MEGA-MÃE?

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti - S.C.Sul / SP
Pastoral Boletim 08.07.12


“Não darás falso testemunho...” Êxodo 20:16a.
 
A notícia recentemente chamou a atenção do Brasil e até muita gente do exterior acompanhava as reportagens da então chamada “mega-mãe”, que ostentando uma enorme barriga dizia-se grávida de quadrigêmeos. Porém, tudo não passava de uma farsa! Uma jovem senhora, que passava por problemas emocionais, alegou que “forjou a gestação porque seu sonho era ter uma filha”. Segundo ela, a falsa gravidez também “foi usada para uma reaproximação da família”.
 
A notícia ganhou notoriedade por causa da exposição da mídia, e levantou uma série de questões acerca da ética e do poder da mídia em nossos dias. Que nem tudo que a TV noticia é verdade todo mundo sabe, mas dessa vez, parece que até a imprensa acreditou e “vendeu o seu peixe” do jeito que tinha comprado. Depois, na tentativa de se justificar perante a sociedade, todos os tele-jornais apresentaram matérias desmascarando a falsa mãe de Taubaté. Rapidamente ela passou de "mega-mãe" a "falsa mãe".
 
Chama-me a atenção o fato de que a mulher assumiu uma mentira de uma maneira tão pública, diante não só da família como também de sua vizinhança, cidade e até do país inteiro. Talvez ela não imaginasse que as coisas tomariam esse rumo, chegassem a tão grandes proporções. Ela chegou a forjar provas da gravidez usando resultados de exames encontrados na internet de uma outra mãe. Em alguns momentos parecia até que ela mesma acreditava estar grávida, sem se importar que cedo ou tarde tudo iria ser inevitavelmente descoberto. Por isso procuro pensar nessa senhora com muita misericórdia e compaixão, sem ira ou pensamentos e sentimentos de vingança, do tipo “bem feito, quem mandou mentir?” Penso que se trata de uma pessoa com problemas sérios de saúde, pois ela literalmente assumiu uma outra identidade, e por um bom tempo, até que tudo veio a tona. Deus tenha misericórdia dessa mulher, e nós também!
 
Pode-se tirar algumas lições dessa história...
 
- Não se pode acreditar em tudo que a imprensa diz. Isso parece óbvio para muitos, mas tem muita gente que acredita piamente em tudo que a TV ou os jornais dizem. Em se tratando de um assunto tão distante de nós e que não afeta em nada o nosso dia a dia houve tanta repercussão, o que dizer de outros tipos de notícias? As tais notícias encomendadas, forjadas, preparadas para causar certas reações nas pessoas, e na sociedade como um todo? Fique esperto!
 
- A mentira é como um laço, quando uma pessoa é apanhada ficará presa até que a verdade seja revelada. Pode doer (e como dói) sair da sombra, do escuro, “da moita”, e vir para o claro, vir para a luz, vir para a verdade... Mas essa é uma dor boa, porque traz de volta a sanidade e o respeito, ainda que isso leve tempo, e a paz interior poderá brotar novamente. Mais vale uma amarga verdade do que uma doce mentira.
 
- Não há nada encoberto que não será revelado, tudo será trazido à luz, cedo ou tarde. E ai daqueles que não acreditam nessa verdade e se escondem atrás das mais (perdoe o termo) idiotas mentiras. Melhor é andar na verdade e na retidão, pois essa atitude não prejudica ninguém e ainda afasta da vergonha e das tristezas que a mentira sempre traz.
 
- É melhor não mentir, mas se por fraqueza alguém cair no pecado da mentira, é melhor mudar de atitude e tentar de todos os modos consertar seu erro, antes que seja apanhado (a) na mentira diante de provas incontestáveis. Moralmente falando, é muito melhor a própria pessoa assumir seu erro do que ser acusado (a) em pleno ato da mentira.
 
- “Tudo que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6:7). Leva-se a vida inteira para se construir a auto-imagem, mas um ato impensado pode colocar tudo a perder. Depois sempre se é lembrado por aquele erro, até que o tempo passe e aquela parte desagradável da vida fique para trás enquanto se reconstrói a vida.
 
- Deus é bom, e perdoa os pecados daqueles que se arrependem e com sinceridade Lhe confessam os pecados (1 Jo 1:9). Graças a Deus por isso, se não fosse a Sua graça nenhum de nós teria esperança.

Cuidado com a mentira! Deus sabe todas as coisas, julga cada um segundo as suas obras, e o faz perfeitamente.

SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ASSUMIR UMA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS

PASTORES VOADORES

INTRODUÇÃO GERAL AO NT (5) - A ORDEM DOS LIVROS DO NT