NOSSO ALVO EM COMUM (3) GUARDAR A FÉ

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti - S.C.Sul / SP
11.03.12 – Culto Vespertino


TEXTO BÁSICO

2 Timóteo 4:7
“Combati o bom combate, completei a carreira, GUARDEI A FÉ.”


INTRODUÇÃO

É muito curioso o modo como as pessoas se preocupam em proteger e guardar seus bens materiais. Uma rápida olhada e já vemos como é necessária a segurança de casas, carros, e bens conquistados com luta e esforço durante toda uma vida. Fala-se até que as pessoas vivem presas dentro de seus muros e os bandidos estão à solta nas ruas. Tempos difíceis esses em que vivemos, e a tendência é piorar cada vez mais.

O que mais guardamos na vida? Carteira, documentos, casa, carro, casamento, família, Igreja... Isso tudo é mais que certo guardar...

Se por um lado é sábio e necessário certos cuidados com o que possuímos e guardar bem o que temos de valor, por outro lado isso nos faz pensar nas coisas que devemos guardar e muitas vezes não atentamos para a sua importância.

No texto lido encontramos a terceira e última parte dessa série de sermões, onde o apóstolo Paulo, sob a direção do Espírito de Deus, exorta a cada crente guardar aquilo que tem de mais precioso: A SUA FÉ.

EXPLICAÇÃO
O que significa "GUARDAR"? Guardar é o mesmo que: CUIDAR, PROTEGER, ZELAR, ESCONDER, VIGIAR, OBSERVAR.


O que significa GUARDAR A FÉ? A que a Palavra de Deus se refere quando coloca diante de nós esse alvo a ser buscado? É necessário dizer primeiramente a que Deus se refere ao ordenar que guardemos a FÉ. A pergunta que se faz é: O QUE É FÉ? Conforme o Dicionário Michaelis, fé é: “crença, crédito; convicção da existência de algum fato ou da veracidade de alguma asserção”.

Conforme a Palavra de Deus:
"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem." Hebreus 11:1.

Exemplos de fé não cristã
Idolatria e paganismo

Nesse sentido podemos dizer que até os idólatras e os pagãos possuem algum tipo de crença, i.e., eles possuem um tipo de fé. Não a fé segundo a Palavra de Deus, obviamente, mas confiam em alguma coisa, um ídolo, um ícone, um objeto, uma imagem, etc.

Seitas

Há pessoas que crêem em alguns líderes religiosos dos mais esquizofrênicos e loucos, como por exemplo o líder da “seita da unificação”, Moon. Aqui no Brasil existem os seguidores do “inri cristo”, um líder religioso, fundador da seita “suprema ordem universal da santíssima trindade”. Ele se diz ser a reencarnação de Jesus Cristo. E assim há tantos e tantos falsos profetas em nossos dias. Mas os seus seguidores acreditam no que eles dizem, e por isso os seguem.

Fé em si mesmo
Fala-se muito também sobre o crer em si mesmo, e isso vai muito além daquele aspecto positivo da auto-confiança, em se tratando de uma personalidade firme. O contrário disso é que há pessoas que são tão inseguras que chegam a ser doentes. O problema está em enfocar tanto o ser humano, como se ele fosse o centro de tudo, e tentar viver independente de Deus.

Fé sem base definida

Existem ainda outros que falam da fé sem, contudo dizer no que crêem, é a chamada “fé na fé”. Esses praticam de tudo um pouco, e geralmente tentam dizer que crêem em Deus sem contudo obedecer-lhe aos mandamentos.

Mas o que Paulo tinha em mente quando disse que havia guardado a fé? Que fé é essa? Ao falar da fé, Paulo tinha em mente “o conjunto autorizado de doutrinas cristãs”. (ABA). 


Certamente o mesmo que o autor da epístola de Judas tinha em mente em Judas 3: “Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.”

Portanto não é qualquer tipo de fé que devemos guardar, mas a fé cristã, segundo as Escrituras.

ARGUMENTAÇÃO
Paulo havia guardado a sua fé em dois sentidos básicos e elementares, que veremos a seguir, e nos quais também nós devemos guardar a nossa fé.

1 – EM SUBMISSÃO
Guardar a fé, primeiramente é obedecer. Como vimos, a nossa fé está calcada na Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus. Portanto guardar a fé é vivenciar aquilo em que cremos. Daí provém a constatação de que se não praticamos, obviamente não cremos.

 
Você crê na Palavra de Deus? Então pratique-a!

Guardar a fé, em submissão a Deus, não é tão fácil, requer de nós alguns requisitos.

