mais entre nós. Nosso coração sofre por conta da separação, dura, cruel e inescapável. Nesse momento de dor precisamos nos apegar a Deus e às Suas Palavras, pois Ele somente pode nos consolar de um modo real.

No texto acima, Jesus estava preparando os Seus discípulos para a Sua própria morte. Ele que operou milagres maravilhosos, chegando até a ressuscitar mortos, iria enfrentar e entregar-Se à morte. Ele sabia que os Seus servos iriam sofrer ao vê-Lo pregado na Cruz, sangrando até a morte. Naquela Cruz que era deles, que era a nossa Cruz, a Cruz de todo que nEle crê. Ali Ele pagou o preço dos nossos pecados, concedendo-nos a salvação e a vida eterna.

O que Jesus disse nesse momento? Quais Palavras Ele usou para consolar aqueles corações? Aqui temos um tesouro de vida, pois essas mesmas Palavras consolam os nossos corações. Jesus fez três afirmações a respeito de Si mesmo, e nessas afirmações Ele nos ensina como fazer para chegarmos a Deus, o nosso Pai Celestial. Esse é a única consolação verdadeira nesses terríveis momentos de dor: saber que um dia nos encontraremos com o nosso Pai Celestial. Essa certeza pode nos livrar desse sofrimento e trazer uma paz indizível aos nossos corações.

“EU SOU O CAMINHO”. Essa afirmativa tem um profundo significado quando entendemos que o caminho do qual Jesus fala é a nossa jornada na face da Terra. Esse mundo tem muitos caminhos, mas somente Jesus, O CAMINHO, pode nos conduzir ao Pai Celestial. Quantos caminhos de morte o mundo oferece... O caminho do pecado, da vida fútil, das festas, das bebedices, das drogas, das prostituições, dos vícios... Quantos caminhos o mundo nos oferece, com uma falsa paz, uma falsa alegria, uma falsa satisfação. Jesus é o Caminho, o Caminho perfeito, o Caminho de paz, o Caminho de alegria, o Caminho da salvação. Quem deseja chegar ao Céu precisa trilhar esse Caminho. Se você, em algum momento de sua vida, tomou um caminho errado, e encontra-se perdido e sem esperança, busque a Cristo, arrependa-se de seus pecados, confesse a Jesus como seu Senhor e Salvador, e ande nesse Caminho. Se você está ouvindo (lendo) essa mensagem, ainda é possível. Jesus não é mais um caminho, Ele é O CAMINHO! Creia NeLE, viva a sua vida nEle, e no final você encontrará a vida eterna com Deus. 

“EU SOU A VERDADE”. Essa afirmativa significa que em meio a tantas ideologias e religiões, Ele é a única Verdade na qual podemos confiar nossas vidas. Existem tantas mentiras disfarçadas de verdade, tantas pessoas enganando-se a si mesmas, tantos enganadores vendendo ilusões... Mas Jesus Cristo vem e nos afirma: “EU SOU A VERDADE!” Nessa Verdade você pode construir sua vida, nessa Verdade você pode confiar plenamente, e ter a certeza que não será frustrado. As Palavras de Jesus são verdadeiras porque elas são Palavras de vida eterna. Essas Palavras são vivas e nos aproximam de Deus, nos conduzem a Ele, nos trazem salvação e vida eterna. Quem anda pelo Caminho (Jesus) vive uma vida pautada pela verdade e não pela mentira. Suas ações são reais e não falsidades. Os homens podem falhar e mentir, Jesus jamais! Confie nEle de todo o seu coração e viva a sua vida firmada nessa Verdade. Jesus não é mais uma verdade, Ele é A VERDADE! Crer nEle é uma atitude que traz paz e consola o coração ferido, e no final quem nEle crê se encontrará com o Pai Celestial.

“EU SOU A VIDA”. O que é a vida? O que a vida significa para você? Planos, projetos, sonhos, realizações? Somente isso? Que tipo de vida você tem vivido? Ao fazer essa afirmação Jesus está nos dizendo que somente Ele pode nos dar uma vida verdadeira, vida com sentido, vida real, vida verdadeiramente feliz, e a esperança (em plena certeza de fé) de um dia tomarmos posse da vida eterna no Céu. O mundo nos oferece um estilo de vida marcada pela escravidão do pecado, e o salário do pecado é a morte. Mas Jesus nos oferece A VIDA, isto é, uma vida onde os nossos pecados são perdoados, e não vivemos mais como escravos do pecado, mas como servos do Deus Altíssimo. Uma vida onde o pecado não nos governa mais, mas somos governados pelo Senhor, em obediência à Sua santa e infalível Palavra. Jesus é a VIDA, e nos dá uma Vida boa, plena de paz e amor. Muitas vezes, realmente, seremos entristecidos pelos revezes do dia a dia, mas ainda assim o Senhor nos consola e fortalece, e no final nos encontraremos com Ele, e viveremos a VIDA ETERNA.

CONCLUSÃO

“NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM”. Jesus conclui essa passagem, fazendo uma última afirmação, que soa como um alerta a cada um de nós. Não adianta querer chegar ao Céu trilhando outro caminho, seguindo outra verdade e vivendo outra vida, que não seja Ele. Ninguém absolutamente pode chegar ao Deus Pai se não for através dos méritos e da Pessoa de Cristo. Somente Ele, e mais ninguém é Mediador entre Deus e os homens (Jo 3:16). Ninguém mais venceu a morte, e ressuscitou, e subiu aos Céus, e foi recebido em glória, e reina soberanamente à destra de Deus. Ninguém mais intercede por nós, ninguém mais é nosso Advogado junto ao Pai... Ninguém, somente Jesus Cristo, o Unigênito Filho de Deus.

Que você possa arrepender-se de seus pecados e decidir-se por servir a Cristo. Faça isso enquanto há tempo, pois ninguém, exceto o Senhor, sabe o dia e a hora da nossa partida. Somente Ele sabe quando seremos chamados para prestar contas por nossos atos. E quando esse dia chegar, que você possa estar subindo para habitar com Ele, eternamente nos Céus.

Que essas Palavras possam consolar os corações entristecidos. Que o Senhor Jesus entre hoje em cada vida, em cada coração, trazendo perdão, paz, consolo, e forças renovadas.

SOLI DEO GLORIA!!!

PSVS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus