SENSO DE JUSTIÇA

"Se alguém fizer pastar o seu animal num campo ou numa vinha e o largar para comer em campo de outrem, pagará com o melhor do seu próprio campo e o melhor da sua própria vinha." Êxodo 22:5.

Os dias em que vivemos trazem consigo um senso de justiça bastante diferente do que a Bíblia ensina e este versículo é um bom exemplo disso. Mesmo a palavra "justiça" perdeu muito do seu sentido real. Resolver algum assunto na justiça (tribunais) é praticamente sinônimo de não ter prazo para resolver, não ter certeza de que o correto realmente será decidido e para piorar, dificilmente vai reparar o dano.

Nós que temos acesso e conhecimento da Palavra de Deus temos de ter um senso de justiça acima da média, focado e balizado pelo coração de Deus. No meu conceito, justo é algo fácil de entender: não é frouxo nem apertado. Se eu tirar proveito da situação de alguém, estou apertando e não é justo. Nisso sou radical e creio francamente que é assim que devemos ser, pois praticar injustiça é uma forma de mentira e isso é algo inaceitável. Devemos amar a verdade e com ela fundamentar nossos atos, pensamentos e decisões, especialmente quando isso envolver outras pessoas. Isso é senso de justiça.

Note que o versículo ensina a reparar um dano com o melhor que tiver. Imagine na nossa cultura de hoje alguém dando um pedaço do seu próprio carro para reparar o de outro por ter causado dano. É uma raridade, não me lembro de ter visto acontecer. Mas é o ensino. Com todo cuidado que tomamos, ainda corremos risco de causar prejuízo ou dano para as pessoas, portanto o senso de justiça precisa existir. Ninguém está vacinado contra dissabores nesta correria que chamamos de vida.

Sejamos jovens ou velhos, ricos ou pobres, devemos ter sempre em mente que tudo que fizermos contra nosso semelhante é agressivo contra Deus e precisa ser reparado. Eu ainda tenho muito o que aprender quando se trata de amar meus inimigos. Mas creio no meu Deus que me fará crescer muito ainda para que possa vencer este desafio. Nisso também, quero ter senso de justiça.

"Senhor, Te dou graças por ter a oportunidade de aprender conTigo que tudo que faço tem consequências e que se alguma delas prejudicar meu irmão, deverei reparar com meu melhor."

Ichtus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ASSUMIR UMA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS

PODE O CRENTE PARTICIPAR DA FESTA DO PEÃO?

INTRODUÇÃO GERAL AO NT (5) - A ORDEM DOS LIVROS DO NT