Requisitos básicos para se guardar a fé em SUBMISSÃO a Deus

 
1.1    Esforço. A obediência tem um preço
“Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.”  Mateus 11:12.

1.2    Busca do conhecimento de Deus
“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.  Oséias 4:6a.
“Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.”  Oséias 6:6.

1.3    Crescimento em santidade
“Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.”  Gálatas 5:1.
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.”  Gálatas 5:25.
“Irmãos, não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, sede crianças; quanto ao juízo, sede homens amadurecidos.”  1 Coríntios 14:20.
“Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido.”  Hebreus 5:12.

1.4    Prática, testemunho
“para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo”  Filipenses 2:15.
“Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.”  Mateus 5:13-16.

1.5    Luta contra o pecado. Este sempre será nosso opositor.
“Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue”  Hebreus 12:4.

1.6     Disposição. Quem está disposto a pagar o preço? A obediência tem um preço, talvez por isso tantos se afastam e não guardam a sua fé.
“Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.”  2 Timóteo 3:12.

O exemplo de Paulo que muito sofreu para guardar a sua fé
“Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez. Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas. Quem enfraquece, que também eu não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me inflame?”  2 Coríntios 11:24-29.

2 – NA PREGAÇÃO
Guardar a fé é pregar o Evangelho puro, sem misturas e sem falsas doutrinas.

A ordem de Cristo
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.”  Marcos 16:15,16.
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”  Mateus 28:19,20.

A Igreja (e o crente) que não evangeliza precisa se arrepender
“Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.”  Apocalipse 2:4,5.

Basicamente em que deve consistir a pregação da igreja
Seguindo o exemplo de Jesus, e dos apóstolos, devemos nos preocupar em pregar o arrependimento.
“Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.”  Mateus 3:2.
“Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.”  Mateus 4:17.
“O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.”  Marcos 1:15.
“Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.”  Atos 2:38.
“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados”  Atos 3:19.

É isso que temos visto hoje em dia?


Paulo transmitiu a Palavra da maneira como havia recebido. Ele não inventou nenhuma nova doutrina, como tantos hoje em dia fazem. Ele não precisou de marketing, meios de comunicação em massa, imprensa gráfica, equipamentos eletrônicos, etc. Tudo isso pode e deve ser usado em prol da evangelização e do Reino de Cristo, mas não tem em si o poder de salvar. A única coisa capaz de salvar uma alma perdida é a Palavra de Deus, ela é insubstituível.

Atualmente existe um tipo de crescimento de igreja planejado, arquitetado, e que tem dado muito lucro aos seus líderes e mestres. São as igrejas modernas que pregam um evangelho diferente daquele que Jesus pregou, e que os apóstolos pregaram. É uma mensagem que tem o homem no centro e não Deus. A constatação é simples, basta verificar o conteúdo da mensagem e da liturgia dessas igrejas. Eles estão dando para o povo, o que o povo quer receber, e não o que Deus quer oferecer. Estes pregadores estão usando técnicas de venda, de mercado, e o mercado é muito exigente.

No contexto de Paulo havia também uma demanda grande em busca de coisas que não cabem a nós tentar ofertar senão de acordo com os padrões genuínos do Evangelho. No entanto, a pregação do Evangelho segundo Paulo era Cristo, e este crucificado.
“Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus. Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção”. 
1 Coríntios 1:22-30.

Guardar a fé, portanto, é não se vender aos padrões que estão sendo instituídos na atualidade, mas  pregar a Bíblia da maneira mais pura, simples e direta possível. Uma mensagem que o homem carnal não gosta de ouvir. Aliás esse era o tom desta segunda carta a Timóteo.

“Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.”  2 Timóteo 4:1-5.

CONCLUSÃO
Paulo guardou a sua fé, e o que isso significa para nós?

A – Obediência às Sagradas Escrituras. A vida de Paulo foi pautada pela obediência, ele obedeceu até a morte. Assim também nós devemos obedecer a Deus de todo o nosso coração.

B – Diante de tantos conflitos doutrinários e heresias que presenciamos na atualidade, podemos dizer que GUARDAR A FÉ é inteirar-se daquilo que Deus diz acerca de todos os assuntos, e ter sempre uma resposta fiel às Sagradas Escrituras.

C – Pregar e viver a são doutrina.

Que Deus nos abençoe.
Amém!


Material de apoio:
Dicionário Michaelis;
BEG - Bíblia de Estudo de Genebra;
PEB - Pequena Enciclopédia Bíblica.


Leia também NOSSO ALVO EM COMUM - PARTE 1 - COMBATER O BOM COMBATE, e NOSSO ALVO EM COMUM - PARTE 2 - COMPLETAR A CARREIRA.

SOLI DEO GLÓRIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coragem de camundongo

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus