PLANEJAMENTO

"Vendo o SENHOR que Lia era desprezada, fê-la fecunda; ao passo que Raquel era estéril." Gênesis 29:31.

A história da vida de Jacó tem me intrigado nos últimos meses, desde que fui incumbido de ministrar sobre o episódio em Peniel. Este versículo mostrou-me algo que tem ocorrido na minha vida e talvez na sua: a gente planeja as coisas e depois descobre que arrumou encrenca.

Jacó, que se achava esperto, enganou seu irmão e teve de fugir de sua família e foi se abrigar com Labão seu tio, que era mais esperto que ele e o fez trabalhar 7 anos pela esposa errada. Jacó aceita trabalhar mais 7 anos pela esposa certa e quando finalmente a recebe: ela é estéril. Na cultura da época isso era maldição, frustraria os planos de descendência de Jacó e só lendo o resto do texto para ver quanto problema isso criou.

Eu já juntei dinheiro para comprar coisas que não gostei ou que não funcionaram. Já fiquei ansioso por viagens que foram muito abaixo da espectativa. Já me empenhei em trabalhos que nunca concretizei. Já investi em gente que nunca deu retorno. O plano não estava correto. EU planejei, não deu certo. Se Deus tivesse planejado, teria sido diferente, eu creio nisso. Um caminho errado só leva a um destino errado. Olhe como é que Jacó foi parar naquele lugar e conheceu aquela por quem se apaixonou. Examine-se e veja se cada vez que seus planos deram em nada não houve algum desvio, seja no sentido que for. Quer tenha sido uma mentira, um desleixo ou simplesmente algo planejado sem oração, esse caminho termina em esterilidade e frustra os planos.

Foi preciso Jacó passar por muita coisa para que Raquel fosse sarada e seus planos virassem planos de Deus. Eu espero não passar, nem ver meus irmãos passando por algo assim, pois não consigo imaginar algo mais triste do que a frustração de algo que deu tanto trabalho. Deus tenha misericórdia de nós.

"Senhor, quero aprender a seguir Teus caminhos abençoados e honrar Teus planos em minha vida. Chega de tentar empurrar meus planos para que Tu os abençoe. Ajuda-me Senhor."

Ichtus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ASSUMIR UMA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS

PODE O CRENTE PARTICIPAR DA FESTA DO PEÃO?

O CRENTE E O CARNAVAL