ESCUTE PARA DEPOIS RESPONDER

“Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha.” Provérbios 18:13.

Falar muito e ouvir pouco é um sinal de tolice. Responder antes de ouvir então é passar vexame na certa. Não podemos falar daquilo que não entendemos nem podemos responder sem ouvir sequer a pergunta. Uma pessoa sábia pensa antes de abrir a boca e avalia as palavras antes de proferi-las. Uma pessoa sensata rumina a pergunta antes de dar a resposta. O apóstolo Pedro, em alguns momentos de sua vida, não seguiu esse padrão. Era um homem de sangue quente. Falava sem pensar e, muitas vezes, falava sem entender o que estava falando. Por ter uma necessidade quase irresistível de falar, tropeçava em suas próprias palavras e se envolvia em grandes encrencas.

Na casa do sumo sacerdote, afirmou três vezes que não conhecia a Jesus, e isso, depois de declarar que estava pronto a ser preso com Ele e até mesmo a morrer por Ele. Falar do vazio da cabeça e da plenitude da emoção pode ser um enorme perigo. O caminho da sabedoria é ouvir mais e falar menos, é pensar mais e discutir menos, é abrir mais os ouvidos para abrir menos a boca.

Oremos
Senhor bendito, vou lutar para estar mais apto a ouvir do que a falar. Preciso ser mais cuidadoso no uso das palavras. Para isto, tenho que aprender a ouvir mais. Em nome de Jesus. Amém.

Cada Dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ASSUMIR UMA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS

PASTORES VOADORES

INTRODUÇÃO GERAL AO NT (5) - A ORDEM DOS LIVROS DO NT