A ÁRDUA E DIFÍCIL TAREFA DE SER PASTOR

Por: Renato Vargens
d

Servir a Cristo é um enorme privilégio. Servi-Lo como pastor muito mais, pois Ele é o Pastor dos pastores. Ele é o supremo, puro e perfeito Pastor. Ser pastor é cuidar do rebanho de Cristo do modo mais próximo possível semelhante a Cristo. É uma tarefa tão árdua e difícil talvez porque o próprio pastor também é ovelha...

Algumas pessoas pensam que exercer o Ministério Pastoral é fácil. Talvez elas não entendam a complexidade do cumprimento de tão árdua tarefa. Como bem escreveu o meu amigo Wagner de Araújo, Pastor da Igreja Batista Boas Novas de Osasco: 


“Ser pastor é muito mais que ser um pregador... Ser pastor é sentir paixão pelas almas. É desejar a salvação de alguém de forma tão intensa, que nos leve à atitude solidária de repartir as boas-novas com ele... Ser pastor é chorar com os que choram, unindo-nos ao enlutado que perdeu um ente querido, é dar o ombro para o entristecido pela perda de um amor, é ser companhia do solitário, é ouvir a mesma história uma porção de vezes por parte do carente. Chorar com a família necessitada, com o pai de um drogado, com a mãe da prostituta, com a família do traficante, com o irmão desprezado. Ser pastor é não ter outro interesse senão o de pregar a Cristo. É não se envolver nos negócios deste mundo, buscando riquezas, fama e posição. É saber dizer "não" quando o coração disser "sim". É não ir à casa dos ricos em detrimento dos pobres. É não dar atenção demasiada para uns, esquecendo-se dos outros. É não ficar do lado dos jovens, em detrimento dos adultos e vice-versa. Ser pastor é não envolver-se em demasia com as pessoas, ao ponto de se perder a linha divisória do amor e do respeito, do carinho e da disciplina.”

Ser pastor é visitar quando necessário, asilos, presídios, orfanatos, hospitais. Ser pastor é vestir-se de um espírito abnegado, dividir o pão, compartilhar o amor, admoestar os insubmissos, confrontar os rebeldes, consolar os que sofrem. Ser pastor é esmerar-se na Palavra, dedicando tempo precioso a preparação de estudos e sermões. Ser pastor é defender a sã doutrina protegendo-a dos ensinamentos dos falsos mestres e profetas. Ser pastor é chorar pela injustiça e defender injustiçados. Ser pastor é pregar TODO conselho de Deus, em todo tempo, a todo momento atráves de palavras, atitudes e comportamento.

Ser pastor é saber lidar com elogios e pedradas, afagos e injustiças, beijos e descasos. Ser pastor é rir pelas bênçãos conquistadas pelos irmãos, como chorar pelas perdas irreparáveis dos que conosco convivem. Ser pastor é saber celebrar a vida e a morte, é ter palavras de conforto e consolo em meio ao caos. Ser pastor é ouvir pacientemente as lamúrias dos que gemem, é aconselhar sabiamente os que se encontrão em confusão. Ser pastor é ser amigo, próximo, companheiro.
 

Ser pastor é uma bênção, mas com certeza não é nada fácil!
 

Pense nisso!

Colaboração Rev. David Cestavo - IPB Central de Lavras / MG.

(Ampliado).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ASSUMIR UMA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS

PODE O CRENTE PARTICIPAR DA FESTA DO PEÃO?

INTRODUÇÃO GERAL AO NT (5) - A ORDEM DOS LIVROS DO NT