ORAÇÃO SILENCIOSA

Por: Pb. Osni Rullo
s

“Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora ao Teu Pai que está em secreto; e Teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” Mateus 6:6.

O famoso pastor batista americano Dr. Joseph Parker, ficou conhecido por frequentemente tomar decisões excêntricas e dizer frases de efeito. Certa vez, quando o auditório de sua enorme Igreja estava lotado e logo após ser tocado o prelúdio, ele convidou a Igreja para ficar de pé; estendeu os braços e disse: “Oremos”. Depois de alguns minutos de silencio ele mesmo disse: “Amém”.

Essa atitude tomada por ele teve por objetivo ensinar a prática e a importância da oração silenciosa que atualmente não tem sido muito praticada nas Igrejas como foi no passado, e isso a despeito de sua inegável eficácia. Na realidade nós gostamos muito de conversar. Mas o silêncio coletivo muitas vezes também pode se tornar comovente e capaz de promover um resultado impressionante no sentido de encorajar e nutrir os corações fracos e desanimados de uma Igreja.

Esse silêncio poderoso é capaz de proporcionar bênçãos abundantes e uma comunhão deliciosa ao crente solitário. Precisamos compreender que Deus não escuta, exatamente, o que dizemos, na verdade Deus escuta o que pensamos. Os seus ouvidos não estão voltados para os nossos lábios, e sim para os nossos corações! Os ouvidos de Deus permanecem sempre tão atentos, que conseguem perceber o mais frágil sussurro, e ouvir aquelas preces murmuradas pelos verdadeiros adoradores!

Aliás, o salmista mesmo afirma:

“Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias.” Salmo 34:17.

Vamos valorizar mais esses momentos de silêncio diante de Deus.

O Pb. Osni é responsável pela Congregação Presbiteriana do Suarão - Itanhaém / SP.

Comentários

  1. Me parece que ficar em silêncio contrito trata-se de meditar e não de orar.
    Quando estamos em secreto não estamos sozinhos estamos com Deus.
    Conhecer o pensamento e intenção do coração é diferente de atender uma oração e como se pode dizer coletivamente amém a algo que não se sabe o conteúdo?
    Peço a gentileza de colocar uma única citação bíblica sobre oração silenciosa e isso vai me ajudar muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudinei, graça e paz! A nossa alma é um lugar tão privado, que somente nós e Deus temos acesso ao que se passa lá (Deus vê nosso interior de modo perfeito, nós nem sempre). Mas é ali, no recôndito do coração, que oramos silenciosamente diante dos homens, mas plenamente diante de Deus, que nos ouve perfeitamente. Há uma oração desse tipo em Neemias 2:4-5. Aliás, essa foi uma "oração relâmpago", além de silenciosa muito rápida. Grande abraço irmão, e que Deus te abençoe!

      Excluir

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!

Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.

Best regards in Christ, God bless you!!!

Postagens mais visitadas deste blog

ASSUMIR UMA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS

PODE O CRENTE PARTICIPAR DA FESTA DO PEÃO?

INTRODUÇÃO GERAL AO NT (5) - A ORDEM DOS LIVROS DO NT